Curiosidades do mundo animal

Quanto tempo depois de castrado o gato pode tomar banho?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 2 junho 2023
Quanto tempo depois de castrado o gato pode tomar banho?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Provavelmente você já ouviu falar que a castração de cães e gatos é um ato de amor, que proporciona qualidade de vida e bem-estar aos animais. Além disso, o controle populacional dessas espécies é uma questão importante de saúde pública, pois está diretamente ligado à prevenção e combate de zoonoses.

A cirurgia de esterilização em gatos é relativamente simples, principalmente no macho, mas exige cuidados pós-operatórios, como curativos, restrição de exercícios e uso de anti-inflamatórios. Mas quando o gato poderá voltar a ter uma vida normal? Seguindo todas as orientações do médico veterinário e sem complicações, dentro de uma ou duas semanas.

E quais seriam esses cuidados após a castração? Quanto tempo depois de castrado o gato pode tomar banho? Pensando nessas e em outras dúvidas comuns dos tutores, o PeritoAnimal elaborou este artigo para facilitar a vida dos amantes de gatos. Se você se enquadra nesse grupo, ou somente tem interesse pelo assunto, continue lendo!

Índice

  1. Quanto tempo depois de castrado o gato pode tomar banho?
  2. É normal o gato vomitar depois de ser castrado?
  3. Quanto tempo demora para cicatrizar os pontos da cirurgia nos gatos?
  4. O que o gato não pode fazer depois de castrado?
  5. O que acontece se não tirar os pontos do gato?

Quanto tempo depois de castrado o gato pode tomar banho?

Gatos saudáveis não necessitam banhos, pois eles realizam a limpeza de sua pelagem sozinhos, por meio de suas lambidas. Escovar os gatos, principalmente os de pelos longos, é uma ótima estratégia para evitar os banhos. O estresse causado pelo banho pode prejudicar a cicatrização da cirurgia, devido à liberação de substâncias hormonais, como os corticoides, que retardam a cicatrização e diminuem a imunidade do animal.

Os banhos deverão ocorrer somente por orientação médica, quando o animal possuir algum problema de pele, por exemplo. No caso da cirurgia de castração, pode ser que o animal não se limpe adequadamente nos primeiros dias, principalmente se estiver com dor ou devido ao uso do colar elizabetano. Pode dar banho no gato após cirurgia? Nesses casos, o tutor pode utilizar lenços umedecidos para ajudar na limpeza do felino, mas nada de lenços muito perfumados!

Outro problema do banho nos gatos é que eles lamberão os produtos que foram aplicados nos pelos e deixaram resíduos, podendo sofrer intoxicações. Além disso, é necessário que os pelos fiquem bem secos após o banho, evitando que a umidade favoreça o crescimento de fungos e bactérias.

Mas, caso o banho seja extremamente necessário e não exista outra opção, o tutor deve tomar os seguintes cuidados:

  1. Dar banho somente 20 dias após a cirurgia de castração nos gatos machos e após 30 a 40 dias nas fêmeas;
  2. Escolher o horário mais quente do dia para dar o banho;
  3. Utilizar produtos neutros, de preferência sem perfumes e próprios para gatos;
  4. Dar o banho em local fechado, sem correntes de ar e sem objetos que possam machucar o gato caso ele salte;
  5. O banho deverá ser o mais breve possível para reduzir o estresse do animal;
  6. Secar bem com a toalha. Caso não fique totalmente seco, utilizar o secador com muita cautela, pois o barulho pode estressar demais o gato.

É normal o gato vomitar depois de ser castrado?

Alguns animais podem sentir náuseas e até vomitar no início da indução anestésica ou logo após a recuperação da anestesia, sendo muito importante realizar o jejum prévio à cirurgia para evitar esse tipo de complicação. Além disso, quando o animal fica muito tempo sem comer devido à cirurgia, pode acontecer de vomitar também. Mas esse sintoma deverá ser passageiro, não ocorrendo mais do que uma ou duas vezes.

