Desparasitação e vermífugos

Vermífugo para cães filhotes - Quando dar, doses e como dar

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 21 novembro 2023
Vermífugo para cães filhotes - Quando dar, doses e como dar
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Uma situação muito comum é vermos filhotes de cachorros com infestação de parasitas, tanto internos quanto externos. Os parasitas internos mais comuns são os vermes, os quais variam em tamanho, formato e na gravidade dos sintomas que causam. O cuidado com os filhotes deve começar enquanto estão na barriga da mãe, nunca esquecendo que a saúde da gestante influenciará diretamente na saúde dos seus bebês.

Alguns parasitas intestinais podem ser transmitidos aos filhotes por via transplacentária, ou seja, conseguem atravessar a barreira placentária e infectar o feto. Outros parasitas são transmitidos por meio do leite da mãe, destacando a importância de vermifugar a fêmea gestante para proteger sua prole.

A época certa para administrar o vermífugo, sua dosagem e a frequência de uso são de extrema importância para que seu efeito seja o melhor possível. Vários desses parasitas intestinais possuem potencial zoonótico, ou seja, podem ser transmitidos dos animais para as pessoas, sendo um problema permanente de saúde pública. Ter um animal de estimação implica várias responsabilidades, e uma delas é proporcionar qualidade de vida, garantindo alimentação, moradia, assistência à saúde e prevenção de doenças, incluindo vacinas e vermífugos. Mas como dar o vermífugo para os filhotes? Qual a dose correta? Qual a frequência? Se você tem um filhote em casa ou alguma cadela gestante, não deixe de ler este artigo do PeritoAnimal, onde detalharemos pontos importantes nesse cuidado essencial com os cães.

Também lhe pode interessar: Antiparasitários para cães filhotes

Índice

  1. Por que dar vermífugo para cão filhote?
  2. Quando dar vermífugo para cães filhotes?
  3. Doses do vermífugo para caes filhotes
  4. Como dar vermífugo para caes filhotes

Por que dar vermífugo para cão filhote?

Os cães filhotes, principalmente aqueles encontrados na rua, geralmente sofrem de verminose. Isso acontece porque os tutores desconhecem a necessidade de se vermifugar a cadela antes e após a gestação. Além disso, cadelas de rua não recebem o tratamento correto contra verminoses quando prenhas.

Alguns parasitas intestinais podem ser transmitidos da mãe para os filhotes durante a gestação, por via transplacentária, ou durante a amamentação. Os ovos dos parasitas são eliminados pelo leite da cadela, infectando os filhotes que mamam. Além disso, filhotes costumam se infectar com maior frequência, visto que ainda estão aprendendo a fazer suas necessidades no local certo, pisando muitas vezes nas suas fezes e de seus irmãos e se lambendo depois.

A vermifugação deverá ser realizada em toda a ninhada e na mãe também, pois caso isso não seja feito, haverá transmissão de um animal para outro por meio do ambiente contaminado, por lambidas de um filhote no outro e pela amamentação.

Quando dar vermífugo para cães filhotes?

A cadela deverá ser vermifugada antes mesmo de ficar grávida. Isso proporcionará uma maior segurança para que não ocorra transmissão de parasitas aos filhotes. Após o parto, a cadela deverá receber outra vermifugação, garantindo que todos os parasitas sejam eliminados.

Com 15 dias após o nascimento, os filhotes deverão ser vermifugados. O ideal é utilizar vermífugos para filhotes, com uma concentração menor que os medicamentos para adultos, além de serem mais fáceis de administrar por serem líquidos. O vermífugo deverá ser administrado na segunda semana de idade e depois aos 30 dias de vida.

Vermífugo para cães filhotes - Quando dar, doses e como dar - Quando dar vermífugo para cães filhotes?

Doses do vermífugo para caes filhotes

A quantidade de vermífugo a ser administrada aos filhotes vai variar com o medicamento utilizado. Geralmente, as formulações apresentam uma dosagem de 1ml por quilo de animal vivo. Ou seja, se o cãozinho pesar 1 kg, deverá tomar 1 ml do medicamento, se pesar 2kg, tomará 2 ml, e assim por diante.

As medicações mais utilizadas possuem como princípio ativo, basicamente, o praziquantel, pamoato de pirantel e febantel. Essa combinação de princípios ativos garante uma vermifugação segura e eficaz para filhotes e adultos. As doses geralmente utilizadas são:

  • Praziquantel: 5 a 10mg/kg
  • Pamoato de pirantel: 5 a 10mg/kg
  • Febantel: 10 a 15mg/kg

A combinação desses três princípios ativos garante uma proteção contra diversos parasitas, como:

  • Ancylostoma caninum
  • Dipylidium caninum
  • Echinococcus granulosus
  • Echinococcus multilocularis
  • Taenia multiceps
  • Taenia ovis
  • Taenia psiformis
  • Taenia taeniaeformis

Como dar vermífugo para caes filhotes

Os filhotes deverão ser vermifugados com 15 dias de vida. As formulações para filhotes geralmente são líquidas, com sabores mais agradáveis para os pequenos. No entanto, a maioria dos cãezinhos não gosta do sabor, salivando bastante após a administração. O medicamento deverá ser colocado em uma seringa medidora (geralmente acompanha o produto), na dosagem indicada na bula, e administrado no cantinho da boca do animal, tomando o cuidado de não inserir o líquido muito rápido e diretamente na garganta, para que o filhote não se engasgue. A dose de reforço deverá ser administrada após 15 dias ou a critério do médico veterinário.

Para auxiliar o tutor na escolha do vermífugo para o filhote, listaremos alguns medicamentos conhecidos e bastante utilizados:

  • Drontal Puppy: utilizado para controlar vermes intestinais e giardíase em filhotes. Já vem com uma seringa medidora para auxiliar na administração. É indicado em dose única para tratamento de vermes. Já no caso dos protozoários, administrar o produto uma vez por dia, durante três dias consecutivos.
  • Endogard para cães até 2,5kg: possui em sua fórmula a ivermectina, que atua contra o verme do coração. Além disso, os outros 3 princípios ativos básicos, pirantel, praziquantel e febantel, eliminam outros vermes intestinais.
  • Canex composto suspensão: conforme a bula do produto, utilizar na 3ª, 6ª e 9ª semanas de vida. Age contra diversos vermes intestinais, com segurança para uso em filhotes.
  • Vermivet Filhote: o produto é composto de pamoato de pirantel, praziquantel e febantel, que garantem amplo espectro de ação contra formas adultas e larvais dos principais vermes intestinais dos cães e gatos, com grande margem de segurança, já que a dose tóxica é extremamente superior à recomendada. Vermivet Filhote deve ser administrado por via oral aos 15 dias de vida, 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º mês de idade. Recomenda-se administrar 1 mL do medicamento para cada kg de peso do cão ou gato, o que corresponde a 14,5 mg de Pamoato de pirantel, 5 mg de Praziquantel e 15 mg de Febantel. A vermifugação dos filhotes é fundamental para seu desenvolvimento físico e imunológico.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Vermífugo para cães filhotes - Quando dar, doses e como dar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .

Bibliografia
  • Katagiri, S., Oliveira-Sequeira, T.C.G. Zoonoses causadas por parasitas intestinais de cães e o problema do diagnóstico. Arq. Inst. Biol., v.74, p.175-184, 2007. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.scielo.br/j/aib/a/QGW7JpXFg4S9kZhYPmXX3Wb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 09/11/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Vermífugo para cães filhotes - Quando dar, doses e como dar