Curiosidades do mundo animal

Tipos de leões: nomes e características

 
Giselly Lillmans
Por Giselly Lillmans. 7 novembro 2019
Tipos de leões: nomes e características

O leão está no topo da cadeia alimentar. Seu tamanho imponente, a força de suas garras, mandíbulas e seu rugido, o tornam um adversário difícil de superar nos ecossistemas em que habita. Apesar disso, existem alguns leões extintos e espécies de leões em perigo de extinção.

É isso mesmo, existiram e ainda existem várias espécies deste enorme felino. Pensando nisso, neste artigo do PeritoAnimal, vamos falar sobre os tipos de leões e compartilhar uma lista completa com as características de cada um deles. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Tipos de insetos: nomes e características

Índice

  1. Quantos leões existem no mundo?
  2. Características dos leões
  3. Leão-do-Katanga
  4. Leão-do-Congo
  5. Leão-sul-africano
  6. Leão-do-Atlas
  7. Leão-núbio
  8. Leão-asiático
  9. Leão-do-senegal
  10. Tipos de leões em perigo de extinção
  11. Tipos de leões extintos
  12. Leão-negro
  13. Leão-das-cavernas
  14. Leão-primitivo-das cavernas
  15. Leão-americano
  16. Outras subespécies de leões extintos
Ver mais >>

Quantos leões existem no mundo?

Atualmente, sobrevive apenas um tipo de leão (Panthera leo), do qual derivam 7 subespécies, embora tenham existido muitas mais. Algumas espécies foram extintas há milhares de anos, enquanto outras desapareceram por causa do ser humano. Além disso, todas as espécies de leões sobreviventes estão em perigo de extinção.

Esse número corresponde aos leões pertencentes à família dos felinos mas você sabia que existem também tipos de leões marinhos? É verdade! No caso deste animal marinho, existem 7 gêneros com várias espécies.

Agora que você sabe quantos tipos de leões existem no mundo, continue lendo para conhecer cada um deles!

Características dos leões

Para começar esta lista completa com as características, vamos falar do leão como espécie. Panthera leo é a espécie da qual descendem as diferentes subespécies de leão atuais. De fato, a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) reconhece apenas essa espécie e define Panthera leo persica e Panthera leo leo como as únicas subespécies. No entanto, outras listas taxonômicas, como a ITIS, identificam mais variedades.

O habitat do leão são as pastagens, savanas e selvas da África. Eles vivem em manadas e, em geral, são compostas por um ou dois leões machos e várias fêmeas. Um leão vive em média 7 anos e é considerado o "rei da selva" devido à sua fúria e grande capacidade de caça. A respeito disso, deve-se notar que se trata de um animal carnívoro, que pode se alimentar de antílopes, zebras, etc., e que as fêmeas é que são encarregadas de caçar e manter a manada bem alimentada.

Outra das características mais notáveis dos leões é seu acentuado dimorfismo sexual. Os machos tendem a ser maiores que as fêmeas e têm uma abundante juba, enquanto as fêmeas têm toda sua pelagem curta e uniforme.

Tipos de leões e suas características

As subespécies de leão que existem atualmente e são reconhecidas pelas diversas organizações oficiais são as seguintes:

  • Leão-do-Katanga;
  • Leão-do-Congo;
  • Leão-sul-africano;
  • Leão-do-Atlas;
  • Leão-núbio;
  • Leão-asiático;
  • Leão-do-senegal.

A seguir, vamos ver as características e curiosidades sobre cada leão.

Leão-do-Katanga

Entre os tipos de leões e suas características, o leão-do-Katanga ou de Angola (Panthera leo bleyenberghi) está distribuído pelo Sul da África. É uma subespécie grande, capaz de atingir até 280 quilos, no caso dos machos, embora a média seja de 200 quilos.

Quanto à sua aparência, destaca-se a característica cor areia da pelagem e uma juba espessa e imponente. A área mais externa da juba pode aparecer em uma combinação de castanho claro com café.

Tipos de leões: nomes e características - Leão-do-Katanga

Leão-do-Congo

O leão-do-Congo (Panthera leo azandica), também chamado de leão-do-noroeste-do-congo, é uma subespécie distribuída nas planícies do continente africano, especialmente em Uganda e na República do Congo.

