Dietas caseiras

Água saborizada para gatos - Para que serve e como fazer

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 15 maio 2023
Água saborizada para gatos - Para que serve e como fazer
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A quantidade de água que um gato precisa durante um dia varia de acordo com seu peso, condição de vida e sua dieta (seca ou úmida). Dietas secas apresentam, em média, apenas 10% de água, sendo necessário que o gatinho beba mais líquidos do que se comesse uma dieta úmida, como latinhas e sachês. Ainda, devido à sua origem desértica, os gatos possuem alta capacidade de adaptação em longos períodos de falta de água, concentrando a urina com maior habilidade que outras espécies e tolerando melhor a desidratação.

A baixa ingestão de água pode predispor os gatos a problemas urinários, por isso um manejo nutricional correto é de extrema importância no tratamento e prevenção da Doença do Trato Urinário Inferior de Felinos. Muitos fatores de risco estão envolvidos no aparecimento dessa doença, incluindo a castração, obesidade, baixo consumo de água e dieta com alimentos secos. Mas como fazer o gato beber mais água? Esse é um grande desafio para os tutores.

Existem várias estratégias para incentivar o gato a beber água e prevenir problemas urinários, como utilizar vasilhas que agradem os bichanos, bebedouros automáticos e com fontes, vasilhas largas para não encostar os bigodes, e por aí vai! E que tal a água saborizada? Seria uma boa opção para fazer o gato beber mais água? Neste artigo falaremos sobre o uso de água saborizada para gatos, para que serve e como fazer. Confira ainda outras dicas para fazer o gatinho se hidratar de forma mais eficiente e evitar problemas de saúde.

Também lhe pode interessar: Como fazer sachê para gatos

Índice

  1. O que é água saborizada?
  2. Pode dar água com limão para o gato?
  3. Como fazer água saborizada para gatos?
  4. Como incentivar o gato a beber água?
  5. Pode colocar água no sachê do gato?
  6. Mais dicas para fazer o gato beber água

O que é água saborizada?

A água saborizada, também conhecida como água aromatizada, é a água potável acrescida de sabores e aromas, como limão, gengibre, frutas, entre outras. Essa mistura ganhou fama por ajudar a substituir os refrigerantes e sucos adocicados, sendo uma opção mais saudável para as pessoas.

E para os gatos? A água saborizada seria uma opção para fazer os peludinhos beberem mais água? Sem dúvidas! Água com sabor de carne, queijo, erva do gato e vários outros sabores pode estimular o gato a ingerir mais líquidos, pois agrada seu paladar, sendo de grande utilidade, principalmente para animais que vivem em apartamentos e não se exercitam muito.

Pode dar água com limão para o gato?

Você já viu que podemos dar água saborizada para gatos, mas é bom saber que alguns alimentos devem ser evitados quando falamos de gatos. Frutas mais ácidas (cítricas) devem ser evitadas, pois podem causar alterações no trato digestório e intoxicações. Evite frutas como limão, abacaxi e laranja. Ofereça frutas como melancia, melão e banana. A maioria dos gatos não mostra afinidade com as frutas, sendo um hábito mais comum nos cachorros. Portanto, não é a melhor ideia dar água com limão para o gato.

Como fazer água saborizada para gatos?

Antes de fazer a água saborizada, você primeiramente deverá investigar quais sabores e cheiros atraem o felino. A maioria deles gosta de aromas de carnes, peixes e leite. Ainda existem outras opções como erva do gato, queijo parmesão ralado e orégano. Veja a seguir como fazer água saborizada para gatos passo-a-passo:

Água saborizada para gatos com carnes e peixes

  1. Selecione um pedaço pequeno e fresco de carne ou peixe;
  2. Coloque para ferver com uma quantidade razoável de água, para que fique apenas um leve sabor e aroma da carne ou peixe;
  3. Ferva até o pedaço de carne ou peixe ficar cozido;
  4. Retire a carne ou o peixe e deixe apenas a água com o sabor;
  5. Deixe esfriar e ofereça ao gato

Água saborizada para gatos com erva do gato

Basta acrescentar um pouco de erva do gato em um potinho com água e deixar descansar por algumas horas. Depois é só oferecer a água saborizada para o gato.

Água saborizada para gatos com sabor de queijo

Essa opção é uma das preferidas pelos bichanos, e a mais simples! Basta polvilhar um pouco de queijo parmesão ralado na vasilha com água. Ele sentirá o cheiro e beberá a água para comer um pouco do queijo.

Não se esqueça de manter as águas saborizadas com carnes e peixes na geladeira, aquecendo quando for dar ao gatinho. Utilizar, no máximo, dentro do período de dois dias.

Como incentivar o gato a beber água?

Agora que você já sabe como fazer água saborizada para gatos, aqui daremos outras dicas de como incentivar o gato a beber mais água:

  1. Espalhe vasilhas com água fresca pela casa. Gatos gostam de lugares altos, como prateleiras, estantes e geladeiras. Se possível, coloque uma vasilha em cada cômodo da casa;
  2. Gatos preferem água corrente, por isso os bebedouros com fontes são bem-vindos. Além de apreciarem o barulho da água caindo, eles se sentem bebendo água na natureza;
  3. Escolha vasilhas maiores, de modo que eles não encostem seus bigodes, ou vibrissas, quando beberem água. As vibrissas são extremamente sensíveis, por isso eles ficam incomodados quando as encostam nas vasilhas;
  4. Alguns gatos gostam de beber água diretamente na torneira. Nesses casos, você pode deixar a torneira aberta por alguns minutos, com a água muito fraca, apenas para ele beber um pouco. Sempre que ele subir na pia, você pode deixá-lo beber água até se sentir satisfeito.

Pode colocar água no sachê do gato?

A ideia de colocar água no sachê do gato é muito boa, mas apenas se o seu amigo bigodudo não for muito exigente. Alguns felinos não se importam e comem o sachê mais aguado mesmo, outros rejeitam de forma absoluta! Se o seu gatinho for um desses, é melhor dar o sachê puro mesmo, garantindo que ele coma tudo e ingira uma maior quantidade de água também.

Mais dicas para fazer o gato beber água

Existem várias dicas, além da água saborizada para gatos, para fazer o bichano beber mais água:

  • Utilize dieta úmida, como latinhas e sachês. Além de variar a dieta, eles acabam ingerindo mais água;
  • Fazer exercícios estimula o gato a beber mais água. Gatos de apartamento podem se exercitar com brinquedos;
  • Em dias quentes, experimente colocar uma pedrinha de gelo na vasilha de água, para que ela fique mais refrescante;
  • Mantenha o bebedouro sempre limpo, gatos são muito higiênicos e não gostam de sujeira, principalmente na água.
  • Evite colocar a vasilha de água perto da caixa de areia. A comida e a água sempre devem ficar em lugares separados do banheiro do gato.

Agora que você já sabe como fazer diferentes tipos de água saborizada para gatos e conheceu as melhores dicas sobre como fazer o felino beber mais água, não perca o vídeo a seguir no qual falamos por que os gatos gostam de beber água da torneira:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Água saborizada para gatos - Para que serve e como fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Benitez, B.C. Excreção hídrica, pH urinário e digestibilidade de dieta com inclusão crescente de água em gatos adultos. Universidade Federal de Minas Gerais, 2010. Disponível em https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31888/1/B%C3%A1rbara%20Carriel.pdf. Acesso em 15/05/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Água saborizada para gatos - Para que serve e como fazer