Curiosidades do mundo animal

Quantos anos vive uma águia?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 23 dezembro 2022
Quantos anos vive uma águia?

O nome águia é utilizado para nomear várias espécies que se agrupam nas aves de rapina e, especificamente, na família Accipitridae, embora sob esse nome também se incluam outras aves nomeadas de formas diferentes. Há uma importante variedade de águias: mais de 60 espécies habitam a Europa, Ásia e África em maior proporção. Em menor grau, são encontradas também na América e na Austrália.

As águias são animais imponentes. Muitas delas muito grandes, e até mesmo as menores têm bicos, patas e garras tremendamente fortes, que utilizam para caçar suas presas, além de se valerem de sua visão aguçada. Dados os traços distintos dessas aves, você provavelmente já se perguntou: quantos anos vive uma águia? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra a resposta.

Também lhe pode interessar: Quantos anos vive um burro?

Índice

  1. Quantos anos vive uma águia?
  2. Qual é a águia que vive mais tempo? E qual vive menos tempo?
  3. Ciclo de vida das águias
  4. A lenda da renovação da águia é real?

Quantos anos vive uma águia?

As águias são animais que não possuem muitos predadores na natureza, devido a sua grande capacidade de voo. Isso geralmente permite que elas pousem em alturas consideráveis, além disso, as características desse tipo de ave permitem que elas se defendam com força. Seus ovos e filhotes, contudo, se estiverem sozinhos, podem ser alvo de predadores.

Tendo isso em conta, quantos anos vive uma águia?

  • Bem, dependendo da espécie, uma águia pode viver na natureza por cerca de 25 anos, em média, com valores variando entre 15 e 32 anos, aproximadamente.
  • Em cativeiro, uma águia pode alcançar os 40 anos ou mais, o que as tornam animais longevos.

Muita gente tem dúvidas sobre a idade máxima da ave mais popular, então, quanto tempo vive uma águia real?Vejamos a seguir alguns exemplos específicos de quanto tempo médio vive uma águia na natureza, dependendo do tipo de águia que ela é:

  • Águia-de-cabeça-branca (Haliaeetus leucocephalus): 20 anos.
  • Águia-real (Aquila chrysaetos): 32 anos.
  • Gavião-real (Harpia harpyja): 30 anos.
  • Águia-de-barriga-branca (Haliaeetus leucogaster): 30 anos.
  • Águia-rapace (Aquila rapax): 16 anos.

Confira também nosso artigo sobre características das aves.

Qual é a águia que vive mais tempo? E qual vive menos tempo?

Como você viu, em geral, as águias são aves bastante longevas e, quando atingem a idade adulta, têm maior probabilidade de sobrevivência. Entretanto, embora esses animais praticamente não tenham animais predadores naturais ao chegar na fase adulta, as ações humanas os afetam, seja por caça direta, acidentes com postes ou cercas elétricas, envenenamento, colisões com veículos ou mesmo com edifícios.

Definir com precisão o tempo mínimo que uma águia vive é um pouco difícil para os cientistas baseando-se no ponto de vista natural, já que só pode ser conhecido com aves que são anilhadas, ou seja, que têm uma identificação e depois são encontradas.

Qual águia vive 70 anos?

Estabelecer o tempo máximo de vida das águias não é tarefa fácil. Existe uma lenda de que algumas águias vivem 70 anos, o que é quase impossível de comprovar e, de fato, não há registros científicos disso.

A águia que vive mais tempo, normalmente, é a águia-real, assim como a águia-de-cabeça-branca. E isso baseado em relatos de que a águia-real é uma das mais longevas, observando-se que em cativeiro um exemplar viveu até 46 anos, enquanto na natureza a média foi estimada em cerca de 32 anos. Também se reportou que a águia-de-cabeça-branca em cativeiro viveu mais por mais de 40 anos, um fato bastante interessante.

Portanto, o que é possível afirmar é que a águia mais velha do planeta viveu por 46 anos. E agora que você já sabe quanto tempo vive uma águia em cativeiro e na natureza, vamos entender em detalhes como é o ciclo de vida das águias.

Quantos anos vive uma águia? - Qual é a águia que vive mais tempo? E qual vive menos tempo?

