Partilhar
Partilhar em:

Hamster sírio

2 comentários
Hamster sírio

O hamster sírio ou أبو جراب foi encontrado pela primeira vez na Ásia Ocidental, concretamente na Síria. Atualmente, o seu estado natural é considerado ameaçado, pois cada vez existem menos colônias a viver em estado selvagem. São muito comuns como animais de companhia.

Origem
  • África
  • Síria

Aspeto físico

É conhecido pelo seu grande tamanho em comparação com outras espécies de hamster como o hamster chinês ou o hamster roborovski (espécies proibidas no Brasil). Chegam a alcançar os 17 centímetros, embora os machos não costumem atingir os 13 ou 15 centímetros. Podem chegar a pesar entre 90 e 150 gramas.

O seu pelo é dourado e pode ser curto ou longo, também sendo conhecido como hamster angorá no segundo caso. A cor é dourada, um pouco mais escura na parte de trás e mais clara na barriga. Atualmente, alguns criadores conseguiram vários tons de pelagem por meio de seleção genética, chegando a conseguir exemplares pretos, avermelhados, brancos, cinzentos e marrom chocolate.

Uma curiosidade são suas bochechas que funcionam como bolsas, que levam alimentos desde as bochechas até aos ombros, armazenando a comida. A maior quantidade acumulada em um hamster dourado é de 25 quilogramas, uma quantidade incrível para o seu tamanho.

Comportamento

Ao contrário de outros tipos de hamsters, o hamster dourado é mais tímido e reservado, preferindo a tranquilidade às brincadeiras excessivas. Isso também se aplica à sua relação com outros animais, uma vez que pode se mostrar agressivo ou desconfortável com outros roedores, da sua ou de outra espécie.

Ainda assim, não é um hamster particularmente antipático com as pessoas, pois raramente morde. Graças ao seu tamanho, pode ser segurado sem problemas e sem risco de fugir. É importante que, antes de interagir fisicamente com ele, o animal se habitue ao tutor. Antes de colocar a mão dentro da jaula e segurar o animal sem aviso prévio, fale com ele e ofereça o seu alimento favorito para que o início seja positivo e agradável para ambos.

Alimentação

A alimentação desse tipo de hamster é muito fácil:

Encontrará, em lojas de animais, alimento adequado que contenha o que vai ser a base da sua alimentação, ou seja, as sementes e os cereais. Além disso, deverá oferecer vegetais e fruta duas vezes por semana. Recomendamos a pera, a maçã, brócolis e pimentões verdes.

Também é importante que receba uma certa quantidade de proteína que pode ser obtida através da papa de insetos para aves ou queijo sem sal. A água não deve faltar na sua deita, devendo sempre estar limpa e fresca.

Habitat

Procure uma gaiola com medidas de 60 x 40 x 50 aproximadamente. Se conseguir uma maior, mais feliz será o seu hamster na sua nova casa. Deve ter uma boa ventilação, um solo impermeável e portas e barras seguras. Eles amam trepar e, por isso, é preferível escolher uma gaiola de vários andares ou com escadas, algo que exercite a musculatura do seu pet.

O espaço deve contar com comedouros e um bebedouro (de coelho, por exemplo), rodas ou túneis e, por fim, uma casota ou ninho para que descanse. Além disso, pode adicionar aparas ao solo para que se sinta mais confortável.

Doenças

Deve limpar e desinfetar a gaiola com regularidade, assim como os elementos que esta contem, para prevenir doenças. As mais comuns que podem afetar o seu hamster sírio são: a pneumonia ou resfriado provocados por correntes de ar (pode ser solucionado mudando a gaiola para um ambiente mais adequado) e as pulgas e os piolhos, que podem ser erradicas com a ajuda de um spray antiparasitário encontrado em lojas de animais.

As insolações podem acontecer ocasionalmente, procure baixar a sua temperatura o quanto antes procurando não o molhar. Caso não veja uma melhora rápida, leve o animal ao veterinário. As fraturas e as feridas são comuns e, geralmente, cicatrizam por si mesmas com um pouco de ajuda (betadine no caso das feridas, ou uma pequena tala por uma semana) embora também deva consultar a clínica veterinária se o problema for grave.

Fotos de Hamster sírio

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Hamster sírio

Suba a foto do seu Pet
Fotos e comentários (2)

Escrever comentário sobre Hamster sírio

Adicione uma imagen
Clique para selecionar uma imagem
2 comentários
igor
tem uma foto de um porquinho da india ai bemmmmm diferente de um hamster sirio
Ailton Freitas
Eu comprei em um pet shop duas hamster como sendo fêmeas.Mas com o passar dos tempos verifiquei se tratar de um casal e acredito serem irmãos.Há algum problema se irmãos procriarem?

Hamster sírio
1 de 7
Hamster sírio