Curiosidades do mundo animal

Curiosidades sobre o bicho-preguiça

Giselly Lillmans
Por Giselly Lillmans. Atualizado: 4 novembro 2019
Curiosidades sobre o bicho-preguiça

Tem dias que bate aquela preguiça de levantar, vontade de relaxar, não fazer grandes esforços, realizar todas as atividades vagarosamente. Você certamente já deve ter tido dias assim, não é? O bicho-preguiça é um mamífero popular, famoso pela sua grande lentidão. Ele se movimenta lentamente e passa seus dias tranquilo no seu ritmo peculiar. O bicho-preguiça não deixa de ser um animal enigmático e único pois até sua aparência é intrigante. Você quer saber algumas curiosidades sobre o bicho-preguiça? Então não pode perder esse artigo do PeritoAnimal!

Também lhe pode interessar: Quanto tempo um bicho-preguiça dorme?

Índice

  1. Características do bicho-preguiça
  2. Espécies existentes
  3. Onde podemos encontrar o bicho-preguiça?
  4. Tempo de vida do bicho-preguiça
  5. O bicho-preguiça dorme muito?
  6. Como as características físicas ajudam o bicho-preguiça?
  7. O bicho-preguiça é o animal mais lento?
  8. Acasalamento do bicho-preguiça
  9. Alimentação do bicho-preguiça
  10. Gestação do bicho-preguiça
  11. Bicho-preguiça sabe nadar
  12. Bicho-preguiça não bebe água
  13. Bicho-preguiça consegue girar a cabeça além do comum
  14. Necessidades fisiológicas do bicho-preguiça
  15. Não pode ser um bicho de estimação
  16. Predadores do bicho-preguiça
  17. Bicho-preguiça em perigo de extinção
Ver mais >>

1. Características do bicho-preguiça

  • Cor: Pode ser cinza claro ou verde acinzentado, com manchas das cores marrom, branca ou preta.
  • Peso: Os filhotes nascem pesando cerca de 250 gramas. Os adultos chegam a pesar entre 4 a 6 quilos.
  • Família: tatus e tamanduás.
  • Altura: 70 cm com a cauda.
  • Filhotes: 1 por ano.
  • Idade para fertilização: 4 meses.

2. Espécies existentes

  • Bradypus tridactylus (preguiça-de-bentinho);
  • Bradypus variegatus (preguiça-comum);
  • Bradypus torquatus (preguiça-de-coleira);
  • Bradypus pygmaeus (preguiça-ana-de-três-dedos - não se encontra no Brasil, apenas no Panamá);
  • Choloepus hoffmanni (preguiça-real);
  • Choloepus didactylus (também chamada de preguiça-real).
Curiosidades sobre o bicho-preguiça - 2. Espécies existentes

3. Onde podemos encontrar o bicho-preguiça?

A Preguiça pode ser encontrada na Amazônia e na Mata Atlântica Brasileira, além de aparecer em países da América Central e América do Sul.

4. Tempo de vida do bicho-preguiça

Levando hábitos saudáveis, o bicho-preguiça pode viver entre 30 a 50 anos.

Curiosidades sobre o bicho-preguiça - 4. Tempo de vida do bicho-preguiça

5. O bicho-preguiça dorme muito?

Graças a essa lentidão que é uma das principais curiosidades sobre o bicho-preguiça, existe uma crença de que o bicho-preguiça dorme mais de 20 horas diárias, mas isso não poderia ser mais distante da realidade: ele dorme apenas até 12 horas por dia e dedica o resto do tempo a encontrar alimentos ou um parceiro.

6. Como as características físicas ajudam o bicho-preguiça?

O bicho-preguiça tem uma pelagem com tons verdes acinzentados que não se pode dizer que é dele, já que entre seus fios vive uma espécie de alga que lhe confere essa tonalidade. Graças ao efeito dessas algas, o bicho-preguiça é capaz de se camuflar entre as folhas.

Os membros superiores deste animal são mais longos que os inferiores e eles têm três dedos em cada pata, com esses dedos, ele pode se prender com força nos galhos das árvores onde vive.

Curiosidades sobre o bicho-preguiça - 6. Como as características físicas ajudam o bicho-preguiça?

7. O bicho-preguiça é o animal mais lento?

O bicho-preguiça tem diversas curiosidades engraçadas. Talvez você já tenha se perguntado por que o bicho-preguiça é tão lento? Basta dizer que, em certas ocasiões, esse animal se move tão lentamente que parece estar parado. Você consegue imaginar algo assim?

A verdade é que ele percorre, em média, dois metros por minuto quando está em terra, chegando a percorrer no máximo até 38 metros por dia. O bicho-preguiça vive praticamente o tempo todo sem mudar a posição. Ele costuma ficar pendurado nos galhos, com as costas viradas para baixo até a hora de descer para mudar de árvore ou defecar.