Ciclo de vida das águias

O ciclo reprodutivo das águias pode ter algumas diferenças dependendo da espécie, porém também tem generalidades. Essas aves costumam ser monogâmicas e, em certos casos, podem formar pares por toda a vida ou até que um dos dois morra. A maturidade sexual varia entre as espécies, podendo ocorrer dos 2 aos 9 anos. Normalmente as espécies menores costumam atingir a maturidade sexual antes das maiores.

A família de aves costuma construir seu ninho em seu local de origem, ou pelo menos a cerca de 100 quilômetros dele. As águias que habitam regiões de clima temperado se reproduzem na primavera, enquanto as de lugares com clima tropical o fazem no período de seca.

O ciclo reprodutivo nas águias é longo, já que começa a partir do cortejo realizado pelo macho, podendo incluir voos em que, a depender da espécie, a fêmea participa; ou pode ocorrer quando o macho começa a levar para a fêmea galhos, paus, folhas e materiais para a construção do ninho. Esse último ritual de acasalamento pode durar por várias semanas, uma vez que essas aves se esforçam muito em sua elaboração - uma atividade em que macho e fêmea participam.

Logo após o acasalamento, as fêmeas geralmente colocam de um a três ovos, já que neste tipo de ave as ninhadas não são muito numerosas. O tempo de incubação varia de um a dois meses dependendo da espécie, durando mais tempo para aves maiores. Ambos os pais normalmente participam da incubação e, em geral, os ovos não são postos ao mesmo tempo, podendo haver um a dois dias de intervalo entre cada um. Portanto, nascerão filhotes de tamanhos diferentes.

Desde antes de a fêmea pôr os ovos, o macho é quem é o provedor de alimentos, trazendo as presas capturadas para o ninho. Assim, quando os filhotes já estão no ninho, a fêmea rasga pedaços de carne e os alimenta. Cerca de um mês após o nascimento, os filhotes começam a sair do ninho, dando pequenos saltos e caminhando pelos galhos próximos de casa.

As águias, como em geral são as aves de rapina, têm costumes bastante protetores em relação aos seus descendentes, e fazem voos de reconhecimento e de exibição ao redor do ninho para identificar possíveis predadores. Os filhotes podem ficar próximos ao ninho por no máximo um ano, e logo após esse período são colocados para fora pelos pais.

A lenda da renovação da águia é real?

Existe uma lenda contada por muitos palestrantes e algo facilmente encontrado na internet de que a águia quando fica mais velha se isola no alto de uma montanha para tirar suas próprias penas, as garras e o próprio bico. Depois disso, renovada, ela poderia viver com saúde por mais algumas décadas, alcançando ou até ultrapassandos os 70 anos de idade.

No entanto, essa história não passa de uma lenda. Nenhuma espécie de águia faz isso. Na verdade, assim como todas as aves de rapina, tanto suas unhas como o bico vão se desgastando com o tempo e são renovadas tal como acontece com o nosso cabelo e nossas unhas, por exemplo. Uma águia não se mutila em situações normais, apenas se ela sofrer um acidente e precisar fazer isso, se estiver em uma situação de estresse intenso ou doente.

Além disso, como já falamos antes, não há registros científicos de águias que viveram por 70 anos mas, sim, por quase 50 anos. Não se sabe bem como surgiu a história da renovação da águia, mas muita gente acredita que seja um conto de motivação inspirado na história da Fênix, que já contamos aqui no PeritoAnimal.

Agora que você sabe quantos anos vive uma águia e tem mais informações sobre seus ninhos, confira nosso artigo sobre tipos de ninhos de aves.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantos anos vive uma águia?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Animal Diversity Web. (2020). Disponível em: <https://animaldiversity.org/>. Acesso em 23 de dezembro de 2022.
  • USGS. (2021). Registros de longevidad de las aves de América del Norte. Disponível em: <https://www.pwrc.usgs.gov/bbl/longevity/Longevity_main.cfm>. Acesso em 23 de dezembro de 2022.
  • Aves de Rapina Brasil. A lenda de renovação da águia é verdadeira ou falsa? Disponível em: <http://www.avesderapinabrasil.com/aleatorias/lenda_aguias.htm>. Acesso em 23 de dezembro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Quantos anos vive uma águia?