Por que os gatos gostam de sol?

Por que os gatos gostam de sol?

Quem nunca viu um gato deitado em cima de um sofá onde batem uns raios de sol que atravessam pela janela mais próxima? Esta situação é tão comum entre todos os que temos um felino como animal de estimação. E certamente já se perguntou, por que os gatos gostam tanto do sol?

Existem muitas teorias e/ou mitos que afirmam que os gatos gostam do sol e isso está claro, porque não existe nenhum gato que não goste de tomar um belo banho de sol, quer seja dentro ou fora de casa, mas se quer descobrir realmente o porque isso acontece, continue lendo este artigo do Perito Animal e descubra porque os gatos gostam de sol.

Benefícios de tomar sol para os gatos

Se os felinos procuram fontes de calor por todos os cantos da casa, isso tem um motivo de ser e em seguida vamos explicar-lhe quais são os benefícios de tomar sol para os gatos:

Equilibra a sua temperatura corporal

Os gatos são felinos domesticados que em tempos foram selvagens, dormiam e descansavam de dia e caçavam as suas presas à noite. Ao ter um gato como pet, esse ritmo de vida já não é o mesmo. Costumam passar a maior parte das horas diurnas repondo forças e dormindo em algum lugar quentinho onde, se possível, peguem o sol diretamente. E porque isso acontece? A temperatura corporal dos gatos, tal como todos os mamíferos, diminui quando estão dormindo devido ao fato de estarem quietos e relaxados, o seu corpo não queima nenhum tipo de energia e o gasto calórico diminui, por isso tentam compensar essa diferença de temperatura e preferem dormir em zonas quentes ou onde incida diretamente os raios de sol, isto porque os gatos também sentem frio.

Fonte de vitamina D

Todos sabemos que graças ao sol a nossa pele absorve raios solares e o nosso corpo é capaz de sintetizar a vitamina D que precisamos para que todo o organismo funcione corretamente, e com o gatos acontece o mesmo. Os raios solares ajudam os felinos a obter a vitamina D que o seu corpo precisa mas não tanto como gostaríamos, uma vez que se demonstrou que o pelo dos gatos bloqueia os raios ultravioleta encarregados desde processo e que a quantidade de vitamina é ínfima quando comparada com outros seres vivos. O que confere a quantidade necessária de vitamina D aos gatos é uma boa alimentação, por isso esta deve ser equilibrada e adequada à sua idade.

Por puro prazer

Por último mas não menos importante, é o prazer que esta atividade lhes dá. Não há nada que os nossos gatinhos gostem mais que se deitarem ao sol e tirarem um bom cochilo. Mas o que realmente os gatos adoram não são os raios de sol, é a sensação de calor que isso lhes dá. Sabia que estes animais são capazes de aguentar temperaturas de até 50ºC e de se adaptarem a todo o tipo de climas, quer sejam quentes ou frios?

O sol é bom para os gatos?

Sim, mas moderadamente. Apesar de já se ter demonstrado que os gatos podem viver sem o Sol, sobretudo quando são gatos domésticos que vivem em pisos interiores onde o sol não bate diretamente e nunca saem para a rua, os nossos pets serão muito mais felizes se poderem desfrutar de um espaço onde podem tomar um pouco de sol e tirar os seus cochilos.

Embora os gatos gostem do sol, é necessário vigiar e procurar que o nosso gato não tome demasiado sol, sobretudo no verão e se se trata de um gato sem pelo ou com pouco pelo, caso contrário poderá sofrer alguns destes problemas ou doenças:

  • Golpe de calor em gatos
  • Insolação

Veja também o nosso artigo em que lhe explicamos como cuidar de um gato no verão.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos gostam de sol?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.