É caracterizado por medir entre 2 metros e 50 centímetros e 2 metros 80 centímetros. Além disso, pesa entre 150 e 190 quilos. Os machos têm uma juba característica, embora menos frondosa que em outras variedades de leão. A cor da pelagem varia da clássica areia ao marrom escuro.

Tipos de leões: nomes e características - Leão-do-Congo

Leão-sul-africano

O Panthera leo krugeri, chamado de leão-transvaal ou leão-sul-africano, é uma variedade da parte sul da África, irmã do leão-do-Katanga, embora o supere em tamanho. Os machos desta espécie atingem até 2 metros e 50 centímetros de comprimento.

Embora eles tenham a típica coloração areia na pelagem, é dessa variedade que surgiu o raro leão branco. O leão branco é uma mutação dos krugeri, de modo que a pelagem branca aparece como resultado de um gene recessivo. Apesar da beleza, eles são vulneráveis na natureza porque é difícil camuflar sua cor clara na savana.

Tipos de leões: nomes e características - Leão-sul-africano

Leão-do-Atlas

Também chamado de leão-da-barbaria (Panthera leo leo), é uma subespécie que se tornou extinta na natureza por volta de 1942. Suspeita-se que existam vários espécimes em zoológicos, como os encontrados no de Rabat (Marrocos). No entanto, o cruzamento com outras subespécies de leão complica a tarefa de criar indivíduos puros do leão-do-Atlas.

Segundo os registros, essa subespécie seria uma das maiores, caracterizada por uma juba grande e exuberante. Este leão vivia tanto nas savanas quanto nas selvas africanas.

Tipos de leões: nomes e características - Leão-do-Atlas

Leão-núbio

Outro dos tipos de leões que ainda existem é o Panthera leo nubica, uma variedade que habita a África Oriental. Seu peso corporal está na média das espécies, ou seja, entre 150 e 200 quilos. O macho desta subespécie tem uma juba abundante e mais escura na parte externa.

Um fato curioso sobre esta espécie é que um dos felinos utilizados para o famoso logotipo da Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) era um leão-núbio.

Tipos de leões: nomes e características - Leão-núbio

Leão-asiático

O leão-asiático (Panthera leo persica) é nativo da África, embora hoje possa ser encontrado em zoológicos e reservas de várias partes do mundo.

Essa variedade é menor que outros tipos de leões e tem uma pelagem mais clara, com juba avermelhada nos machos. Atualmente, está entre os tipos de leões em risco de extinção devido à redução de seu habitat, caça furtiva e rivalidade com os habitantes das áreas onde vivem.

Tipos de leões: nomes e características - Leão-asiático

Leão-do-senegal

O último da lista de tipos de leões e suas características é o Panthera leo senegalensis ou leão-do-senegal. Vive em manadas e mede cerca de 3 metros, incluindo sua cauda.

Essa subespécie se encontra em perigo de extinção devido à caça furtiva e à expansão das cidades, o que diminui a quantidade de presas disponíveis.

Tipos de leões: nomes e características - Leão-do-senegal

Tipos de leões em perigo de extinção

Todos os tipos de leões estão em perigo de extinção, alguns em um estado mais crítico do que outros. Ao longo dos anos, as populações na natureza diminuíram e até os nascimentos em cativeiro são escassos.

Entre as razões que ameaçam o leão e suas subespécies, estão as seguintes:

  • Expansão de áreas comerciais e residenciais, que reduzem o habitat do leão;
  • Redução das espécies que nutrem o leão;
  • Introdução de outras espécies ou rivalidade com outros predadores pelas presas;
  • Caça furtiva;
  • Expansão da agricultura e pecuária;
  • Conflitos bélicos e militares no habitat dos leões.

Esta lista completa com características e curiosidades sobre os leões também inclui as espécies desaparecidas. A seguir, conheça os leões extintos.

Tipos de leões extintos

Lamentavelmente, várias espécies de leões deixaram de existir por diversas razões, algumas devido à ação do ser humano. Estes são os tipos de leões extintos:

  • Leão-negro;
  • Leão-das-cavernas;
  • Leão-primitivo-das-cavernas;
  • Leão-americano.

Leão-negro

O Panthera leo melanochaitus, chamado de leão-negro ou do cabo, é uma subespécie declarada extinta em 1860. Antes de desaparecer, habitava o sudoeste da África do sul. Embora existam poucas informações sobre ele, pesava entre 150 e 250 quilos e vivia de modo solitário, ao contrário das manadas comuns de leões.

