Doenças bacterianas

Peritonite em cães - Sintomas e tratamento

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 2 junho 2023
Peritonite em cães - Sintomas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A peritonite em cães é uma doença que pode ser muito grave, sempre dependendo da causa, e, por esse motivo, tem um prognóstico reservado, não sendo possível prever nem a evolução nem o desfecho. Por esse mesmo motivo, neste artigo, queremos que você conheça um pouco mais sobre essa doença e saiba como ela pode se manifestar no seu cão e como pode ser tratada a nível veterinário.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber tudo sobre a peritonite em cães, seus sintomas e tratamento, além do respectivo diagnóstico e causas.

Índice

  1. O que é a peritonite em cães?
  2. Causas da peritonite em cães
  3. Sintomas da peritonite em cães
  4. Diagnóstico da peritonite canina
  5. Tratamento da peritonite em cães
  6. Peritonite em cães tem cura?
  7. Como prevenir a peritonite em cães

O que é a peritonite em cães?

O peritônio é uma membrana que reveste internamente a cavidade abdominal, bem como os órgãos abdominais. Sua função principal é a proteção e absorção de líquidos, os quais não devem estar presentes nessa área anatômica. Quando falamos de peritonite em cães, estamos nos referindo a uma inflamação dessa membrana, que pode ocorrer de forma generalizada ou localizada, sendo que a segunda opção tem um prognóstico melhor.

Causas da peritonite em cães

Existem vários fatores que podem desencadear a peritonite canina, como uma infecção ou obstrução dos ductos da vesícula biliar, embora as principais causas da peritonite em cães sejam:

  • Câncer
  • Bactérias
  • Cálculos biliares
  • Pancreatite: inflamação do pâncreas
  • Estenose: estreitamento dos ductos da vesícula biliar
  • Traumatismo na região abdominal.
Peritonite em cães - Sintomas e tratamento - Causas da peritonite em cães

Sintomas da peritonite em cães

Os sintomas que um cão pode apresentar em caso de peritonite são variados e nem todos eles precisam estar presentes. Pode haver uma variedade de sinais, mas também é possível que a peritonite se manifeste apenas com alguns deles, portanto é importante prestar atenção ao peludo.

Os sintomas de peritonite em cães mais comuns são os seguintes:

Você pode estar se perguntando se existe a possibilidade de morte por peritonite em cães, e embora seja uma doença delicada e complicada do sistema digestivo dos cachorros, se não for tratada adequadamente, nossos amigos peludos correm o risco de morrer, pois ela se espalha muito rapidamente.

Na presença desses sintomas, é importante procurar imediatamente um veterinário. O diagnóstico da peritonite não é feito apenas com base nos sintomas clínicos, o veterinário também realizará outros exames diagnósticos que serão discutidos a seguir.

Peritonite em cães - Sintomas e tratamento - Sintomas da peritonite em cães

Diagnóstico da peritonite canina

Como mencionamos anteriormente, quando você suspeitar que seu cão possa estar sofrendo de peritonite, é muito importante procurar imediatamente um veterinário. O especialista realizará um exame físico minucioso em seu animal de estimação com base nos sintomas que você observou e que podem explicar as causas. O perfil para um diagnóstico completo inclui:

  • Exame físico padrão.
  • Perfil bioquímico: níveis elevados de enzimas hepáticas podem ser observados e a presença de bile na urina. Radiografias e ecografias.
  • Hemograma completo.
  • Análise de urina.
  • Radiografias e ecografias: permitirão visualizar o fígado e possíveis vazamentos de bile.
Peritonite em cães - Sintomas e tratamento - Diagnóstico da peritonite canina

Tratamento da peritonite em cães

O tratamento da peritonite canina vai depender do tipo de peritonite e da gravidade. Geralmente, há três diretrizes básicas para tratar esta condição:

  • Estabilizar as constantes fisiológicas do cão.
  • Tratar a infecção, se houver.
  • Localizar e corrigir a causa.

