Problemas de comportamento

Porque meu coelho me morde?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 26 março 2019
Porque meu coelho me morde?
Coelhos

Ver fichas de  Coelhos

As relações entre coelhos e pessoas podem se deteriorar quando ocorrem incidentes que envolvem sintomas de agressividade como é o caso das mordidas. Estes poderiam levar a criar distâncias e apreensão entre o pet e o seu companheiro humano. Antes de exceder o limite, deve parar para analisar a situação e tentar ver observar desde a perspetiva do pequeno animal.

Analise as possíveis razões das mordidas: o coelho sente-se assustado? o seu contato não foi delicado? o seu coelho estará completamente saudável? sente-se feliz? Todos estes cenários são perfeitamente válidos. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde encontrará a resposta à sua pergunta de porque o seu coelho lhe morde e, também algumas recomendações para melhorar o seu comportamento.

Também lhe pode interessar: Porque meu gato me morde

Índice

  1. Mordidas de amor
  2. Medo e insegurança
  3. Sente dor
  4. Um ambiente mau

Mordidas de amor

Nem sempre as mordidas querem dizer que o coelho se encontra aborrecido. De fato, pode ser uma demonstração de afeto que não o deveria preocupar. As "mordidas de amor" costumam ser nos dedos das mãos e dos pés e doem muito pouco, embora possam causar certos incômodos, pois afinal são mordidas.

Esta é uma das formas que o seu coelho tem para lhe demonstrar o quanto gosta de si, por isso para identificar se o seu coelho está mordendo "com amor" tem que saber que essa mordida costuma vir acompanhada de lambidas e que o seu pet estará tranquilo, com olhos quase fechados e sem o pelo ficar eriçado. Esta série de ações e reações, também indicam que o seu coelho está tentando se higienizar e dar-lhe mimos como faz com ele mesmo.

Porque meu coelho me morde? - Mordidas de amor

Medo e insegurança

A maioria dos coelhos que mordem é porque sentem medo e é o seu mecanismo de defesa. Eles aprenderam que morder faz com que a ameaça se retire. Algumas pessoas costumam pensar que os coelhos são como ursinhos de pelúcia e que não têm emoções como os seres humanos. Por exemplo, puxar-lhe as orelhas ou pisar o solo ao seu lado de forma brusca, são coisas que são desagradáveis para os coelhos causando-lhes medo.

Analise como é a aproximação com o seu coelho, talvez esteja realizando algum tipo de contato que ele não gosta e a sua forma de lhe dizer é através das mordidas. Lembre-se de ser sempre muito cuidadoso ao tratar o seu pet, especialmente os coelhos.

Como saber se o meu coelho tem medo?

O pelo eriçado, os olhos muito abertos com o olhar ansioso e os pequenos movimentos ou pisadas com as suas patas são apenas alguns indicadores de que o seu coelho tem medo de algo. Se além disso fizer barulho, então é porque algo está realmente mal.

Para ganhar a confiança do seu coelho e poder acalmá-lo nestas circunstâncias, uma das melhores técnicas é baixar-se ao seu nível e passar tempo no solo, falando-lhe em tom calmo e carinhoso. Os coelhos respondem de forma positiva à amabilidade.

Se o seu coelho lhe está mordendo muito e tem atitudes agressivas deverá deixar uma certa distância e permitir que seja ele a se aproximar se desejar. Coloque na palma da sua mão um pouco da sua comida ou guloseima favorita e estique-a até ele e deixe que seja ele a se aproximar. Uma vez que o fizer, comece a acariciá-lo, sempre com suavidade. Tenha paciência, ganhar a confiança de qualquer criatura leva o seu tempo.

Porque meu coelho me morde? - Medo e insegurança

Sente dor

As mordidas mais fortes e regulares em um coelho que antes costumava ser carinhoso e aberto, são sinais de mal-estar físico. Se o seu coelho o morde desta forma, está lhe indicando que lhe dói algo. Os coelhos podem esconder o fato de lhes doer algo, até já não conseguirem mais.

