menu
Partilhar

Sloughi ou galgo árabe

Atualizado: 13 dezembro 2021
Sloughi ou galgo árabe

Pertencendo à família sighthound, o sloughi ou galgo árabe é um cachorro verdadeiramente fascinante. Leal e corajoso quando se trata de salvaguardar os seus, o galgo árabe acompanha os humanos há séculos, e acredita-se até que tenha acompanhado os faraós do Antigo Egito. Elegante e extremamente ágil, o sloughi é hábil em caçar, correr ou agir como cão de guarda.

Apesar de ser uma raça de cachorro tão versátil e sensível, a verdade é que o sloughi é, até hoje, um dos galgos menos conhecidos do mundo. Você quer saber um pouco mais sobre ele? Aqui no PeritoAnimal, contamos tudo sobre o sloughi ou galgo árabe.

Origem
  • África
  • Líbia
  • Marrocos
  • Tunísia
Classificação FCI
  • Grupo X
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do sloughi

Vários achados arqueológicos, tais como tábuas ou baixos-relevos, parecem indicar que os sloughis são uma raça verdadeiramente antiga, datada de mais de 2000 anos atrás. Embora suas origens exatas e genealogia não sejam conhecidas, pensa-se que podem estar relacionadas com os galgos núbios.

Estes elegantes cachorros, originários do continente africano, têm acompanhado a realeza berbere e os faraós egípcios, e têm sido companheiros muito estimados desde os tempos antigos. Isto não é surpreendente, pois estes cães são leais e afetuosos, além de serem bons cães de guarda e caçadores.

Atualmente, a raça é reconhecida por todas as federações caninas do mundo, embora não seja uma raça particularmente conhecida, como o são outros galgos, como o galgo italiano, o galgo espanhol ou o galgo afegão.

Características físicas do sloughi

Os sloughis, como os galgos, têm um corpo extremamente esbelto, de um formato fino notável, embora isto não signifique que não tenham uma musculatura forte, embora não seja muito volumoso. Isto porque seus músculos são longos e achatados, conhecidos como músculos secos. Assim, um galgo árabe pesa entre 20 e 26 quilos, com uma altura ao garrote entre 66 e 72 centímetros nos machos e entre 61 e 68 centímetros nas fêmeas. A expectativa de vida deles é de 12-16 anos.

O corpo desses cachorros é esbelto, com membros longos e delgados, rabo esguio, lombo curto e peito estreito. A cabeça é alongada e em forma de cunha, com uma ligeira parada, terminando em uma trufa baixa. Os olhos são grandes em tamanho e de cor escura, nem salientes nem afundados, estando em perfeito equilíbrio. As orelhas destes cachorros são inclinadas, de tamanho médio, de forma triangular e colocadas alto. Em geral, a cabeça do galgo árabe é menos fina e longa do que a de outros galgos e as orelhas são mais inclinadas.

Outra característica do sloughi é sua pelagem. A pelagem do galgo árabe é sempre curta, fina e bastante densa. A pelagem é macia ao toque e as cores desejáveis do galgo árabe cinza são castanhas, em todas as suas variedades e tonalidades. As pelagens pretas e brancas também são aceitáveis, embora não sejam muito populares.

Personalidade do sloughi ou galgo árabe

O sloughi é um cachorro conhecido por sua indubitável lealdade, pois ele ficará com seus tutores aconteça o que acontecer, defendendo-os, se necessário, com coragem e ousadia. Por esta razão, ele é um excelente cão de guarda. Isto contrasta fortemente com sua natureza temerosa, que ele é capaz de superar se tiver que proteger seus entes queridos. É, portanto, um cachorro bastante desconfiado com estranhos, sendo retraído e tímido com desconhecidos.

Ainda sobre a personalidade do sloughi, podemos dizer que é um cachorro extremamente inteligente, bem como muito ativo, por isso é necessário estimulá-lo com jogos e atividades que lhe permitam fazer exercício diário suficiente. Não é aconselhável manter um sloughi confinado em um espaço pequeno, como um apartamento, se não pudermos ter certeza de que ele terá uma quantidade significativa de exercício intenso a cada dia.

Cuidados com o sloughi

Cuidar de um sloughi é relativamente simples. Sua pelagem, por exemplo, é curta e não solta muito, portanto, uma escovação semanal será mais do que suficiente para remover pelos mortos e sujeira que possam ter se acumulado em sua pelagem.

Um cuidado essencial nestes cachorros será controlar o crescimento de suas unhas, cortando-as periodicamente, pois suas unhas crescem mais rápido do que na maioria das raças caninas. Se não soubermos como fazer isso, recomendamos ir ao veterinário ou ao salão de beleza, onde, além disso, poderá nos dizer como proceder corretamente em casa.