Em alguns casos, pode ser necessária uma cirurgia para tratar a peritonite, o que envolverá um processo de recuperação para os cães afetados. Essas intervenções cirúrgicas podem ser necessárias, por exemplo, quando há acúmulo de líquidos e é necessário um dreno abdominal.

Destacamos que o prognóstico da peritonite varia para cada animal e depende das causas da doença. Em qualquer caso, um bom atendimento veterinário e cuidados domiciliares rigorosos ajudarão seu cão a superar essa doença. Por fim, vale ressaltar que não existem remédios caseiros para a peritonite em cães.

Peritonite em cães - Sintomas e tratamento - Tratamento da peritonite em cães

Peritonite em cães tem cura?

A peritonite em cães pode ser curada em determinados casos por meio de um tratamento adequado e agressivo, que envolve a estabilização das constantes fisiológicas do animal, o tratamento da infecção, a correção da causa subjacente e, em situações específicas, a intervenção cirúrgica.

No entanto, é necessário salientar que o tratamento da peritonite em cães pode ser complexo e requer cuidados intensivos, como falamos na seção anterior. O prognóstico pode ser reservado, principalmente quando a peritonite está generalizada ou decorre de causas mais graves, como o câncer. Complicações e recorrências também podem ocorrer, tornando o processo de recuperação ainda mais desafiador.

Diante disso, é crucial buscar imediatamente a ajuda de um médico veterinário assim que os sintomas forem observados. O profissional realizará uma avaliação adequada e indicará o tratamento mais adequado para o seu cão. É fundamental manter um envolvimento constante e seguir as orientações do veterinário, pois isso aumentará significativamente as chances de recuperação e êxito no tratamento da peritonite em cães.

Como prevenir a peritonite em cães

Não há nenhuma forma de prevenir a peritonite canina. As visitas regulares ao veterinário podem ajudar a detectá-la antecipadamente, o que representa uma vantagem em termos de tempo. Lembre-se de que, assim como qualquer doença, quanto mais cedo você a detectar, mais cedo poderá agir e mais simples será o tratamento e a recuperação.

Peritonite em cães - Sintomas e tratamento - Como prevenir a peritonite em cães

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Peritonite em cães - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças bacterianas.

Bibliografia
  • Merck Manual Veterinary Manual. Peritonitis in Dogs. Disponível em: <https://www.merckvetmanual.com/dog-owners/disorders-affecting-multiple-body-systems-of-dogs/peritonitis-in-dogs>. Acesso em 2 de junho de 2023.
  • Vetsnow. Peritonitis in dogs. Disponível em: <https://www.vets-now.com/pet-care-advice/peritonitis-in-dogs/>. Acesso em 2 de junho de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Ester Aparecida Pinto
A peritonite pode ser causada também por instrumento cirúrgico mal esterilizado após uma cirurgia para retirada de um tumor no fígado?
A sua avaliação:
Claudio Pereira Sanchez
Minha cadela passou por cirurgia para retirada do útero e morreu duas horas após.
O que terá acontecido?
1) Uns dias antes estava urinando sangue coagulado,
2) Ingeria muita água,
3) Parou de se alimentar,
4) Vomitou um líquido amarelado por duas vezes, sendo que no segundo desmaiou,
5) Extração do útero e
6) Morte duas horas após a cirurgia.
Agradeço pela resposta.
Claudio.
Sandra
Boa noite!
Minha cadelinha , filhote de 40 dias, está com peritonite. Já fez uma cirurgia e está sendo drenada. Faz 11 dias que está internada.
Não tenho mais dinheiro e quero tratá-la em casa. Me ajude, por favor?
Muito obrigada.
Luísa Savala
Oi Sandra! Uma boa dica é buscar ONGs na sua região que possam te ajudar no tratamento ou veterinários que aceitem pagamento parcelado.
Recomendamos sempre que os animais sejam acompanhados por profissionais da área.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras e boa sorte!
1 de 6
Peritonite em cães - Sintomas e tratamento