Curiosidades do mundo animal

Os animais mais fortes do mundo

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 27 abril 2022
Os animais mais fortes do mundo

Você sabe qual é o animal mais forte do mundo? Os animais nunca deixam de nos surpreender, pois em cada grupo encontramos uma série de traços ou curiosidades que estão associados a qualidades únicas. Uma das características de certas espécies é sua capacidade de força, em muitos casos consideravelmente superior à dos seres humanos. Mas isto não ocorre apenas naqueles indivíduos que têm grandes tamanhos, nos quais podemos pensar que sua força é proporcional, mas em alguns com tamanhos minúsculos este aspecto também é observado.

Neste artigo do PeritoAnimal listamos os animais mais fortes do mundo, muitos deles certamente irão te surpreender! Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Os animais mais fofos do mundo

Índice

  1. Elefante-da-savana
  2. Rinoceronte-branco
  3. Tigre-de-bengala
  4. Urso-pardo
  5. Sucuri
  6. Gavião-real
  7. Gorila
  8. Besouro-hércules
  9. Formigas-cortadoras
  10. garoupa-gigante
  11. Bois e touros
  12. Crocodilo-de-água-salgada
  13. Cavalo shire
  14. Tubarão-branco
  15. Qual é o animal mais forte do mundo?
Ver mais >>

Elefante-da-savana

Os elefantes são, sem dúvida, mamíferos verdadeiramente imponentes, e seu enorme tamanho e peso os tornam bastante majestosos. Por esta razão, são considerados os mamíferos mais fortes do mundo. Entre eles, particularmente o elefante-da-savana (Loxodonta Africana) caracteriza-se por ser o mais forte de todos os elefantes, além de ser considerado o maior mamífero terrestre da atualidade. Isto porque suas dimensões podem ser de até 7 metros de comprimento e 4 metros de altura, enquanto seu peso varia de 6 a 7 toneladas.

Os elefantes têm sido usados há muito tempo para vários trabalhos pesados devido à sua capacidade de carga. Eles também demonstram esta habilidade derrubando árvores com alguma facilidade, o que para outros animais e até mesmo humanos seria uma tarefa impossível sem a ajuda de ferramentas. Assim, um elefante macho totalmente desenvolvido pode levantar cerca de 300 kg de peso.

Neste outro artigo você conhecerá os diferentes tipos de elefantes.

Os animais mais fortes do mundo - Elefante-da-savana

Rinoceronte-branco

Outro dos animais mais fortes do mundo é o rinoceronte, especialmente o rinoceronte-branco (Ceratotherium simun), que tem cerca de 4 metros de comprimento, 2 metros de altura e pesa cerca de 4 toneladas, o maior destes animais. Os rinocerontes são animais territoriais e não hesitarão em enfrentar nada nem ninguém se se sentirem em risco, especialmente as fêmeas com filhotes. Eles praticamente não têm predadores, com exceção dos humanos, e são capazes de levantar outros animais com sua força, derrubando certas árvores e até mesmo derrubando veículos que pesam cerca de uma tonelada sem qualquer problema.

Os animais mais fortes do mundo - Rinoceronte-branco

Tigre-de-bengala

Entre os felinos podemos citar os tigres, um dos mais ferozes carnívoros existentes. Estes belos e imponentes animais têm uma força extremamente impressionante, por exemplo, o tigre-de-bengala (Panthera tigris tigris), que pode chegar a 300 kg de peso, é capaz de arrastar um animal que tenha até duas vezes sua massa. Neste sentido, eles também não têm predadores naturais, portanto, a menos que estejam doentes ou feridos, um tigre adulto não tem rivais na natureza e, assim, também são considerados alguns dos animais mais fortes do planeta.

