menu
Partilhar

Gato vegano ou vegetariano: é possível?

 
Por Mercè Garcia. 23 novembro 2020
Gato vegano ou vegetariano: é possível?

Ver fichas de  Gatos

Muitas pessoas veganas ou vegetarianas consideram iniciar seus animais nessas dietas. No entanto, é preciso levar em consideração que o gato é um animal estritamente carnívoro, o que quer dizer que tais tipos de alimentação não são adequadas a ele.

Ainda assim, a cada dia surgem no mercado novas rações e latas de comida vegana para gatos. Então, afinal de contas, retirar a proteína animal da dieta do felino é uma boa opção? Gato vegano ou vegetariano: é possível? É isso que vamos responder neste novo artigo do PeritoAnimal. Boa leitura.

Diferenças entre alimentação vegetariana e vegana

A iniciação a dietas veganas e vegetarianas aumenta significativamente entre a população. As pessoas optam pela retirada dos diferentes tipos de carne de sua alimentação por diferentes motivos, seja pela saúde, para evitar o sofrimento animal ou até mesmo pela preocupação com possíveis contaminações.[1]

Antes de explorarmos o tema principal deste artigo, que vai te explicar se gato vegano ou vegetariano é possível, é interessante saber diferenciar o que é uma alimentação vegana e uma vegetariana, apontando as características básicas de cada uma:

Dieta vegetariana

De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira, a dieta vegetariana, por definição, é aquela que exclui o consumo de carne vermelha, de porco, frango e peixes, assim como os derivados de origem animal, como o leite, mel e ovos.[2] No entanto, existem algumas variações do vegetarianismo:

  • Ovolactovegetarianismo: utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação
  • Lactovegetarianismo: utiliza leite e laticínios na sua alimentação
  • Ovovegetarianismo: utiliza ovos na sua alimentação
  • Vegetarianismo estrito: nenhum produto de origem animal é utilizado nesta dieta

Dieta vegana

A dieta vegana, por sua vez, é mais que uma forma de alimentação, é considerada um estilo de vida.[3] De acordo com a The Vegan Society (Sociedade vegana), os veganos buscam excluir, sempre que possível, o uso de produtos que possam provocar a exploração e crueldade contra os animais, e não apenas na alimentação, retirando da dieta todos os produtos de origem animal e seus derivados, como também no vestuário e em outras formas de consumo.

Um gato pode ser vegetariano ou vegano por conta própria?

Não, um gato vegano ou vegetariano não escolhe essas dietas por conta própria. Essa é uma decisão que seus tutores tomam por ele.

Os gatos domésticos são animais carnívoros. E embora às vezes possam se sentir atraídos por alguma fruta ou verdura específica, eles não são onívoros oportunistas, como ocorre com os cachorros ou com os ratos.

A própria morfologia do felino o predispõe à alimentação carnívora: as papilas gustativas dos gatos têm preferência pelos aminoácidos, presentes na carne, peixes, ovos ou frutos do mar. Por outro lado, rejeitam os monossacarídeos e dissacarídeos, presentes na fruta, verduras, nozes ou cereais. Todos esses fatores simplesmente os tornam carnívoros.

Gato vegano ou vegetariano: é possível? - Um gato pode ser vegetariano ou vegano por conta própria?

Se os gatos são carnívoros, um gato vegano pode morrer?

Os gatos têm certas necessidades nutricionais [4], como carboidratos, fibra, gorduras, ácidos graxos, proteínas, vitaminas e aminoácidos. Alguns são mais necessários que outros mas, no final, todos são vitais para sua sobrevivência. Se um gato sofre deficiências nutricionais, ele pode morrer.

Gato vegano ou vegetariano: é possível? - Se os gatos são carnívoros, um gato vegano pode morrer?

Existe ração vegana para gatos?

Mesmo sabendo que os gatos são animais carnívoros, atualmente existem no mercado diferentes opções de ração vegetariana ou de ração vegana para gatos. E como isso é possível?