Os incômodos e a dor proveniente de uma má saúde dental (como por exemplo o crescimento anormal dos dentes do coelho), artrite, lesões que nem sempre estão à vista e inclusive ácaros no coelho, costumam ser problemas que causam mordidas e inquietude nos nossos pequenos amigos. Sempre que detetar uma mudança de comportamento negativa e repentina é recomendável consultar o veterinário para descartar uma possível doença.

Porque meu coelho me morde? - Sente dor

Um ambiente mau

Talvez o seu coelho não se sinta bem no ambiente que vive. E com ambiente estamos falando da sua casa, gaiola, a sua alimentação e o exercício diário que deveria realizar. Por exemplo, uma dieta pobre em feno e não balanceada pode levar ao mal-estar e por conseguinte, a uma mordida.

Para estes animais, a comida é muito importante. Para além disso, a higienização do seu espaço e a solidão, são fatores que podem estar influenciando. Certifique-se que o seu coelho tem um lugar decente e limpo para viver, com acesso a água fresca, distração física e mental. Se for possível para você, pense em adotar outro coelho para lhe fazer companhia.

Conheças as diferenças entre lebre e coelho nesse artigo do PeritoAnimal.

Porque meu coelho me morde? - Um ambiente mau

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque meu coelho me morde?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
A sua avaliação:
Meliodas
Eu tento interagir com meu coelho, eu acaricio ele lentamente pra não si assustar mais ele sempre me morde levemente, É minha mãe ele morde ela quase toda hora mesmo agente fazendo de tudo ele sempre morde não sei por que aliás ele nunca foi carinhoso ele Nunca lambeu com afeto ele sempre mordeu Será pq ele nos morde mesmo dando carinho é atenção com delicadeza é cuidado?
A sua avaliação:
Eva Bomfim
Meu coelhinho super doce e tranquilo
Mas gostaria de saber que quando pego ele no colo quando fica querendo ir pro chão e eu não deixo kk ele começa morder minha blusa isso com minha minhas filhas , mas não acerta a mordidas em nós , somente na roupas o que será isso ?? Ou que ele tá querendo me dizer
A sua avaliação:
Lucas
O meu coelho antes era bonzinho, deixava pegar ele no colo mas hoje ele fica muito estressado um dia ele fugido da casa dele a casinha era de madeira ele arrancou a parede e ele um dia ficou parado uns 2 minutos batendo a pata de trás bem forte no chão ele parecia estava com medo e hoje ele me mordeu eu não sei direito o por que disso
A sua avaliação:
Carla Rosa Gonçalves
Bom dia o meu mordeu minha mãe ela precisou leva pontos na perna não sei o que fazer
A sua avaliação:
Maria Clara
meu coelhinho só me dá dentadas,e isso só aconteceu umas três datas bem distantes uma da outra...as vezes os olhos ficam bem abertos. Mas ele é super carinhoso. O que isso pode dizer??
A sua avaliação:
Jaqueline Gomes Barbosa Canova
Meu coelho é macho tem 8 meses e há 1 semana castramos ele porque mudou o comportamento. Faz 1 mês que ele começou a avançar em mim e me morder , enquanto com meu marido é só amor.
Sei que ele precisa de um tempo p/ hormônios diminuirem, mas nada mudou ainda ... ☹️
Eduardo
Oiiii seu coelho melhorou? Parou de morder? Memso problema aqui mas ainda não castrei!!!! Obriagdo!
A sua avaliação:
Fernanda Paula Evangelista Gonçalves
Porque meu coelho morde minha coelha
A sua avaliação:
Erica casemiro
A minha sempre morde quando quer comer,ou quando não estamos dando atenção ai ela vem e mordisca pra gente mexer com ela.
A sua avaliação:
shirley
obrigada
A sua avaliação:
Anônimo
Meu coelho me mordeu sem nenhum motivo, eu fiquei alguns minutos acariciando ele mas quando eu levanto para beber água ele morde minha perna 3X e dei um tapinha nele pra ele parar (não machuquei , foi só pra ele parar) , ele é super acostumado com o ambiente e não sente muito medo só as vezes de alguns gatos
Skullbrow
O meu fica louco do nada e começa a me morder e mijar e cagar onde estou perto. A Veterinaria disse que ele quer disputar território comigo. Tem que castrar para ele parar com essa doidera.