Os animais mais fortes do mundo - Tigre-de-bengala

Urso-pardo

O urso-pardo (Ursus arctos) é também um dos maiores e mais fortes animais terrestres. Embora esteja no grupo carnívoro, é na verdade um onívoro, mas pode caçar grandes presas se preferir, como gado, alce, rena, bois e até ursos-negros, com um urso adulto capaz de transportar até 500 kg. Os ursídeos têm grande força em seus membros, que, junto com suas garras, usam com agilidade para a defesa e a caça. A subespécie conhecida como o urso-pardo (Ursus arctos horribilis) também tem uma força impressionante, que também os colocam como um dos animais mais fortes do mundo.

Os animais mais fortes do mundo - Urso-pardo

Sucuri

A sucuri-verde (Eunectes murinus) é a maior cobra do mundo. As fêmeas, que são maiores que os machos, geralmente têm cerca de 6 metros de comprimento, mas podem ter o dobro deste comprimento.

Estes animais são conhecidos como constritores, pois eles perseguem e caçam suas presas, inicialmente agarrando-os com seus dentes e depois enrolando seus longos corpos em torno deles até sufocá-los ou causar falha circulatória devido à força com a qual os apertam. O peso máximo desta sucuri é de cerca de 250 kg e é capaz de dominar um animal que tenha até 50% de sua massa.

Os animais mais fortes do mundo - Sucuri

Gavião-real

O gavião-real (Harpia harpyja) é uma das maiores espécies de aves do mundo. Pertence ao grupo das aves de rapina, portanto sua dieta é carnívora e, embora possa alimentar-se de vários pequenos animais, sua presa principal é o bicho-preguiça, que pesa cerca de 8 quilos e que pode capturar e levantar com suas garras poderosas. Isto, sem dúvida, o torna um dos animais mais fortes do mundo.

Os animais mais fortes do mundo - Gavião-real

Gorila

Os gorilas são os maiores e mais pesados primatas existentes, além de serem inteligentes. Especialmente os machos conhecidos como gorilas de costas prateadas, que lideram os grupos familiares, e são particularmente fortes. Estes animais podem pesar entre 150 e 180 kg e têm uma altura média de 1,85 metro. Um gorila macho deste tipo pode ter a força de vários humanos, sendo capaz de levantar cerca de 800 kg de peso. Estas características, sem dúvida, fazem dele um dos animais mais fortes que existem.

Definir qual é o animal mais forte da selva é complicado porque muitos dos animais mencionados aqui são encontrados neste habitat. No entanto, podemos dizer que o gorila é um deles a ser levado em conta.

Os animais mais fortes do mundo - Gorila

Besouro-hércules

O besouro-hércules (Dynastes Hércules) é um dos maiores insetos do planeta e não pode ser deixado de fora de nossa lista dos animais mais fortes do mundo. Na verdade, se pensamos de maneira proporcional ao seu próprio peso, é um besouro bastande poderoso: ele pode levantar a cerca de 100 vezes o seu peso corporal.

Os animais mais fortes do mundo - Besouro-hércules

Formigas-cortadoras

Se pensarmos no animal mais forte do mundo em relação ao seu tamanho, estas formigas são, sem dúvida, excelentes candidatas. Há várias espécies destes insetos que são comumente conhecidas como formigas-cortadoras, que são agrupadas nos gêneros Atta e Acromyrmex. Elas têm a peculiaridade de cortar folhas e flores, que levam para seu ninho para cultivar fungos dos quais se alimentam. Agora, por que elas estão em nossa lista dos animais mais fortes do mundo? Acontece que eles são capazes de levantar cerca de 20 vezes seu próprio peso, o que elas fazem ao transportar o material vegetal coletado.

Os animais mais fortes do mundo - Formigas-cortadoras

garoupa-gigante

A garoupa-gigante (Epinephelus lanceolatus) é o maior peixe ósseo de recife de coral existente. Ele tem normalmente 2,70 metros de comprimento e raramente atinge seu peso máximo de 400 kg. É muito voraz, alimentando-se de tubarões, tartarugas, lagostas espinhosas e vários peixes, que captura com sua forte mordida. Embora geralmente não seja agressivo com os seres humanos, recomenda-se sempre cautela porque pode causar danos significativos devido a sua força.

