Partilhar
Partilhar em:

Porque meu coelho me morde?

Porque meu coelho me morde?

Ver fichas de  Coelhos

As relações entre coelhos e pessoas podem se deteriorar quando ocorrem incidentes que envolvem sintomas de agressividade como é o caso das mordidas. Estes poderiam levar a criar distâncias e apreensão entre o pet e o seu companheiro humano. Antes de exceder o limite, deve parar para analisar a situação e tentar ver observar desde a perspetiva do pequeno animal.

Analise as possíveis razões das mordidas: o coelho sente-se assustado? o seu contato não foi delicado? o seu coelho estará completamente saudável? sente-se feliz? Todos estes cenários são perfeitamente válidos. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde encontrará a resposta à sua pergunta de porque o seu coelho lhe morde e, também algumas recomendações para melhorar o seu comportamento.

Também lhe pode interessar: Porque meu gato me morde

Mordidas de amor

Nem sempre as mordidas querem dizer que o coelho se encontra aborrecido. De fato, pode ser uma demonstração de afeto que não o deveria preocupar. As "mordidas de amor" costumam ser nos dedos das mãos e dos pés e doem muito pouco, embora possam causar certos incômodos, pois afinal são mordidas.

Esta é uma das formas que o seu coelho tem para lhe demonstrar o quanto gosta de si, por isso para identificar se o seu coelho está mordendo "com amor" tem que saber que essa mordida costuma vir acompanhada de lambidas e que o seu pet estará tranquilo, com olhos quase fechados e sem o pelo ficar eriçado. Esta série de ações e reações, também indicam que o seu coelho está tentando se higienizar e dar-lhe mimos como faz com ele mesmo.

Medo e insegurança

A maioria dos coelhos que mordem é porque sentem medo e é o seu mecanismo de defesa. Eles aprenderam que morder faz com que a ameaça se retire. Algumas pessoas costumam pensar que os coelhos são como ursinhos de pelúcia e que não têm emoções como os seres humanos. Por exemplo, puxar-lhe as orelhas ou pisar o solo ao seu lado de forma brusca, são coisas que são desagradáveis para os coelhos causando-lhes medo.

Analise como é a aproximação com o seu coelho, talvez esteja realizando algum tipo de contato que ele não gosta e a sua forma de lhe dizer é através das mordidas. Lembre-se de ser sempre muito cuidadoso ao tratar o seu pet, especialmente os coelhos.

Como saber se o meu coelho tem medo?

O pelo eriçado, os olhos muito abertos com o olhar ansioso e os pequenos movimentos ou pisadas com as suas patas são apenas alguns indicadores de que o seu coelho tem medo de algo. Se além disso fizer barulho, então é porque algo está realmente mal.

Para ganhar a confiança do seu coelho e poder acalmá-lo nestas circunstâncias, uma das melhores técnicas é baixar-se ao seu nível e passar tempo no solo, falando-lhe em tom calmo e carinhoso. Os coelhos respondem de forma positiva à amabilidade.

Se o seu coelho lhe está mordendo muito e tem atitudes agressivas deverá deixar uma certa distância e permitir que seja ele a se aproximar se desejar. Coloque na palma da sua mão um pouco da sua comida ou guloseima favorita e estique-a até ele e deixe que seja ele a se aproximar. Uma vez que o fizer, comece a acariciá-lo, sempre com suavidade. Tenha paciência, ganhar a confiança de qualquer criatura leva o seu tempo.

Sente dor

As mordidas mais fortes e regulares em um coelho que antes costumava ser carinhoso e aberto, são sinais de mal-estar físico. Se o seu coelho o morde desta forma, está lhe indicando que lhe dói algo. Os coelhos podem esconder o fato de lhes doer algo, até já não conseguirem mais.

Os incômodos e a dor proveniente de uma má saúde dental (como por exemplo o crescimento anormal dos dentes do coelho), artrite, lesões que nem sempre estão à vista e inclusive ácaros no coelho, costumam ser problemas que causam mordidas e inquietude nos nossos pequenos amigos. Sempre que detetar uma mudança de comportamento negativa e repentina é recomendável consultar o veterinário para descartar uma possível doença.

Um ambiente mau

Talvez o seu coelho não se sinta bem no ambiente que vive. E com ambiente estamos falando da sua casa, gaiola, a sua alimentação e o exercício diário que deveria realizar. Por exemplo, uma dieta pobre em feno e não balanceada pode levar ao mal-estar e por conseguinte, a uma mordida.

Para estes animais, a comida é muito importante. Para além disso, a higienização do seu espaço e a solidão, são fatores que podem estar influenciando. Certifique-se que o seu coelho tem um lugar decente e limpo para viver, com acesso a água fresca, distração física e mental. Se for possível para você, pense em adotar outro coelho para lhe fazer companhia.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque meu coelho me morde?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Comentários (2)

Escrever comentário sobre Porque meu coelho me morde?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
MARCIA
Meu coelhinho sempre rosna quando mexo na comidinha dele, ou fica querendo morder.
Sempre procuro fazer muito carinho nele, nao deixo ele preso...
o que nao pode estar agradando ele?
Mariana Castanheira (Editor de PeritoAnimal)
Oi Marcia! Os coelhos por vezes são extremamente territoriais. Experimente dar uma verdura para ele num canto da gaiola para ele ficar distraído e depois colocar a comidinha dele no lugar. Quando ele estiver comendo não lhe faça carinho porque ele não está interpretando como carinho e está sentindo que você é uma ameaça e que pode roubar a comida dele.
A sua avaliação:
Renato
Pq ele quer carne.

Porque meu coelho me morde?
1 de 5
Porque meu coelho me morde?