Desparasitação e vermífugos

Pode dar injeção na gata que está amamentando?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 5 junho 2023
Pode dar injeção na gata que está amamentando?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A esterilização de cães e gatos, também chamada de castração, é uma prática importante, pois evita a superpopulação de animais de rua, e assim, maus tratos, abandonos, agressões a pessoas e controle de zoonoses. No entanto, nem sempre o tutor possui recursos para castrar seu pet, utilizando-se de anticoncepcionais injetáveis de longa duração.

O uso indiscriminado de contraceptivos injetáveis, aplicados em lojas agropecuárias, pet shops e similares, tem provocado problemas de saúde ligados ao uso da progesterona, como infecção no útero, complicações durante o parto, morte fetal, óbito materno, tumores mamários, distúrbios endócrinos, dentre outros.

Pode dar injeção no gata que está amamentando? Saiba que isso não é indicado. A maioria dos tutores desconhecem o potencial tóxico e os efeitos colaterais causados pelos anticoncepcionais injetáveis nas gatas, e como a automedicação é uma prática comum para humanos, acaba refletindo também para os animais domésticos. Essas medicações atuam retardando ou suprimindo a fase de aceitação sexual, eliminando assim as características comportamentais inerentes a essa fase. Se você é tutor de uma gata e está pensando em dar anticoncepcional para ela, leia este artigo antes de qualquer atitude. O PeritoAnimal vai te ajudar a tomar uma boa decisão. Boa leitura!

Índice

  1. Pode dar injeção na gata amamentando? O que acontece?
  2. Opções de anticoncepcionais para gatas
  3. Quantos meses dura a injeção de anticoncepcional para gatas?
  4. Como cuidar de uma gata que está amamentando?
  5. Pode vacinar uma gata no cio?

Pode dar injeção na gata amamentando? O que acontece?

Durante a amamentação, não é indicado o uso de anticoncepcionais, pois a gata já estará sob a influência de vários outros hormônios. O mecanismo básico da ação dos anticoncepcionais é a diminuição da secreção do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH), inibindo a secreção de hormônio folículo estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH), cessando, portanto, o desenvolvimento e maturação dos folículos ovarianos. Os progestágenos são mais efetivos na inibição do ciclo sexual quando administrados durante o período de inatividade ovariana – anestro ou interestro.

O uso de anticoncepcionais durante a amamentação em gatas não terá efeitos sobre a produção de leite, caso o anticoncepcional seja composto apenas de progestágenos. No entanto, caso a gata já tenha entrado no cio, mesmo amamentando, e tenha cruzado, a medicação poderá causar morte fetal e problemas de parto. Antes de aplicar qualquer medicação, consulte o médico veterinário, que saberá dizer em qual fase do ciclo estral a gata está e se a administração de hormônios será eficaz ou não para suprimir o próximo cio.

Opções de anticoncepcionais para gatas

O hormônio progesterona pode ser produzido de forma sintética, sendo chamado de progestinas ou progestagênicos, sendo os mais utilizados o megestrol, a medroxiprogesterona e a proligestona. Esses fármacos são comercializados a baixo custo, sem a necessidade de prescrição médica ou venda controlada. Na maioria das vezes, os tutores desconhecem os efeitos colaterais desses medicamentos, o que torna esse método contraceptivo o mais utilizado em gatas e cadelas.

Neste outro artigo detalhamos mais os métodos anticoncepcionais para gatos.

Quantos meses dura a injeção de anticoncepcional para gatas?

Geralmente a gata permanece sem cio durante 4 a 6 meses após a aplicação do anticoncepcional de longa duração. As doses indicadas nas bulas desses medicamentos geralmente são altas, sendo excessivas para gatas pequenas. Caso a fêmea já esteja grávida e receba a medicação, poderá ocorrer morte dos fetos e dificuldades no parto. Apesar de ser uma alternativa mais barata, o uso de anticoncepcionais pode sair caro, pois o animal poderá ter problemas e ser submetido a uma cesariana ou a uma cirurgia de retirada do útero de emergência, devido à infecção. A melhor forma de evitar a reprodução em gatos continua sendo a esterilização definitiva, por meio da castração.

