Curiosidades do mundo animal

Quantos anos vive um gato?

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 1 setembro 2023
Quantos anos vive um gato?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Adotar um animal implica em sermos responsáveis por suas necessidades e pelo seu bem-estar. Por isso, devemos ter clareza sobre quantos anos ele vai permanecer ao nosso lado, o que, se tudo correr bem, serão muitos. É por isso que se não formos capazes de cuidar do pet, devemos pensar duas vezes antes de assumir essa responsabilidade. Você se pergunta quanto tempo vive um gato?

Os gatos são animais especialmente longevos. Atualmente, graças à vacinação, rações de alta qualidade e proximidade do veterinário, essa idade tem aumentado consideravelmente. Você quer saber quanto anos vive um gato? Neste artigo do PeritoAnimal, descobriremos a expectativa de vida média de um gato, bem como algumas dicas e recomendações para prolongar a vida de nossos animais de estimação.

Também lhe pode interessar: Quantos anos vive um burro?

Índice

  1. Quantos anos vive um gato doméstico?
  2. Quantos anos vive um gato vira-lata?
  3. Quantos anos vive um gato de rua?
  4. Como fazer um gato doméstivo viver mais tempo?

Quantos anos vive um gato doméstico?

Como mencionamos anteriormente, existem fatores que podem aumentar ou reduzir drasticamente a expectativa de vida de um gato. Entre eles, estão:

  • O tipo de alimentação do nosso pet: uma dieta saudável, equilibrada e adequada às suas necessidades específicas (idade, raça, possíveis patologias, etc.) irá influenciar diretamente na duração da vida de um gato;
  • A exposição a intoxicações alimentares, infecções ou possíveis doenças;
  • Possíveis acidentes domésticos: os gatos são naturalmente curiosos, então devemos ter cuidado especial com janelas, parapeitos ou lugares um pouco perigosos para nossos animais de estimação.

Em geral, estima-se que um gato vive entre 15 e 20 anos. No entanto, às vezes podem ser observadas diferenças dependendo da raça ou se é um gato vira-lata. Assim, a expectativa de vida de um gato comum europeu pode variar em relação a outras raças de felinos. Você pode descobrir a expectativa de vida do gato siamês ou do gato persa em suas respectivas fichas de raça no PeritoAnimal.

Entretanto, também não podemos afirmar com precisão quantos anos um gato vive. Em alguns casos, ele pode desenvolver alguma patologia que leve à morte, enquanto em outros, pode ter uma vida longa e feliz que ultrapasse os 20 anos. Cada gato é único e sua expectativa de vida também, tornando a pergunta "quanto tempo os gatos vivem" um tanto subjetiva.

Quantos anos vive um gato? - Quantos anos vive um gato doméstico?

Quantos anos vive um gato vira-lata?

Assim como acontece com os gatos domésticos, a expectativa de vida de um gato vira-lata, também chamado de sem raça definida (SRD) pode variar bastante de acordo com diferentes fatores, entre eles a alimentação, enriquecimento ambiental, cuidados com a saúde, exercícios, etc.

Assim, um gato vira-lata também pode viver entre 15 e 20 anos. Existe uma crença de que os gatos vira-latas vivem mais que os gatos de raça, mas isso não passa de um mito. Como você viu, diversas raças podem viver tanto ou mais que um gato sem raça definida.

É importante lembrar que alguns gatos de raça têm predisposição a certas condições genéticas, o que pode afetar sua longevidade. Por outro lado, os gatos vira-latas, por serem mais diversos geneticamente, podem apresentar uma maior variedade de características e, em alguns casos, uma maior resistência a certas doenças.

Portanto, não é a origem genética do gato que determina sua expectativa de vida, mas sim os cuidados que ele recebe ao longo de sua vida. Tanto os gatos vira-latas quanto os de raça podem viver muitos anos se forem bem-cuidados e amados por seus tutores.

Quantos anos vive um gato de rua?

