Partilhar

Piolhos dos canários - Prevenção e tratamento

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 16 janeiro 2017
Piolhos dos canários - Prevenção e tratamento

São muitas as pessoas que decidem optar por aves quando se trata de acolher um animal em sua casa, e são várias as espécies de aves que podemos adotar como animal de estimação e entre as mais características e simpáticas podemos destacar os canários.

Tratam-se de animais alegres e que são fáceis de manter em ótimas condições, no entanto, também estão expostos a contrais diversas doenças e são especialmente susceptíveis às infecções parasitárias.

Neste artigo falamos da prevenção e tratamento dos piolhos nos canários, com a finalidade de poder oferecer a melhor atenção ao seu canário.

Também lhe pode interessar: Piolhos em cachorros- Sintomas e tratamento

O piolho vermelho nos canários

Os canários podem ver-se afetamos por piolhos, sendo especialmente susceptíveis à infecção parasitária causada pelo piolho vermelho, um parasita que se alimenta do sangue de mamíferos e outros animais vertebrados e que ataca em primeiro lugar as aves mais fracas, começando pelas crias, caso existam.

Trata-se de um parasita cuja presença pode ser difícil de detectar uma vez que os seus hábitos são noturnos e apenas se manifestam durante a noite. A vigilância continua será imprescindível para poder detectar o piolho vermelho a tempo, uma vez que quando mais tarde se inicie o tratamento, mais difícil será erradicar completamente este parasita.

Piolhos dos canários - Prevenção e tratamento - O piolho vermelho nos canários

Como saber se o meu canário tem piolho vermelho?

Para detectar a infecção parasitária causada pelo piolho vermelho é imprescindível observar a gaiola e o comportamento do canário durante a noite. Existem diversos métodos que nos permitem confirmar a presença deste parasita:

  • Inspecionar durante a noite a gaiola aproximando-se com uma lanterna, observando se o canário tem alguma inquietude e desejos de se coçar de forma repetida.

  • Tampar a gaiola com um pano branco durante a noite, pela manhã seguinte pode observar o pano branco com pequenas manchas vermelhas, e inclusivamente pode ser que algum parasita tenha ficado preso a ele.

  • Durante a noite também podemos deixar um pequeno recipiente com água e umas gotas de vinagre, na manhã seguinte podemos encontrar algum parasita afogado nele.

Outro sinal que podemos observar no nosso canário é uma característica palidez na pele que indica o contágio por parasitas hematófagos, que consomem sangue.

Piolhos dos canários - Prevenção e tratamento - Como saber se o meu canário tem piolho vermelho?

Tratamento dos piolhos nos canários

O piolho vermelho é muito difícil de eliminar, sobretudo se não for detectado a tempo, por isso é necessário utilizar um antiparasitário de amplo espetro, neste caso, ivermectina, um principio ativo que pode ser aplicado em infecções parasitárias internar e externar.

No entanto, a sobredose deste antiparasitário pode causar sintomas neurológicos nos canários e inclusivamente pode chegar a causar a morte em alguns casos.

Assim sendo, é de vital importância que não automedique o seu canário. O seu veterinário indicará como deve administrar o antiparasitário, que dose deve usar e com que frequência é necessária a aplicação do mesmo.

Piolhos dos canários - Prevenção e tratamento - Tratamento dos piolhos nos canários

Prevenção dos piolhos nos canários

Para prevenir que os seus canários possam ser afetados por piolhos assim como por outros parasitas externos é importante que siga estes conselhos:

  • Limpe e desinfete periodicamente a gaiola assim como todos os acessórios dos canários.

  • Adicione vinagre de maçã à água que as suas aves usam para o seu banho, deste modo conseguirá repelir alguns parasitas e além disso dará mais brilho à sua plumagem.

  • Aplique um inseticida ou acaricida de forma regular. O seu veterinário pode informar sobre o produto mais adequado.

  • Vigie de forma periódica o comportamento do seu canário, é importante detectar as infecções parasitárias com a maior antecedência possível.
Piolhos dos canários - Prevenção e tratamento - Prevenção dos piolhos nos canários

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Piolhos dos canários - Prevenção e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Escrever comentário sobre Piolhos dos canários - Prevenção e tratamento

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
fabio
Meu canario do império esta com uns piolho e estar muito ruim como faço pra acabar com esta infestação que pode matar meu passaroro
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fabio! Tal como referido no artigo, é de vital importância que não automedique o seu canário. O seu veterinário indicará como deve administrar o antiparasitário, que dose deve usar e com que frequência é necessária a aplicação do mesmo. A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
vitor jose duranti
É indicado a ivermectina no tratamento de infestação do piolho , qual a dosagem

Piolhos dos canários - Prevenção e tratamento
1 de 5
Piolhos dos canários - Prevenção e tratamento

Voltar ao topo da página