Doenças respiratórias

Cachorro fazendo barulho de porco, o que fazer?

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 15 dezembro 2022
Cachorro fazendo barulho de porco, o que fazer?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Cães com certos problemas respiratórios podem fazer ruídos anormais que se assemelham ao som feito pelos porcos. O aparecimento deste tipo de "ronco" ou do que parece ser um engasgo pode ser associado a diferentes processos, alguns sem significado clínico, e outros mais sérios que podem ser prejudiciais à saúde e ao bem-estar dos pets.

O que significa quando há um cachorro fazendo barulho de porco e o que fazer? É o que vamos explicar neste artigo do PeritoAnimal, detalhando as possíveis causas para esses sons e o que fazer em cada caso.

Índice

  1. Espirro reverso
  2. Síndrome braquicefálica
  3. Rinite

Espirro reverso

Embora o espirro reverso em cães muitas vezes cause grande preocupação entre os tutores, geralmente não é uma condição séria.

O que acontece quando os cachorros sofrem um episódio de espirro reverso é que o ar, em vez de ser expelido pelo nariz como em um espirro normal, é fortemente sugado para dentro da via aérea. Quando isso ocorre, os cães ficam quietos, com a boca fechada e o pescoço esticado, e emitem um barulho inspiratório alto, e parece que estamos diante de um cachorro fazendo barulho de porco.

Embora muitas vezes isso pareça bastante alarmante, é importante esclarecer que os cães que sofrem de espirros reversoss não estão se asfixiando, pois não há nada que impeça a entrada de ar nas vias aéreas. O barulho de porco produzido pelo cachorro é simplesmente devido à entrada rápida e forçada de ar e não é prejudicial ao animal.

O espirro reverso é geralmente causado por um espasmo muscular no trato respiratório superior. Este espasmo é normalmente gerado na presença de agentes que irritam a mucosa respiratória (tais como poeira, cheiros fortes, vapores de certos produtos químicos, corpos estranhos ou até mesmo coleiras muito apertadas). Em cães braquicefálicos, o espirro reverso ocorre com mais frequência devido à conformação anatômica de seu trato respiratório superior.

Estes episódios do cachorro fazendo barulho de porco geralmente duram entre 30 segundos e alguns minutos, e uma vez que o animal tenha engolido, a respiração volta ao normal.

O que fazer se o cachorro faz barulho de porco por este motivo?

Como regra geral, nenhum tratamento é necessário, embora seja verdade que podemos ajudá-lo para que o episódio dure o menor tempo possível, realizando algumas manobras para estimular que o cachorro engula saliva e, assim, retorne à respiração normal:

  • Tape suavemente as narinas: isto forçará o animal a abrir sua boca e engolir.
  • Massageie o pescoço na área da garganta para estimular a deglutição.

Entretanto, se você notar que o cachorro fica estressado ou até agressivo quando você executa qualquer uma destas manobras, é preferível parar de fazê-las e simplesmente esperar que o episódio de espirro reverso, ou seja, que o cachorro fazendo o barulho de porco termine espontaneamente.

Da mesma forma, se você notar que o cão sofre este tipo de episódios de forma recorrente, ou se eles durarem muito tempo, é importante que você vá ao veterinário para que ele possa identificar se existe alguma causa patológica subjacente que esteja causando o espirro reverso.

Cachorro fazendo barulho de porco, o que fazer? - Espirro reverso

Síndrome braquicefálica

Em cães braquicefálicos, é particularmente comum que os tutores procurem a clínica veterinária com a seguinte afirmação: "meu cachorro faz barulho de um porco" ou "meu cachorro faz ruídos de porco".

Nestes casos, a causa dos sons respiratórios anormais é geralmente a conhecida síndrome braquicefálica. Esta síndrome consiste em um conjunto de alterações respiratórias que ocorrem em raças braquicefálicas devido à conformação de sua cabeça (em particular seu focinho) e vias aéreas superiores.

Os cães com síndrome braquicefálica podem ter um ou mais dos seguintes distúrbios respiratórios:

  • Estenose das narinas: isto é, narinas muito pequenas.
  • Palato mole alongado: o palato mole é tão longo que sua extremidade se projeta para a via aérea e dificulta a entrada de ar. Esta é a anomalia mais frequentemente encontrada em cães braquicefálicos.
  • Colapso laríngeo: a rigidez e o apoio proporcionados pela cartilagem laríngea se perde, fazendo com que a laringe se dobre e colapse.
  • Hipoplasia traqueal.
  • Hiperplasia faríngea.
  • Hipertrofia dos cornetos nasais: as mucosas nasais são exuberantes e dificultam a entrada de ar.

