Cuidado das unhas

Como cortar unhas de gatos?

 
Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. 11 setembro 2023
Como cortar unhas de gatos?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Cortar as unhas de um gato é um procedimento relativamente simples, contudo, é importante levar em conta algumas premissas básicas para fazer isso de forma segura e sem afetar o bem-estar do felino. Dessa forma, devemos saber que para ele é um procedimento muito desconfortável, por isso que precisamos analisar se é realmente necessário.

Neste artigo do PeritoAnimal explicaremos como cortar unhas de gatos passo a passo, e também daremos alguns conselhos importantes, resolveremos dúvidas relacionadas e mostraremos um tutorial em vídeo para que você possa aprender como cortar as unhas de um gato corretamente.

Também lhe pode interessar: Quando cortar as unhas do gato? Guia prático

Índice

  1. Faz bem cortar as unhas dos gatos?
  2. Quando cortar as unhas de um gato?
  3. Com o que posso cortar as unhas do meu gato?
  4. Como cortar as unhas de um gato passo a passo
  5. Como cortar as unhas de um gato? - Vídeo do YouTube
  6. 10 dicas para cortar as unhas de gatos
  7. Com que frequência devo cortar as unhas do gato?
  8. Quando recorrer ao veterinário para cortar as unhas de um gato?
  9. Como cortar as unhas de um gato agressivo?

Faz bem cortar as unhas dos gatos?

Os felinos selvagens, assim como os gatos ferais, dedicam a maior parte do dia descansando, marcando território, se deslocando e caçando. Essas condutas promovem de forma natural o desgaste das unhas, no entanto, no caso dos felinos domésticos, observamos que certos comportamentos típicos da espécie não ocorrem, ou acontecem com menor frequência, até o ponto que eles apresentem unhas longas e sem desgaste.

Embora na maioria dos casos não seja aconselhável cortar as unhas dos gatos, pois é um hábito que eles mesmos devem realizar, afiando suas unhas em postes, arranhadores e árvores, quando isso não ocorre, pode ser apropriado cortar as unhas de um gato, sempre de forma moderada e cuidadosa.

Como cortar unhas de gatos? - Faz bem cortar as unhas dos gatos?

Quando cortar as unhas de um gato?

Podemos cortar as unhas de um gato quando observamos que ele não está realizando o comportamento de arranhar de forma natural, mas também quando notamos que as unhas estão muito longas. Nesse ponto será possível observá-las mesmo quando estão retraídas e o felino sentirá desconforto que o incentivará a arranhar todo tipo de superfícies para remover as camadas externas e desgastá-las.

Outra dúvida frequente é quando podemos cortar as unhas de um gato filhote. Se tivermos um filhote em casa em plena etapa de socialização (entre as duas semanas e dois meses de vida) é o momento de cortar as unhas de um gato pela primeira vez, utilizando sempre o reforço positivo, para que ele se acostume com essa rotina e a aceite como parte do seu dia a dia.

Com o que posso cortar as unhas do meu gato?

Antes de começar com o passo a passo para cortar as unhas de um gato corretamente, é importante ressaltar que será fundamental utilizar tesouras específicas para gatos, de preferência com um mecanismo de segurança, pois caso contrário poderíamos machucar o gato sem querer. Além disso, escolheremos tesouras menores.

Além de usar tesouras específicas para cortar as unhas do gato, também é recomendável ter à mão um pó estíptico, à venda em clínicas veterinárias e farmácias, uma ferramenta muito útil para controlar sangramentos em caso acidente.

Como cortar unhas de gatos? - Com o que posso cortar as unhas do meu gato?

Como cortar as unhas de um gato passo a passo

Siga este passo a passo para cortar as unhas de um gato:

  1. Peça a um familiar ou amigo que te ajude a segurar o gato para que ele não se mova.
  2. Pressione com suavidade a unha, que é retrátil, para estendê-la por completo.
  3. Observe bem a unha para identificar o tecido vascularizado, semelhante a uma linha rosa, vermelha ou escura.
  4. Se a unha do gato é preta e não for possível observar o tecido, nunca a corte.
  5. Corte entre 1 e 2 milímetros da unha, tendo especial cuidado para evitar cortar o vaso sanguíneo.
  6. Repita o procedimento em todas a unhas do felino.

Lembre-se de ser especialmente cuidadoso ao cortar a unha, pois em caso de corte do vaso sanguíneo, podemos causar hemorragia, que além da dor pode gerar medo e até um trauma em nosso gato, fazendo com que ele fique assustado ou agressivo nas próximas sessões de corte de unhas.

