menu
Partilhar

Meu cachorro perdeu os dentes, o que fazer?

 
Meu cachorro perdeu os dentes, o que fazer?

Ver fichas de  Cachorros

Se o cachorro perdeu os dentes e você quer saber o que fazer, saiba que, quando um cachorro chega à idade adulta, ele conta com uma dentição composta por 42 dentes, os quais estão fixados a um tecido ósseo de suporte cobertos pelas gengivas. Manter essa dentadura em bom estado garante uma melhor qualidade de vida, já que, para qualquer ser vivo, é muito importante poder se alimentar adequadamente, e o cachorro precisa de dentes em bom estado para fazer isso.

Com o tempo, podem acontecer muitas coisas que causem a perda dos dentes nos cães, embora o risco delas acontecerem seja menor caso cuidemos da higiene buco-dental do cachorro.

Se o processo tiver se tornado irreversível e você estiver diante de um cachorro sem dente, neste artigo do PeritoAnimal apresentamos as causas e tratamentos possíveis para esta situação.

Por que os cachorros perdem os dentes?

Um cachorro pode perder os dentes por vários motivos. Porém, os veterinários identificam na maioria dos casos uma causa muito clara, a doença periodontal ou periodontite.

Essa doença pode ser dividida em duas fases. A primeira é reversível e a segunda é a que origina a perda dos dentes de forma irreversível, ou seja, o cachorro fica sem dente. Vejamos com mais detalhes a seguir:

  • Gengivite: É a primeira fase da doença, e felizmente é reversível. Quando existe gengivite, as gengivas são as principais afetadas, e podem ficar doloridas, inflamadas, e, nos casos mais graves, podem sangrar também.
  • Periodontite: É a fase final da doença e não é reversível, já que no interior das gengivas começam a ser afetados aqueles tecidos e estruturas responsáveis por sustentar os dentes. Se a doença avança, ela faz com que eles caiam.

A doença periodontal se inicia com a infecção causada pelo acúmulo de placa bacteriana. Por isso, a melhor forma de prevenir a gengivite, bem como a sua evolução para quadros mais graves, é combater ativamente o tártaro dos dentes do seu cachorro.

Se o cachorro perdeu os dentes o você quer saber o que fazer, continue lendo.

Meu cachorro perdeu os dentes, o que fazer? - Por que os cachorros perdem os dentes?

Tratamento da doença periodontal

O ideal é visitar um veterinário assim que notarmos que o peludo pode estar com algum problema bucal. Contudo, se não tivermos percebido antes e observarmos que o cachorro perdeu um dente, a ida a um profissional não pode ser adiada.

Não podemos nos esquecer de que a perda desse dente é causada por uma infecção bacteriana, que já afetou não só a gengiva, como também os tecidos mais profundos, e por isso corre-se o risco de que a infeção alcance a corrente sanguínea e se espalhe por todo o organismo.

Será imprescindível então que o veterinário avalie a situação do cachorro e receite um tratamento antibiótico, o qual pode ser tópico (aplicado diretamente sobre a cavidade bucal) ou interno, através de comprimidos ou xaropes com princípios ativos antibacterianos.

Caso a escolha seja um tratamento de longa duração por via oral se o cachorro tiver perdido um dente ou mais, outra coisa que recomendamos fazer é que o cachorro inicie paralelamente a ingestão de probióticos, de preferência também sob a supervisão de um veterinário. Dessa forma, as bactérias benignas naturais de seu organismo serão protegidas.

Meu cachorro perdeu os dentes, o que fazer? - Tratamento da doença periodontal

Alimentação de um cachorro sem dentes

Se o cachorro perdeu um ou vários dentes, será fundamental adaptar sua alimentação para que ele possa comer de forma adequada e com o mínimo de dor possível. Para conseguir isso, há várias opções:

  1. No mercado, existem rações específicas para cachorros idosos. O ideal seria umedecer os grãos com água ou caldo (de frango ou de peixe, mas sempre sem sal ou cebola). Devemos esperar até que fique com uma textura parecida com a do purê.
  2. Também podemos encontrar no mercado ração úmida, que é de fácil mastigação. Lembre-se de que na embalagem deve constar a indicação "nutricionalmente completo". Caso contrário, será melhor procurar outro produto que cubra totalmente suas necessidades.
  3. Por fim, podemos consultar com o veterinário a opção de oferecer uma dieta caseira específica, em que os alimentos poderão ser triturados para facilitar a ingestão pelo cachorro. Nesse caso, será muito conveniente consultar com o veterinário as proporções e os suplementos de que o cão vai precisar para evitar deficiências de nutrientes.

Seja qual for a opção escolhida, será importante que essa mudança se realize de forma gradual e sob a supervisão do veterinário, já que ele poderá recomentar um complemento nutricional, caso ache necessário. Por último, tenha em mente que a doença periodontal e a consequente perda dos dentes de um cachorro é uma situação que vai demandar visitas periódicas ao veterinário, para, assim, estimar o grau de infecção.

Meu cachorro perdeu os dentes, o que fazer? - Alimentação de um cachorro sem dentes

O que mais é possível fazer se o cachorro perder um ou mais dentes

Além da alimentação, será importante levar em conta algumas mudanças que devemos realizar para poder continuar enriquecendo o dia a dia do cachorro. Um exemplo disso são os brinquedos.

Existem no mercado alguns produtos específicas para cães mais velhos, como é o caso do kong senior, muito mais macio e maleável que o kong clássico. Esse é só um exemplo, mas nossa missão será buscar escolher os brinquedos que se adaptem melhor à perda de dentes do nosso melhor amigo. Os bonecos de pano, por exemplo, também são uma boa escolha.

É importante também continuar estimulando seus sentidos com jogos de olfato e inteligência, nos quais ele possa utilizar tanto a boca quanto as patas. Para isso, existem muitos tabuleiros para cães, só que em vez de usar bolinhas de ração, usaremos pedacinhos de petisco, carne picada e cozida, ou passaremos patê diretamente para que o cachorro tenha apenas que lamber.

Agora que você já sabe o que fazer caso o cachorro tenha perdido os dentes, é muito importante ressaltar que ele pode levar uma vida praticamente normal. Teremos que ter em mente apenas alguns detalhes para não causar feridas na sua boca, que agora estará muito mais sensível por conta da falta de dentes.

Meu cachorro perdeu os dentes, o que fazer? - O que mais é possível fazer se o cachorro perder um ou mais dentes

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro perdeu os dentes, o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Meu cachorro perdeu os dentes, o que fazer?
1 de 5
Meu cachorro perdeu os dentes, o que fazer?

Voltar ao topo da página