Todas essas anormalidades causam uma maior resistência à passagem de ar inspirado, resultando em barulhos inspiratórios e roncos similares aos emitidos pelos porcos. Além disso, esses cães frequentemente têm dificuldade para respirar, intolerância ao exercício e ao calor, cianose, síncopes, assim como sintomas digestivos, como vômitos e regurgitação.

Deve ser enfatizado que se o cachorro estiver fazendo barulho de porco, ou seja, com um ronco contínuo ou falta de ar em pequenos esforços, isso nunca deve ser considerado normal (mesmo em cães braquicefálicos), pois estas alterações comprometem muito o bem-estar dos animais.

Portanto, se seu cão é braquicefálico e você observou que ele tem algum dos sintomas compatíveis com esta síndrome, é importante que você consulte seu veterinário para que este processo possa ser tratado o mais cedo possível. Normalmente, após avaliar as anomalias específicas que o animal apresenta, uma cirurgia apropriada será considerada, uma vez que o tratamento das alterações respiratórias associadas à síndrome braquiocefálica é eminentemente cirúrgico.

Finalmente, é importante lembrar a importância de uma criação responsável de nossos animais de estimação. A criação indiscriminada e descontrolada leva frequentemente à perpetuação, ou mesmo ao agravamento, deste tipo de malformação congênita, que compromete o bem-estar de algumas raças de cães. Portanto, é crucial que os tutores, veterinários e criadores estejam sempre comprometidos com a criação seletiva, cuidadosa e responsável.

Confira ainda este outro artigo: Meu cachorro respira com força pelo nariz - Causas e tratamento.

Cachorro fazendo barulho de porco, o que fazer? - Síndrome braquicefálica

Rinite

A rinite é outra causa que pode levar um "cachorro a ficar fazendo barulho de porco", ou seja, a desenvolver sons respiratórios anormais, semelhantes aos emitidos pelos porcos. A rinite é um processo inflamatório da mucosa nasal que ocorre quando algum agente altera ou fere esta mucosa.

A mucosa nasal responde produzindo uma secreção nasal, que obstrui a passagem de ar e gera turbulência que resulta no aparecimento de barulhos respiratórios anormais (geralmente roncos).

As causas da rinite em cães são muito variadas e incluem:

  • Processos infecciosos: por vírus (tais como cinomose), bactérias (tais como Bordetella ou Streptococcus) ou fungos (tais como Aspergillus ou Penicillium).
  • Agentes irritantes: tais como poeira, fumaça, poluição ou vapores gerados por produtos químicos (tais como limpadores ou vernizes).
  • Corpos estranhos: tais como pequenas pedras ou pedaços de galhos, etc.
  • Tumores: tanto benignos como malignos.
  • Alérgenos: tais como pólen ou ácaros de pó.

Dependendo da causa, a secreção nasal pode variar em cor e densidade (pode ser serosa, mucosa, purulenta ou sangrenta). Em qualquer caso, o aparecimento de barulhos respiratórios anormais e secreção nasal implica a existência de um processo patológico no trato respiratório superior. Portanto, quando esses sintomas são observados, é importante visitar um centro veterinário para determinar a causa do processo e estabelecer o tratamento mais adequado.

O que fazer

O tratamento da rinite deve ser estabelecido com base na causa que desencadeou o processo. Por exemplo, em processos infecciosos, o tratamento antimicrobiano será prescrito, enquanto que na rinite tumoral pode ser considerado o tratamento cirúrgico e/ou quimioterápico. Além disso, independentemente do tratamento específico, pode ser estabelecido um tratamento de apoio para facilitar a cura do animal (com umidificadores que ajudam a fluidificar a secreção nasal, mucolíticos, expectorantes, etc.).

Agora que você já sabe o que significa quando vemos um cachorro fazendo barulho de porco e o que fazer em cada situação, deixamos um vídeo no qual falamos sobre as causas para a barriga do cachorro fazendo barulho:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro fazendo barulho de porco, o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças respiratórias.

Bibliografia
  • VetHelpDirect. Why does my dog grunt like a pig?. Disponível em: <https://vethelpdirect.com/vetblog/2022/04/24/why-does-my-dog-grunt-like-a-pig/>. Acesso em 15 de dezembro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Cachorro fazendo barulho de porco, o que fazer?