Como já mencionado, embora responder à pergunta de quantos anos os gatos vivem possa ser algo subjetivo, é verdade que o ambiente de um animal influencia diretamente sua expectativa de vida. A vida de um gato de rua é extremamente condicionada pelas condições meteorológicas da cidade em que vive e se ele pertence ou não a uma comunidade de gatos controlada e supervisionada por uma instituição protetora de animais.

Os gatos de rua geralmente vivem em colônias, ou seja, grupos de vários exemplares localizados em um território específico, normalmente próximo a fontes de comida e água. Segundo a American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA, na sigla em inglês), a vida de um gato vira-lata é influenciada por:

  • Condições meteorológicas extremas: com temperaturas que podem chegar a ser inferiores a 0º C em algumas regiões;
  • Fontes de água e comida instáveis: o que os expõe à desidratação e inanição;
  • Exposição a parasitas e infecções: infelizmente, quase 50% dos filhotes de gato vira-lata morrem antes do primeiro ano de vida. Saiba mais sobre "Parasitas em gatos - Tipos, sintomas e tratamento" neste artigo do PeritoAnimal.

Nesses casos, as instituições protetoras de animais costumam ser responsáveis por capturar, castrar e desparasitar os membros da colônia para mantê-la controlada. Essa tarefa também pode ser realizada por cidadãos com a ajuda da prefeitura de seu município.

As prefeituras geralmente aplicam o chamado método CER (Captura, Esterilização e Retorno) para os gatos vira-lata. Como cidadãos, é importante não alimentar os gatos fora das áreas designadas pelas autoridades e, acima de tudo, não abandonar seus animais de estimação.

Seja dentro de uma colônia controlada ou não, a expectativa de vida de um gato de rua varia entre 3 e 6 anos, em comparação com a de um gato doméstico, que é de 15 a 20 anos.

Deseja saber como ajudar gatos de rua? Confira nosso post com diversas dicas.

Como fazer um gato doméstivo viver mais tempo?

Agora que você já sabe quanto tempo vivem em média um gato doméstico e um gato vira-lata, provavelmente está se perguntando se é possível prolongar sua expectativa de vida. Embora não exista uma solução mágica que nos ajude a fazer com que nosso gato viva mais, é verdade que os cuidados e a qualidade de vida que proporcionamos podem influenciar em muito na longevidade dos felinos.

Alimentação

Entre os cuidados que devemos fornecer ao nosso gato, destacamos principalmente oferecer uma alimentação de qualidade e adequada às suas necessidades nutricionais. Em caso de dúvida, é sempre melhor consultar um veterinário, especialmente à medida que envelhecem, já que os gatos costumam precisar de uma ração específica para possíveis problemas cardíacos, alergias, etc.

Quanto à quantidade da alimentação, é importante se informar antes de alimentar excessivamente nosso animal de estimação e causar obesidade no gato, uma doença muito prejudicial que reduz sua expectativa de vida, especialmente em gatos mais velhos.

Além disso, é importante oferecer aos nossos felinos porções de ração úmida, já que, em geral, os gatos bebem pouca água e precisam de uma fonte adicional de hidratação e, no mais, adoram esse tipo de comida.

Saúde

Também devemos estar atentos à saúde do nosso gato e consultar o veterinário quando estivermos diante de qualquer sintoma clínico. Algumas das doenças mais comuns em gatos são:

Podemos evitar o surgimento de doenças graves vacinando o gato e restringindo seu acesso ao meio exterior. Se, pelo contrário, desejamos que ele saia e entre livremente em casa, devemos implantar um chip de localização.

Por fim, devemos limpar constantemente os objetos do gato, incluindo cama, comedouros, caixa de areia, brinquedos... Além disso, é muito importante trocar a água com alta regularidade. Ter um ambiente limpo e saudável também influencia na expectativa de vida de um gato.

Educação e atividade física

No mais, o gato é um animal que requer atenção e carinho por parte de seus tutores para estar bem socializado, além de estimulação física e mental diária, componentes essenciais em sua rotina para prevenir problemas de comportamento e sobrepeso.

Com apenas 20 minutos por dia de brincadeiras e exercícios, conseguiremos ter um animal saudável e em forma, prolongando ao máximo os anos de vida de um gato.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantos anos vive um gato?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Quantos anos vive um gato?