Também teremos que fornecer ao sloughi uma dieta balanceada, água fresca e vários passeios diários, sendo necessário exercício físico moderado ou de alta intensidade todos os dias. Neste sentido, além de passear e exercitar o cachorro na rua, recomendamos jogar jogos de inteligência em casa e fornecer a ele uma variedade de brinquedos para mantê-lo entretido. Por outro lado, a adoção do agility ou de outros esportes caninos é uma excelente opção para estes cachorros.

Insistimos na importância do exercício, da atividade física e do estímulo mental como parte dos cuidados básicos do sloughi se quisermos ter ao nosso lado um cão calmo, saudável e totalmente livre de estresse. Assim, não são necessárias caminhadas de 20 minutos; você deve deixá-lo correr e brincar. Sem dúvida, isto é o mais importante a ter em mente ao adotar um filhote de cachorro sloughi ou um adulto, pois eles exigirão muita atenção de nós. Caso contrário, ele não será capaz de canalizar toda sua energia reprimida e poderá desenvolver ansiedade.

Adestramento do sloughi

Uma coisa importante a ser tratada com cachorros sloughi é que a boa socialização enquanto ainda são filhotes é essencial. Isto é extremamente importante, porque se a socialização não for feita, ou se for pobre ou incorreta, eles podem se tornar excessivamente nervosos e desconfiados. É importante que exponhamos os filhotes a diferentes pessoas e ambientes, acostumando-os a estar fora de suas zonas de conforto. E, se adotamos um sloughi adulto, recomendamos também a socialização, se necessário. Para isso, e especialmente em casos graves, recomendamos que seja consultado um adestrador profissional de cães ou um etólogo.

Em geral, adestrar um sloughi é algo complicado, pois requer paciência e perseverança, especialmente se adotamos um cachorro adulto que é medroso ou muito desconfiado, por isso é importante saber como proceder. Recomenda-se evitar qualquer tipo de treinamento que não seja baseado em respeito e compreensão, e punições e correções com violência ou gritos devem ser evitadas a todo custo. Pelo contrário, é muito produtivo utilizar técnicas de treinamento que promovem o bem-estar animal, tais como o reforço positivo. É importante lembrar que estamos lidando com cachorros muito sensíveis, que precisam se sentir amados e encorajados a fim de aprender adequadamente tudo o que queremos ensinar-lhes. Por esta razão, recompensá-los sempre que fazem algo bem e mantê-los devidamente estimulados é a coisa mais apropriada a fazer com todas as raças, mas especialmente com cães de caça cinzentos como este.

Saúde do sloughi

A raça sloughi tem o que poderia ser chamada de saúde de ferro. Devido à antiguidade da raça e ao seu bom desenvolvimento, os galgos árabes são animais saudáveis e robustos. Portanto, eles não têm doenças associadas e não são geneticamente predispostos a nenhuma doença em particular.

Eles podem ser afetados por doenças comuns a todos os cachorros, como a atrofia progressiva da retina, que pode ser detectada simplesmente por uma amostra de sangue. Também parece que estes cachorros são particularmente sensíveis à anestesia e são propensos a reações alérgicas, tanto a medicamentos quanto a certos alimentos ou substâncias que entram em contato com sua pele. Se vemos que nosso animal apresenta sintomas como prurido ou vermelhidão na pele, é muito provável que isso se deva ao fato de ter entrado em contato com um alérgeno.

Além dessas patologias, consideradas leves em sua maioria, os sloughis precisarão apenas de controles regulares e de serem mantidos devidamente vacinados e desparasitados a fim de disfrutar de excelente saúde ao longo de suas vidas. Também é aconselhável verificar o estado de seus olhos e ouvidos para mantê-los em perfeitas condições.

Bibliografia
  • Fédération Cynologique Internationale. Sloughi. Disponível em: <http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/188g10-es.pdf>. Acesso em 15 de novembro de 2021.
  • The Kennel Club. Sloughi Breed Standard. Disponível em: <https://www.thekennelclub.org.uk/services/public/breed/standard.aspx?id=1028>. Acesso em 15 de novembro de 2021.
  • American Sloughi Association. Disponível em: <https://sloughi-international.com/>. Acesso em 15 de novembro de 2021.
  • American Kennel Club. Sloughi. Disponível em: <https://www.akc.org/dog-breeds/sloughi/>. Acesso em 15 de novembro de 2021.
  • United Kennel Club. Sloughi. Disponível em: <https://www.ukcdogs.com/sloughi>. Acesso em 15 de novembro de 2021.

Fotos de Sloughi ou galgo árabe

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Sloughi ou galgo árabe

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
Sloughi ou galgo árabe
1 de 4
Sloughi ou galgo árabe

Voltar ao topo da página