Porque meu coelho me morde?

Porque meu coelho me morde?

As relações entre coelhos e pessoas podem se deteriorar quando ocorrem incidentes que envolvem sintomas de agressividade como é o caso das mordidas. Estes poderiam levar a criar distâncias e apreensão entre o pet e o seu companheiro humano. Antes de exceder o limite, deve parar para analisar a situação e tentar ver observar desde a perspetiva do pequeno animal.

Analise as possíveis razões das mordidas: o coelho sente-se assustado? o seu contato não foi delicado? o seu coelho estará completamente saudável? sente-se feliz? Todos estes cenários são perfeitamente válidos. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde encontrará a resposta à sua pergunta de porque o seu coelho lhe morde e, também algumas recomendações para melhorar o seu comportamento.

Mordidas de amor

Nem sempre as mordidas querem dizer que o coelho se encontra aborrecido. De fato, pode ser uma demonstração de afeto que não o deveria preocupar. As "mordidas de amor" costumam ser nos dedos das mãos e dos pés e doem muito pouco, embora possam causar certos incômodos, pois afinal são mordidas.

Esta é uma das formas que o seu coelho tem para lhe demonstrar o quanto gosta de si, por isso para identificar se o seu coelho está mordendo "com amor" tem que saber que essa mordida costuma vir acompanhada de lambidas e que o seu pet estará tranquilo, com olhos quase fechados e sem o pelo ficar eriçado. Esta série de ações e reações, também indicam que o seu coelho está tentando se higienizar e dar-lhe mimos como faz com ele mesmo.

Medo e insegurança

A maioria dos coelhos que mordem é porque sentem medo e é o seu mecanismo de defesa. Eles aprenderam que morder faz com que a ameaça se retire. Algumas pessoas costumam pensar que os coelhos são como ursinhos de pelúcia e que não têm emoções como os seres humanos. Por exemplo, puxar-lhe as orelhas ou pisar o solo ao seu lado de forma brusca, são coisas que são desagradáveis para os coelhos causando-lhes medo.

Analise como é a aproximação com o seu coelho, talvez esteja realizando algum tipo de contato que ele não gosta e a sua forma de lhe dizer é através das mordidas. Lembre-se de ser sempre muito cuidadoso ao tratar o seu pet, especialmente os coelhos.

Como saber se o meu coelho tem medo?

O pelo eriçado, os olhos muito abertos com o olhar ansioso e os pequenos movimentos ou pisadas com as suas patas são apenas alguns indicadores de que o seu coelho tem medo de algo. Se além disso fizer barulho, então é porque algo está realmente mal.

Para ganhar a confiança do seu coelho e poder acalmá-lo nestas circunstâncias, uma das melhores técnicas é baixar-se ao seu nível e passar tempo no solo, falando-lhe em tom calmo e carinhoso. Os coelhos respondem de forma positiva à amabilidade.

Se o seu coelho lhe está mordendo muito e tem atitudes agressivas deverá deixar uma certa distância e permitir que seja ele a se aproximar se desejar. Coloque na palma da sua mão um pouco da sua comida ou guloseima favorita e estique-a até ele e deixe que seja ele a se aproximar. Uma vez que o fizer, comece a acariciá-lo, sempre com suavidade. Tenha paciência, ganhar a confiança de qualquer criatura leva o seu tempo.

Sente dor

As mordidas mais fortes e regulares em um coelho que antes costumava ser carinhoso e aberto, são sinais de mal-estar físico. Se o seu coelho o morde desta forma, está lhe indicando que lhe dói algo. Os coelhos podem esconder o fato de lhes doer algo, até já não conseguirem mais.

Os incômodos e a dor proveniente de uma má saúde dental (como por exemplo o crescimento anormal dos dentes do coelho), artrite, lesões que nem sempre estão à vista e inclusive ácaros no coelho, costumam ser problemas que causam mordidas e inquietude nos nossos pequenos amigos. Sempre que detetar uma mudança de comportamento negativa e repentina é recomendável consultar o veterinário para descartar uma possível doença.

Um ambiente mau

Talvez o seu coelho não se sinta bem no ambiente que vive. E com ambiente estamos falando da sua casa, gaiola, a sua alimentação e o exercício diário que deveria realizar. Por exemplo, uma dieta pobre em feno e não balanceada pode levar ao mal-estar e por conseguinte, a uma mordida.

Para estes animais, a comida é muito importante. Para além disso, a higienização do seu espaço e a solidão, são fatores que podem estar influenciando. Certifique-se que o seu coelho tem um lugar decente e limpo para viver, com acesso a água fresca, distração física e mental. Se for possível para você, pense em adotar outro coelho para lhe fazer companhia.

Conheças as diferenças entre lebre e coelho nesse artigo do PeritoAnimal.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque meu coelho me morde?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.