Os cachorros sentem amor?

Os cachorros sentem amor?

Dizer que os cachorros sentem amor é uma afirmação um pouco complexa, embora quem tenha um pet afirme que os cachorros sentem amor e que compreendem as emoções humanas. Há quem diga que são "humanizações", uma vez que os cães não podem sentir. Mas, quem nunca viu o seu cachorro se aproximar quando notam que estamos tristes ou doentes? Quem nunca teve o seu cão todo o dia ao seu lado na cama quando estava doente?

Embora a experiência dos donos de animais de estimação seja importante, a ciência quis comprovar o funcionamento cerebral dos animais diante de estímulos como o riso ou o choro dos donos e determinar se efetivamente existe um reconhecimento das emoções humanas.

Por isso dizíamos que a perguntam é muito ampla, mas no Perito Animal vamos tentar responder a essa pergunta. Os cachorros sentem amor? E prometemos que no final deste artigo vai se surpreender!

Os cachorros sentem

Quem tem um animal de estimação em casa já se deve ter perguntado mais que uma vez se os cães realmente sentem como nós, mas também já devem ter reparado que não é uma pergunta, mas sim uma afirmação. Podemos afirmar cientificamente que os cachorros possuem diversos sentimentos como os ciúmes, tristeza e felicidade. Mas vamos por partes.

Quando choramos ou estamos doentes notamos que o nosso cachorro está sempre ao nosso lado. Até algum tempo atrás os cientistas defendiam que os cachorros faziam isso por curiosidade e não porque sentiam as nossas sensações nesse momento.

No entanto, diversos estudos encarregaram-se de demonstrar que esta crença é falsa. Primeiro começou um médico da Universidade de Atlanta estudando a reação do cérebro canino diante de odores de pessoas conhecidas e desconhecidas. Comprovou-se que atua uma região conhecida como núcleo caudado, também existente nos humanos, e que está relacionado com o amor, representando no nosso cachorro o cheiro da casa ou tranquilidade.

Para diferenciar entre choro e riso, encarregou-se uma Universidade de Budapeste através de ressonância magnética em cães e humanos ao mesmo tempo. Chegaram então á conclusão que o cachorro chega a diferenciar quando estamos felizes ou não, aproximando-se para partilhar o seu carinho ao notar que algo não está bem.

Os cachorro entendem o choro humano

Anteriormente, dissemos que os cães podem diferenciar entre o choro e o riso humano. Mas, o que os faz aproximar quando estamos tristes?

A mesma dúvida surgiu há alguns anos no Departamento de Psicologia de uma Universidade de Londres. Avaliaram um grupo de cães com os seus donos e pessoas que nunca tinham visto antes. Notaram que diante de um grupo de pessoas falando normalmente e outro que chorava, os cães aproximavam-se do segundo grupo para terem contacto físico com elas, sem importar se eram desconhecidos para eles.

Isto surpreendeu muitos dos psicólogos, que conseguiram demonstrar que o nossos cachorros são capazes de saber quando estamos tristes e querem estar perto de nós para nos darem o seu apoio incondicional.

O meu cachorro me ama?

Que adoramos o nosso cachorro é mais que óbvio. Que queremos sempre a sua companhia e partilhar muitas coisas com ele, também. Mas gostávamos de entender corretamente a sua linguagem para ter a certeza que o nosso cachorro sente o mesmo. Existem algumas posturas que nos demonstram que o cão sente o mesmo amor por nó, só tem que as saber ler:

  • Mover o rabo e emocionar-se quando nos vê, às vezes chegando a perder um pouco de xixi devido à excitação.
  • Está ao nosso lado quando não estamos saudáveis e felizes. Cuida de nós.
  • Não perde a oportunidade de nos lamber.
  • Reclama a nossa atenção para brincar, sair ou comer.
  • Segue-nos em todos os nossos movimentos, quer seja com o olhar ou caminhando.
  • Dorme o mais próximo que deixarmos de nós.

Penso que não restam dúvidas, os nossos cachorros sentem um amor imenso e incondicional por nós. Basta lembrar o velho ditado: "os olhos são a janela da alma".

Se gosta deste tema veja também o artigo em que lhe explicamos se um cachorro se pode apaixonar por um ser humano.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os cachorros sentem amor?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.