Como cortar unhas de gatos? - Como cortar as unhas de um gato passo a passo

Como cortar as unhas de um gato? - Vídeo do YouTube

Você ainda está com dúvidas? A seguir mostramos um vídeo com o passo a passo muito completo do canal do YouTube do PeritoAnimal para que você saiba como cortar as unhas de um gato corretamente:

10 dicas para cortar as unhas de gatos

Agora que você já sabe como cortar as unhas de um gato, também vamos mostrar algumas dicas extras que você pode usar para tornar esse procedimento mais confortável e simples:

  1. Toque regularmente as almofadas e unhas do gato para que ele se acostume com a manipulação.
  2. Evite cortar as unhas do seu gato quando ele estiver especialmente ativo ou estressado, é preferível escolher um momento em que ele esteja tranquilo.
  3. Faça com que ele associe a rotina de corte de unhas de maneira positiva com carinhos, palavras agradáveis, mimos e até mesmo o uso de feromônios para gatos.
  4. Enrole seu gato como se fosse um burrito com a ajuda de uma toalha (sem apertar muito) para facilitar a manipulação. Isso deve ser feito apenas em casos de emergência, pois geralmente causa muito estresse e ansiedade no felino.
  5. Se possível, comece essa rotina cedo, quando o gato ainda é um filhote.
  6. Se seu gato estiver muito desconfortável é preferível que você faça sessões curtas várias vezes ao dia ou por semana. O importante é que o felino esteja o mais confortável possível.
  7. Não force o gato se ele tentar te morder ou arranhar, no final do post explicaremos o que fazer com um gato agressivo ou que não permite cortar as unhas.
  8. Em nenhum caso você deve gritar, repreender ou castigar seu gato, isso só piorará a a situação, causando estresse desnecessário e prejudicando o vínculo com você.
  9. Não utiliza tesouras que não sejam específicas para gatos, pois você pode cortar demais sem querer.
  10. Seja muito paciente e positivo, pois às vezes são necessárias muitas sessões para conseguir cortar corretamente as unhas do gato.

Com que frequência devo cortar as unhas do gato?

Não é fácil determinar com que frequência cortar as unhas de um gato, porque isso dependerá da taxa de crescimento da unha em si, da atividade do gato e do desgaste. Como explicado anteriormente, devemos observar as unhas quando o gato estiver em repouso: se elas estiverem sobressaindo, é hora de cortar.

Em geral, poderíamos cortar as unhas do gato a cada três ou quatro semanas.

Neste outro artigo falamos sobre quando cortar as unhas de um gato em detalhes.

Como cortar unhas de gatos? - Com que frequência devo cortar as unhas do gato?

Quando recorrer ao veterinário para cortar as unhas de um gato?

Se tivermos dúvidas sobre o procedimento, se o felino tiver as unhas pretas ou se mostrar muito agressivo, podemos visitar o veterinário para cortar as unhas do gato. O profissional explicará o passo a passo a ser seguido e terá o material necessário para controlar o sangramento, caso ocorra algum excesso.

No caso de desejarmos visitar um veterinário, é provável que nos perguntemos quanto custa cortar as unhas de um gato. No Brasil, de forma geral, o valor varia muito, dependendo da cidade, da clínica e do profissional, entre outros fatores

Destacamos que desungulação (também conhecida como oniquietectomia), a prática de remover completamente as unhas do gato por meio de cirurgia, é fortemente desaconselhada e até mesmo proibida em alguns países. Além de causar dor e ansiedade no felino, a desungulação impede que ele realize normalmente o comportamento de marcação, essencial para seu adequado bem-estar.

Como cortar as unhas de um gato agressivo?

É muito comum observar que um gato não permite que suas unhas sejam cortadas, mas então, como cortar as unhas de um gato arisco? Não iremos cortá-las de imediato. Devemos realizar várias sessões preliminares para que o gato associe de forma positiva o cortador de unhas, a manipulação e o procedimento completo.

Siga este passo a passo para cortar as unhas de um gato que não permite:

  1. Comece trabalhando a manipulação diariamente, como já mencionado, tocando as almofadas, estendendo as unhas e acostumando o gato a esse processo. Use reforço verbal, carinhos e uma voz suave, porque é muito importante que o gato se sinta confortável.
  2. Siga positivizando o cortador de unhas, deixando-o ao alcance do gato para que ele possa cheirá-lo. Pode ser interessante colocá-lo no chão com segurança (para que o gato não se machuque) e espalhar algumas guloseimas de sua preferência por perto. Repita essas sessões várias vezes até que o gato não esteja mais assustado ou desconfortável com esse utensílio.
  3. Realize aproximações com o cortador de unhas, sem cortar as unhas ainda, para que o gato se acostume à rotina. Mais uma vez continue com as sessões até que o gato esteja completamente confortável e seguro ao seu lado. Finalmente, proceda ao corte.

Seguindo esse passo a passo, é possível conseguir cortar as unhas de um gato que não permite, no entanto, se você estiver trabalhando nesse processo por no mínimo duas semanas e não notar nenhum progresso, pode ser recomendável usar feromônios, tranquilizantes naturais ou até mesmo consultar o veterinário e discutir opções a seguir ou orientações de manejo.

Como cortar unhas de gatos? - Como cortar as unhas de um gato agressivo?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como cortar unhas de gatos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado das unhas.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como cortar unhas de gatos?