Partilhar

Posso dar banho a um gato doente?

 
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 23 novembro 2017
Posso dar banho a um gato doente?

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais muito limpos, eles mesmo se ocupam da sua higiene diária. Mas, tal como nós, podem adoecer e ao se sentirem mal a primeira coisa que descuidam é a sua higiene. Nestas situações precisam de mimos e de uma ajudinha na sua higiene para não se sentirem tão mal. Devemos avaliar vários pontos e consultar o veterinário previamente.

Neste artigo do PeritoAnimal respondemos à pergunta: Posso dar banho a um gato doente? Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Posso dar antibióticos ao meu gato?

Quando devo dar banho ao meu gato

Embora não seja recomendável dar banho a um gato, uma vez que se limpam a si mesmos, no caso de estar extremamente sujo recomenda-se lavar o nosso gato uma vez por mês. Mas... sempre que se encontrem em perfeito estado de saúde.

O ideal é acostumar o gato ao banho desde filhote, também podemos dar banho a um gato adulto pela primeira vez, embora a experiência possa ser um desafio, especialmente se formos bruscos e não respeitarmos a sua desconfiança pela água. Devemos lembrar que o ideal é acostumá-los a partir dos 6 meses de vida para que não fiquem com nenhum trauma.

Podem haver ocasiões em que ele precise de um banho como por exemplos se entornar algo em cima dele e seja tóxico para os gatos, ou que circulem por lugares com muito pó, gordura ou areia e nesses casos, precisam da nossa ajuda.

Posso dar banho a um gato doente? - Quando devo dar banho ao meu gato

Posso dar banho a um gato doente?

Passando a responder à pergunta, posso dar banho a um gato doente, é importante realçar que não recomendo em absoluto dar banho a um gato doente. Lembremos que isso lhes causa muito estresse e a nossa única prioridade neste momento deve ser que recupere o seu estado de saúde.

Os gatos são muito mais sensíveis que os cachorros a nível de inervação anatômica do seu corpo, assim sendo, na maioria não são fanáticos por banhos. Se gastaram energias em um banho, que devem guardar para se recuperarem da doença, podemos ter uma recaída ou aprofundamento do problema física.

Os donos que estão muito atentos aos seus felinos detectam rapidamente que algo anda mal devido ao seu descuido com a higiene e o pelo opaco. O ideal é recorrer ao veterinário para avaliar o que pode estar acontecendo, evitando assim problemas mais sérios. Os cuidados que o nosso gato necessita devem ser determinados pelo profissional que o avaliar, mas ainda assim deixamos um pequeno guia para o ajudar:

  • Comida: Não é o momento indicado para fazer mudanças na sua dieta, salvo se a doença assim o exigir. Dê-lhe a sua comida todos os dias, ração ou caseira, da forma que seja mais fácil para ele comer. Não queremos que deixe de comer em nenhum caso. Pode incluir aloe vera em suco para ir ajudando interna e externamente.

  • Água: É importante dar muita água e certificar-se de que a bebe, caso contrário deve dar-lhe através de uma seringa. Lembre-se que esta manobra pode estressar o gato, por isso o ideal é que o faça de livre vontade.

  • Repouso e tranquilidade: Será fundamental para a sua completa recuperação. Devemos propiciar um meio ambiente quente e tranquilo, sem sobressaltos, evitando incomodá-lo.
Posso dar banho a um gato doente? - Posso dar banho a um gato doente?

Não se esqueça que...

Assim que o seu gato tenha superado a sua doença já lhe pode dar banho. Alguns felinos adoram água, mas não se trata da maioria, por isso no início podem não gostar de serem molhados. É importante começar lentamente e como já foi dito, a partir dos 6 meses de idade. Pouco a pouco, como muita paciência e sem fazer movimentos bruscos, o que ajudará a que não sofra ansiedade.

No entanto, se observar que o se gato está muito estressado, será conveniente evitar o banho e usar um shampoo de lavagem a seco ou lenços umedecidos.

Utilize água morna, com um tapete antiderrapante. Lembramos que deve usar apenas produtos recomendados pelo veterinário, uma vez que o pH da sua pele é diferente da dos humanos. Depois do banho seque o melhor possível com uma toalha. Nos meses de maior calor, o banho pode dar algum alívio, mas nos meses frios recomendamos que opte pelos banhos secos.

Posso dar banho a um gato doente? - Não se esqueça que...

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Posso dar banho a um gato doente?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Posso dar banho a um gato doente?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Posso dar banho a um gato doente?
1 de 4
Posso dar banho a um gato doente?

Voltar ao topo da página