Alguns gatos podem apresentar vômitos no pós-operatório, o que deverá ser informado ao médico veterinário responsável, podendo ser ocasionados pelo uso de anti-inflamatórios e antibióticos. Na maioria das vezes, o uso de um protetor gástrico ou um ajuste na dose desses medicamentos é o suficiente para resolver o problema.

Quanto tempo demora para cicatrizar os pontos da cirurgia nos gatos?

Caso não ocorram complicações, o tempo de cicatrização dos pontos pode variar de 10 a 15 dias. Se ocorrer infecção na região dos pontos, esse tempo pode se prolongar.

Durante esse período, é importante que você siga as instruções do veterinário para garantir uma cicatrização adequada. Isso pode incluir manter o gato calmo e restrito a atividades limitadas, evitar lamber ou morder os pontos, e realizar curativos ou limpezas recomendadas pelo profissional.

Quanto tempo depois de castrado o gato pode tomar banho? - Quanto tempo demora para cicatrizar os pontos da cirurgia nos gatos?

O que o gato não pode fazer depois de castrado?

Nos primeiros dias após a cirurgia, recomenda-se que o gato fique de repouso, sem pular, correr ou realizar exercícios vigorosos. Esses cuidados podem evitar que algum ponto se abra, seja ele interno ou externo, principalmente ligaduras de vasos sanguíneos, e ocorram hemorragias. Procure deixar o bichano repousando em um local menor, como um quarto ou um banheiro, sem muitos locais para pular.

Outra dica muito importante é o uso do colar elizabetano, aquele que parece um abajur. Isso evitará que o gatinho fique lambendo os pontos e infectando a cirurgia com bactérias da sua boca. O colar pode ser adquirido em lojas de produtos para pets ou pode ser confeccionado em casa, como algum plástico ou chapas de radiografia. Os gatos preferem os colares caseiros porque ficam mais leves e transparentes, permitindo que enxerguem melhor o ambiente enquanto usam o aparato.

O que acontece se não tirar os pontos do gato?

Cirurgias de castração com abordagem minimamente invasiva, com acesso por meio de pequenas incisões, oferecem menos desconforto e dor no pós-operatório, recuperação cirúrgica mais rápida, menores custos e melhores resultados estéticos, sendo utilizados apenas alguns poucos pontos.

Além disso, algumas técnicas cirúrgicas de castração utilizam apenas pontos internos, não sendo necessário levar o animal novamente ao médico veterinário para a retirada dos pontos. Essas técnicas são bastante utilizadas em animais que vivem nas ruas, pois serão castrados e logo devolvidos onde foram capturados. Mas se seu gato estiver com pontos externos, o ideal é levá-lo para retirá-los com cerca de 10 a 15 dias após a cirurgia.

Geralmente, utiliza-se o fio de náilon para a sutura da pele, que não costuma causar rejeição, mas também não será absorvido pelo corpo do animal. Apesar de inabsorvível, este fio tem uma perda gradual de até 20% em sua resistência à tração a cada ano. Alguns gatos podem apresentar uma reação local ao fio após alguns dias, sendo necessária à sua retirada.

Agora que você já sabe quanto tempo depois de castrado o gato pode tomar banho e conheceu outros temas relacionados à castração felina, não perca o nosso artigo em que falamos sobre os cuidados, idade ideal, valor e mais sobre a castração em gatos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo depois de castrado o gato pode tomar banho?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Hadad, Y.C.R. Esterilização em cães e gatos: aspectos qualiquantitativos e etnológicos no município de Mãe do Rio, Pará. Universidade Federal Rural da Amazônia, 2019. Disponível em https://veterinaria.ufra.edu.br/images/tcc-defendidos/2019-2/YVANA_CARLA_REZENDE_HADAD.pdf. Acesso em 26/05/2023.
  • Silva, L.S. Aplicabilidade e reação tecidual dos fios de sutura. Universidade Federal de Goiás, 2009. Disponível em http://cirurgia.vet.ufba.br/arquivos/docs/aulas/fios_aplicabilidade.pdf. Acesso em 26/05/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Quanto tempo depois de castrado o gato pode tomar banho?