Este tipo de alimentos é formulado especificamente com ingredientes livres de origem animal, mas ao mesmo tempo fornecem ao felino todas as necessidades nutricionais que ele necessita. Ou seja, um gato que consome diariamente uma ração vegana ou vegetariana que esteja rotulada como "nutricionalmente completo", segundo os fabricantes, não sofrerá de problemas de saúde.

Geralmente são utilizados suplementos e aditivos que tornam esse alimento mais palatável, ou seja, mais apetitoso. No entanto, nem todos os gatos o aceitarão facilmente.

Divergências sobre a ração vegana

Existe muita polêmica sobre este assunto e os especialistas discordam sobre a oferta de ração vegetariana ou vegana a gatos. Isso porque, assim como os cachorros, os felinos são descendentes de animais selvagens que, historicamente, têm comportamento carnívoro. E deixar de lado a proteína animal em sua alimentação pode gerar a carência de importantes substâncias, como a elastina, o colágeno e a queratina.

Portanto, se você está pensando em iniciar seu felino nesse tipo de dieta, recomendamos avaliar as opiniões sobre a ração vegana para gatos antes de comprá-la e supervisionar bem qualquer opção muito barata ou desconhecida. Além disso, converse com um veterinário sobre esta questão antes de oferecer uma ração vegetariana ao felino.

Gato vegano ou vegetariano: é possível? - Existe ração vegana para gatos?

A comida caseira vegana para gatos é boa?

Ofecer uma dieta baseada em comida caseira vegana para gatos não é recomendável. As rações comerciais geralmente são formuladas para que o gato as aceite de maneira positiva, algo que normalmente não acontece com as dietas caseiras veganas ou vegetarianas. A própria morfologia dos felinos os leva a rejeitar alguns tipo de alimentos. Confira neste artigo frutas e legumes proibidos para gatos.

Além disso, no caso de querermos preparar nós mesmos a dieta de nosso gato, podemos criar deficiências nutricionais sem querer. A falta de cálcio, taurina ou de certas vitaminas são comuns, o que pode causar anemia e outras patologias.

Acompanhamento veterinário para gato vegano ou vegetariano

Geralmente é recomendado que um gato saudável visite o veterinário a cada 6 ou 12 meses para realizar um check-up geral, mas no caso de seguir dietas vegetarianas ou veganas, é importante ir com mais frequência, a cada 2 ou 3 meses.

O especialista realizará uma observação geral e um exame de sangue para detectar prontamente qualquer problema de saúde. Não ir ao especialista pode ocasionar que nosso melhor amigo adoeça sem saber. Lembre-se que os gatos são animais muito reservados e geralmente não apresentam sintomas de doença até que seja tarde demais.

O que os gatos podem comer além da ração? Há algumas frutas que podemos dar a eles. Veja neste vídeo as quantidades e benefícios de 7 frutas:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato vegano ou vegetariano: é possível?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Referências
  1. Perry C. L., Mcguire M. T., Neumark-Szainer D., Story M., Characteristics of vegetarian adolescents in a multiethnic urban population Journal of Adolescent Health Volume 29, Issue 6, December 2001, Pages 406-416
  2. SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA. Vegetarianismo. Disponível em: <https://www.svb.org.br/vegetarianismo1/o-que-e>. Acesso em 19 de novembro de 2020.
  3. THE VEGAN SOCIETY. Definition of veganism. Disponível em: <https://www.vegansociety.com/>. Acesso em 19 de novembro de 2020.
  4. Bradshaw J. W. S., Goodwin D., Legrand-Defétin V., Nott H. M. R., Food selection by the domestic cat, an obligate carnivore Comparative Biochemistry and Physiology Part A: Physiology Volume 114, Issue 3, July 1996, Pages 205-209
  5. Nutrient Requirements of Dogs and Cats - National research council of the National Academies
Bibliografia
  • ESTADÃO. Ração vegana para cães e gatos: a nova enganação do mercado. Disponível em: <https://emais.estadao.com.br/blogs/comportamento-animal/racao-vegana-para-caes-e-gatos-e-a-nova-enganacao-do-mercado/>. Acesso em 19 de novembro de 2020.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Gato vegano ou vegetariano: é possível?
1 de 4
Gato vegano ou vegetariano: é possível?

Voltar ao topo da página