Ronaldo
O meu morde quando quer ração. Isso porque deixo o feno a vontade e dou a ração 2 vezes ao dia. Daí quando está com fome começa a morder minha mão, dou a ela ração e logo para.
Wesley
Bom dia. Tenho um gigante de flandres macho, com 9 meses. Ele mora solto na casa. Tao educado que chega a ser inacreditavel. Anda e corre pela casa e pelo quintal todo e sõ faz as necessidades no banheirinho dele. Esteja onde estiver, ele sai e vai no banheiro. Muito carinhoso comigo, gosta de brincar, anda atras de mim pela casa. Atende aos chamados. POrem alguns dias tem um comportamento estranho. Joga urina nos meus pes e nas minhas pernas e pra piorar algumas vezes ele faz isso e logo em seguida me avanca pra me morder com forca. Como posso lidar com isso
Luísa Savala
Oi Wesley! Sem ver o seu coelho não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Kalissa
Minha coelha está com um corportamento que não. Estou entendendo tenho dois cachorros da raça salsichinha uma fêmea e um macho e a coelha de UN mês pra cá não pode ver o machinho que ela corre atraz e ataca ele é os dois briga só dela ver Lee ela avança nele já na fêmea ela anda junto brinca deita do lado oque pode ser??? O macho tem medo dela e quando passa perto rosna e ela ataca???
Claudia
Tenho 1 coelha toy com 1 ano. De há 1 semana que ela tem um comportamento estranho, esta agressiva e ataca quando vamos colocar comida e 1 dia cheguei a casa e estava pelo dela espalhado por toda a gaiola e chão e ela passa o dia com feno na boca , não para comer,apenas como se fosse um osso na boca mas de feno! No dia em que estava o pêlo espalhado pela casa, ela começou a comer o pêlo e vomitou-o mais tarde. Estará doente?
Rene
Meu coelho deixa acariciar, parece ser dócil, porém é traissoeiro quando as vezes quando passo por ele vem rápido e morde... Porque será?
A sua avaliação:
Nicoly
Quando peguei minha coelha mini fuzzy lop ela era boazinha, deixava fazer carinho, depois que a gaiola dela estava ficando pequena decidi trocar por uma nova, até aí tudo bem, ela começou a pular em volta da gaiola toda, parecia até que tinha gostado, passou-se uns 2 meses após isso e sempre quando eu vou pegar o pote de água dela, ela me morde, fica olhando pra minha mão e hoje ela mordeu minha mão rosnando na hora que fui dar água, fora que tem dias que ela já nem quer vir no colo que nem antes...
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Nicoly! A sua coelhinha está castrada? Parece-me que ela está sendo agressiva por territorialidade. Você deve tirar ela da gaiola mais vezes e sempre que ela se deixar acariciar reforce positivamente com alguma verdura que ela goste muito. Depois de várias vezes a ser reforçada positivamente, ela vai entender que sempre que for carinhosa e calma, é recompensada.
Elisa
Olá! Estou cuidando de uma coelha muito linda, no início era um doce, depois apresentou um comportamento de trânstornos, como corre atrás das pessoas morder ou pelo menos tenta morde, não deixa pega vive se escondendo para que eu não pega. Percebi que se uma pessoa fica muito tempo carianhando ela simplesmente não quer mais carinho de outros meio que fica com raiva, além de ficar com raiva quando chamamos sua atenção. Aí fica escondida sem beber ou comer por mais de 12 horas. Parece até uma criança.
A sua avaliação:
MARCIA
Meu coelhinho sempre rosna quando mexo na comidinha dele, ou fica querendo morder.
Sempre procuro fazer muito carinho nele, nao deixo ele preso...
o que nao pode estar agradando ele?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marcia! Os coelhos por vezes são extremamente territoriais. Experimente dar uma verdura para ele num canto da gaiola para ele ficar distraído e depois colocar a comidinha dele no lugar. Quando ele estiver comendo não lhe faça carinho porque ele não está interpretando como carinho e está sentindo que você é uma ameaça e que pode roubar a comida dele.
A sua avaliação:
Renato
Pq ele quer carne.
1 de 5
Porque meu coelho me morde?