Ração renal para gatos - as melhores rações

Ração renal para gatos - as melhores rações

A insuficiência renal é um dos problemas mais comuns que atinge os gatos em idade avançada. Existem dois tipos: a insuficiência renal que, geralmente, é causada por uma infecção ou o aparecimento de toxinas, e, a doença renal crônica, provocada por tumores, danos irreversíveis dos rins ou por causas desconhecidas. O gato que sofre de insuficiência renal deve receber uma alimentação adequada, bem como, outros cuidados concretos para melhorar o seu estado de saúde e aumentar a sua longevidade.

Lembre-se, o alimento específico para os gatos com insuficiência renal deve ser prescrito pelo veterinário! Já que esse é um produto que pode prejudicar a saúde de um gato saudável ou aquele que apresentar outra doença. Além disso, o especialista dá recomendações sobre como cuidar melhor do seu gato e aumentar a sua expectativa de vida.

Neste artigo do PeritoAnimal, compilamos os melhores alimentos para gatos com insuficiência renal e explicaremos quais os benefícios que cada um tem e por que deve escolhê-los. Não se esqueça de discutir com o veterinário sobre a sua escolha e garanta que o seu gato receba o alimento adequado:

Alimentação do gato com insuficiência renal

Antes de falar sobre as necessidades nutricionais dos gatos que sofrem com insuficiência renal, é necessário lembrar que o consumo de água é vital para promover a recuperação do gato ou melhorar a sua qualidade de vida. Um rim doente perde a capacidade de reter água e isso causa urina pesada que leva à desidratação.

Anote alguns conselhos úteis que podem ajudar:

  • Independente do alimento, todos os dias, inclua alimentos úmidos na dieta do seu gato. Importante! Não esqueça de escolher os produtos que sejam adequados para a insuficiência renal.
  • Renove a água regularmente.
  • Muitos gatos preferem usar uma fonte de água. Sinta-se livre para comprar este tipo de bebedouro.
  • Mantenha as biqueiras e os cochos limpos e afastados da caixa de areia.
  • Em casos mais graves, o uso de soro subcutâneo pode ser necessário!

Agora que sabemos a importância de manter o gato bem hidratado, é hora de falar sobre a alimentação que ele deve seguir. É muito importante enfatizar que a alimentação é o tratamento principal e a chave para tratar a deficiência renal ou melhorar a qualidade de vida dos animais que sofrem de insuficiência renal crônica.

As dietas, sejam elas, receitas caseiras para gatos com insuficiência renal ou uma alimentação baseada em alimentos secos, devem conter:

  1. Restrição de proteína: diminuir a ingestão proteica da dieta do seu gato, previne a degeneração dos rins. Devemos consultar o veterinário sobre a quantidade diária de proteína que o paciente precisa e, também, garantir que seja um produto de alta qualidade. Esse detalhe importante ajudará a escolher a ração correta.
  2. Restrição de fosfatos (fósforo): como acontece com a proteína, o fosfato é difícil de ser filtrado por um rim doente, além disso, pode acumular tecido cicatricial neste órgão. Especialmente em gatos com um nível de fósforo superior a 6,8 mg/dl, o uso de quelantes é bastante recomendado, uma vez que se adere ao fosfato dos alimentos e impede que ele alcance o sangue.
  3. Aumento de lipídios: é comum, o gato com insuficiência renal, rejeitar diferentes tipos de alimentos, causando, muitas vezes, a anorexia nos felinos. Aumentar a contribuição dos lipídios melhora a vida útil dos alimentos e ajuda a manter o peso ideal. O animal deve comer entre 70 e 80 kc por dia, especialmente, aqueles que contêm ômega 3 e 6.
  4. Vitaminas e suplementos: consulte o seu veterinário sobre a prescrição de vitaminas B e C (muito importante para a saúde digestiva e aumento do apetite do gato), potássio e um controle do equilíbrio ácido-base. Devido à acidez sofrida pelos gatos portadores desta doença, muitos veterinários recomendam o uso de antiácidos.

Ração para gatos com insuficiência renal da marca Hill's

A gama de Prescription Diet da marca Hill conta com produtos clinicamente comprovados que ajudam a controlar os vários problemas de saúde que um gato pode sofrer. Além da ração, a Hill complementa cada um dos seus produtos com alimentos em latas, incrivelmente benéficos se o nosso melhor amigo está com a saúde delicada e precisa de uma comida suave.

A seguir, apresentamos 3 produtos da marca Hill para os gatos que sofrem com insuficiência renal:

1. Prescription Diet c/d Frango

Os cálculos ou pedras nos rins do gato são um problema de saúde sério que deve ser tratado quanto antes. Sem dúvida, comprar Prescription Diet c/d Frango é adquirir uma das melhores rações para gatos com insuficiência renal já que reduz a aparição de cálculos e os dissolve em 14 dias. Se trata de um produto muito específico e para um sofrimento concreto. Se você não tem certeza que o seu gato padece de cálculos, nunca deve dar-lhe este produto. Neste caso a Hill propõe o clássico sabor a frango.

2. Prescription Diet c/d Peixe

Este produto, Prescription Diet c/d Peixe, é idêntico ao anterior, a única diferença é o sabor, que neste caso é de peixe. Igualmente utilizado para tratar as pedras nos rins ou cálculos, prevenindo a sua aparição e dissolvendo-as em 14 dias.

3. Prescription Diet Feline k/d

Diferente dos produtos anteriores, o Prescription Diet Feline k/d está pensado para melhorar a qualidade de vida dos gatos que sofrem de insuficiência renal. É um produto excelente, ideal para os gatos anciãos, pois, conta com proteínas reduzidas e com uma fonte importante de ômega 3.

Ração para gatos com problemas urinários - Royal Canin

A Royal Canin conta com uma série de alimentos específicos que apoiam os distintos tratamentos veterinários. Neste caso, para tratar a insuficiência renal, temos:

Renal RF 23 Feline

O Renal RF 23 Feline é um produto especialmente indicado para a insuficiência renal crônica, para a alcalinização da urina, para a encefalopatia hepática e para os gatos que têm recorrentes urólitos de oxalato de cálcio. Possui um baixo conteúdo de fósforo e, além disso, as proteínas são limitadas, que como comentamos no caso anterior, é muito favorável para os gatos anciãos.

Ração para gatos com problemas renais - Pro Plan

Optirenal Sterilised Peru

Finalmente, o Optirenal Sterilised Peru tem duas funções muito importantes: melhora a qualidade de vida dos gatos com problemas urinários ou renais e, além disso, é ideal para gatos castrados. Se trata de um produto bastante completo. Também é um alimento delicado, pensado para gatos com uma digestão sensível.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ração renal para gatos - as melhores rações, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.