Os machos tinham uma juba negra, por isso o nome. Eles desapareceram do continente africano durante a colonização inglesa, quando se tornaram uma ameaça por atacar frequentemente populações humanas. Apesar de sua extinção, os leões da região de Kalahari são considerados como tendo uma carga genética proveniente dessa espécie.

Tipos de leões: nomes e características - Leão-negro

Leão-das-cavernas

O Panthera leo spelaea era uma espécie encontrada na Península Ibérica, na Inglaterra e no Alasca. Habitou a Terra durante o Pleistoceno, há 2,60 milhões de anos. Há evidências de sua existência graças às pinturas rupestres de 30.000 anos atrás e aos fósseis encontrados.

Em geral, suas características eram semelhantes às do leão atual: entre 2,5 e 3 metros de comprimento e 200 quilos de peso.

Leão-primitivo-das cavernas

O leão-primitivo-das-cavernas (Panthera leo fossilis) é mais um dos tipos de leões extintos, e foi extinto no Pleistoceno. Alcançava até 2,50 metros de comprimento e habitava a Europa. Faz parte dos fósseis de felinos extintos mais antigos que já foram encontrados.

Leão-americano

O Panthera leo atrox se distribuía por toda a América do Norte, onde é possível que tenha chegado através do Estreito de Bering antes de ocorrer a deriva continental. Talvez tenha sido a maior espécie de leão da história, acredita-se que media quase 4 metros e pesava entre 350 e 400 quilos.

De acordo com as pinturas rupestres encontradas, essa subespécie não possuía juba ou apresentava uma juba muito escassa. Desapareceu durante a extinção em massa da megafauna que ocorreu no Quaternário.

Tipos de leões: nomes e características - Leão-americano

Outras subespécies de leões extintos

Estas são outras variedades de leões que também estão extintas:

  • Leão-da-Beríngia (Panthera leo vereshchagini);
  • Leão-do-Sri-Lanka (Panthera leo sinhaleyus);
  • Leão-europeu (Panthera leo europaea).

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de leões: nomes e características, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Otariidae. ITIS Report.
  • Bertola, L. D.; Van Hooft, W. F.; Vrieling, K.; Uit De Weerd, D.R.; York, D. S.; Bauer, H.; Prins, H.H.T.; Funston, P.J.; Udo De Haes, H.A.; Leirs, H.; Van Haeringen, W.A.; Sogbohossou, E.; Tumenta, P.N.; De Iongh, H.H. (2011). Genetic diversity, evolutionary history and implications for conservation of the lion (Panthera leo) in West and Central Africa (PDF). Journal of Biogeography. 38 (7): 1356–1367.
  • Sarah K. Haas, Virginia Hayssen, and Paul R. Krausman. Panthera leo. Mammalian Species 2005 (762), 1-11, (15 July 2005).
  • Cajus G. Diedrich. Upper Pleistocene Panthera leo spelaea (Goldfuss, 1810) remains from the Bilstein Caves (Sauerland Karst) and contribution to the steppe lion taphonomy, palaeobiology and sexual dimorphism. Annales de Paléontologie, Volume 95, Issue 3, 2009, pp. 117-138.
  • Chernova, O.F (2016). Morphological and genetic identification and isotopic study of the hair of a cave lion (Panthera spelaea Goldfuss, 1810) from the Malyi Anyui River (Chukotka, Russia). Quaternary Science Reviews. Volume 142: Pages 61-73.
  • Burger, Joachim, and Helmut Hemmer. Urgent call for further breeding of the relic zoo population of the critically endangered Barbary lion (Panthera leo leo Linnaeus 1758). European Journal of Wildlife Research (2006), vol. 52, no. 1, 54-58.
  • Yamaguchi, N. (2000). The Barbary lion and the Cape lion: their phylogenetic places and conservation. African Lion Working Group News 1: 9-11.
  • Breitenmoser, U., Mallon, D.P., Ahmad Khan, J. & Driscoll, C. 2008. Panthera leo ssp. persica. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T15952A5327221. .
  • Panthera leo. ITIS Report. Co

Vídeos relacionados com Tipos de leões: nomes e características

1 de 3
Vídeos relacionados com Tipos de leões: nomes e características
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 10
Tipos de leões: nomes e características