Como cuidar de uma gata que está amamentando?

A gata que está amamentando deverá ficar em local calmo e aquecido, limpo e arejado. A dieta fornecida deverá ser ração formulada especificamente para filhote, para um aporte maior de proteínas e outros nutrientes, devendo receber uma quantidade maior que o usual, pois a gata terá um maior gasto energético nessa fase. Sempre deixe as vasilhas de água perto da gata, para que ela não fique com receio de deixar os filhotes e ir para longe para beber água.

Não é necessário suplementar a dieta caso a gata esteja comendo uma ração de qualidade, com ingredientes que forneçam sua necessidade calórica diária de forma correta. Caso a dieta não seja suficiente ou não tenha a qualidade desejada, o uso de suplementos está indicado, com a orientação de um médico veterinário.

E se você não pretende ter mais filhotes, o ideal é manter a gata que está amamentando longe de gatos machos, pois ela pode entrar no cio ainda amamentando e engravidar novamente. As gatas costumam ciclar rapidamente, podendo entrar no cio a cada 15 dias.

Pode vacinar uma gata no cio?

Você já viu que não é indicado dar injeção na gata amamentando. E vacinar uma gata no cio, pode? Nas fêmeas, as progesteronas sintéticas, quando aplicadas, inibem a produção de estrógeno pelo corpo, por meio de feedback negativo, causando uma diminuição da atividade ovariana. Se forem aplicados na fase de anestro (fase de completa inatividade sexual, durante a qual não há sinais de manifestação de cio), previne o retorno do estro, popularmente chamado de cio. Caso seja aplicado na fase de proestro (fase anterior ao estro), resulta em inibição das ovulações. Como a gata possui ovulação induzida pelo coito, não haverá comportamento de cio e nem copulação, não ocorrendo a ovulação.

Caso a gata já esteja no cio, não se deve aplicar o anticoncepcional. Se não houver outra alternativa além do uso do anticoncepcioal, a medicação deverá ser aplicada somente no período de anestro e com acompanhamento do médico veterinário. Sempre aguarde acabar o cio para aplicar o anticoncepcional.

As complicações do uso de hormônios com a finalidade de inibir o cio são enormes, como por exemplo:

Por isso, sempre que possível, opte pela castração, e não pelo uso de anticoncepcionais, proporcionando uma solução definitiva para o controle populacional dos seus gatinhos.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode dar injeção na gata que está amamentando?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .

Bibliografia
  • Chimenes, N.D. et al. Projeto de orientação ao uso de anticoncepcionais em cães e gatos. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/UFMS, 2017. Disponível em https://famez.ufms.br/files/2015/09/PROJETO-DE-ORIENTA%C3%87%C3%83O-AO-USO-DE-ANTICONCEPCIONAIS-EM-C%C3%83ES-E-GATOS.pdf. Acesso em 29/05/2023.
  • Velozo, G.S.S. Investigação acerca de esclarecimentos prestados no ato da dispensação de contraceptivos hormonais para animais domésticos em estabelecimentos da Cidade de Areia – PB. Universidade Federal da Paraíba, 2022. Disponível em https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/23291/1/GSSV07072022-MV363.pdf. Acesso em 29/05/2023.
  • Lopes, M.D., Ackermann, C.L. Contracepção em felinos domésticos: novas abordagens. Rev. Bras. Reprod. Anim., v.41, p.270-277, 2017. Disponível em http://www.cbra.org.br/portal/downloads/publicacoes/rbra/v41/n1/p270-277%20(RB669).pdf. Acesso em 29/05/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Pode dar injeção na gata que está amamentando?