Os animais mais fortes do mundo - garoupa-gigante

Bois e touros

Os machos da espécie Bos taurus que são castrados e domesticados para uso principalmente na lavoura da terra são conhecidos como bois, ou seja, touros domesticados. Durante muito tempo foram utilizados para vários trabalhos em áreas rurais devido a sua grande força, pois podem pesar mais de uma tonelada e são capazes de desenvolver uma força de um décimo de seu peso. Isto os torna dignos de um lugar em nossa lista dos animais mais fortes do mundo.

Os animais mais fortes do mundo - Bois e touros

Crocodilo-de-água-salgada

O crocodilo-de-água-salgada (Crocodylus porosus), que vive na Oceania e na Ásia, é considerado um dos maiores répteis da atualidade, atingindo tamanhos entre 6 e 7 metros no caso dos machos. É um animal com grande força, caracterizado por ser um predador ágil e feroz, capaz de matar e devorar um búfalo, que em alguns casos pode pesar mais de uma tonelada.

Os animais mais fortes do mundo - Crocodilo-de-água-salgada

Cavalo shire

Outro animal domesticado que tem demonstrado grande força é a raça britânica de cavalo shire. Um macho pode ter pelo menos 1,73 metro de altura e pesar cerca de uma tonelada. Devido a estas características, há muito tempo tem sido utilizado para trabalhos pesados, principalmente para puxar carros ou cargas de cerca do dobro de seu peso.

Os animais mais fortes do mundo - Cavalo shire

Tubarão-branco

Para encerrar nossa lista, não poderíamos deixar de mencionar um dos maiores predadores marinhos, o tubarão-branco (Carcharodon carcharias). Este é um peixe bastante grande, sendo as fêmeas maiores que os machos, que podem medir até 7 metros e pesar mais de 2 toneladas. A mordida de um grande tubarão-branco é extremamente forte, cerca de 600 kg em força, tornando-o um animal temível no mundo marinho e, é claro, o animal mais forte no mar.

A vida animal é muito diversificada e raramente é possível estabelecer aspectos absolutos ou gerais dos animais, portanto, com esta lista não pretendemos ignorar o fato de que pode haver outras espécies com força impressionante.

Os animais mais fortes do mundo - Tubarão-branco

Qual é o animal mais forte do mundo?

Onthophagus taurus

Durante muito tempo, o besouro-hércules ocupou o posto de animal mais forte do mundo. Porém, outra espécie cujo nome científico é Onthophagus taurus o destronou, pois ficou provado que este último tem a capacidade de levantar um pouco mais de 1.000 vezes seu peso corporal, tornando-o sem dúvida um animal excepcional, sendo considerado, atualmente, o animal mais forte do planeta!

Os animais mais fortes do mundo - Qual é o animal mais forte do mundo?
Imagem: colombia.inaturalist.org

E já que estamos falando de animais fortes, talvez você possa se interessar em conhecer alguns dos principais animais da África no vídeo a seguir:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os animais mais fortes do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • ABC Ciencia. (2022). ¿Cuál es el animal más fuerte del mundo? Disponível em: <https://www.abc.es/ciencia/abci-cual-animal-mas-fuerte-mundo-202204100033_noticia.htmlref=https%3A%2F%2Fwww.abc.es%2Fciencia%2Fabci-cual-animal-mas-fuerte-mundo-202204100033_noticia.html>. Acesso em 3 de maio de 2022.
  • Fennessy, S., Pollard, DA y Samoilys, M. (2018). Epinephelus lanceolatus. La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2018. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IU>. Acesso em 3 de maio de 2022.
  • Myers, P., R. Espinosa, CS Parr, T. Jones, GS Hammond y TA Dewey. (2022). La Web de Diversidad Animal. Disponível em: <https://animaldiversity.org/>. Acesso em 3 de maio de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: colombia.inaturalist.org
1 de 16
Os animais mais fortes do mundo