Não há como comparar os animais de espécies diferentes, pois cada um deles possui características distintas, como tamanho e peso. Por essas diferenças, o ritmo desses animais pode ser relativo. Alguns bichos como a esponja e os corais do mar, por exemplo, podem ser considerados lentos, até porque eles nunca se movem. No entanto, entre os mamíferos, o bicho-preguiça realmente está em primeiro lugar no ranking dos bichos mais vagarosos.

Além dos bichos-preguiça, existem outros animais que também são bastante lentos, veja no PeritoAnimal uma lista com os 10 animais mais lentos do mundo e por outro lado, uma lista com os 10 animais mais rápidos do mundo.

8. Acasalamento do bicho-preguiça

Apesar de sua lentidão, os bichos-preguiça conseguem encontrar um parceiro rapidamente quando querem. Como parte do ritual de acasalamento que acontece nos galhos das árvores, os machos lutam entre si para ganhar o amor das fêmeas. Elas observam todo o ritual e, quando consideram que um dos machos ganhou, avisam através da emissão de um som.

O bicho-preguiça é solitário, prefere escolher uma árvore e viver sozinho nela. O encontro com a fêmea só acontece para acasalar e logo depois se separam.

Curiosidades sobre o bicho-preguiça - 8. Acasalamento do bicho-preguiça

9. Alimentação do bicho-preguiça

Você sabia que a lentidão desse animal se deve principalmente à alimentação do bicho-preguiça? É verdade! A alimentação dos bichos-preguiça não é muito variada, já que são folívoros, o que significa que se alimentam apenas de folhas de árvores. Eles também comem algumas frutas, brotos e raízes das árvores.

O bicho-preguiça tem uma pequena “serra” que serve como “dentes” para mastigar as folhas, mas não são todas as folhas que eles comem. A alimentação do bicho-preguiça é muito restrita, e no cardápio deles geralmente só aparecem três opções: folhas de embaúba, folhas de figueira e folhas de tararanga.

Depois de ingerir as folhas, seu sistema digestivo ajuda a processá-las completamente. Por que isso influencia em sua lentidão? Porque as folhas são muito baixas em calorias e o bicho-preguiça precisa economizar sua energia, por isso se desloca com parcimônia.

10. Gestação do bicho-preguiça

  • Duração da gestação: 5 a 6 meses.
  • Duração da amamentação: 1 mês.
  • Período de ensinamento da mãe para o filhote: 9 meses.
  • Os filhotes ficam abraçados com suas garrinhas na mãe, até que aprendam tudo que precisam saber para conseguir se locomover, se alimentar sozinhos e ter independência.

11. Bicho-preguiça sabe nadar

Embora o bicho-preguiça seja um animal lento, é muito ágil ao mover-se entre as árvores, tarefa que realiza graças a seus membros. No entanto, seus membros inferiores dificultam as caminhadas devido a seu curto tamanho, mas isso é compensado pela sua grande habilidade para nadar.

12. Bicho-preguiça não bebe água

O bicho-preguiça tem uma característica curiosa: ele não bebe água. Isso porque no alimento que ele ingere, contém água. Podem até beber uma gotinha de orvalho que cai nas folhas, mas só se estiver bem perto deles para não precisar se movimentar.

Curiosidades sobre o bicho-preguiça - 12. Bicho-preguiça não bebe água

13. Bicho-preguiça consegue girar a cabeça além do comum

O bicho-preguiça tem uma característica valiosa que é conseguir ter um amplo alcance de observação devido a sua capacidade de girar a sua cabeça até 270º graus.

14. Necessidades fisiológicas do bicho-preguiça

Uma vez por semana eles descem dos galhos para defecar e urinar. Depois de fazê-lo, tratam de enterrar tudo para esconder seu odor.

15. Não pode ser um bicho de estimação

Por sua aparência amigável e temperamento dócil, o bicho-preguiça acaba sendo capturado para servir como bicho de estimação. Porém, o bicho-preguiça não pode ser de um animal estimação porque possui características muito peculiares com relação a alimentação e, permanecendo em cativeiro, ele pode não resistir. Embora as curiosidades sobre o bicho-preguiça sejam maravilhosas, ele precisa ficar na árvore que ela escolher na mata, seu habitat natural!

16. Predadores do bicho-preguiça

Assim como a maioria dos seres vivos, o bicho-preguiça tem uma série de predadores. Tratam-se de felinos selvagens, com os onças e tigres, que escalam com muita facilidade os galhos das árvores. Além disso, as águias e as serpentes também são ameaças ao preguiça.

Para se proteger, os bichos-preguiça não se locomovem em terra firme, já que no solo tornam-se presas fáceis para qualquer predador, devido à sua lentidão. Por isso, eles passam a maior parte de sua vida trepados sobre os galhos das árvores, não apenas porque é fácil para eles se locomoverem dessa maneira, mas também porque é lá que adquirem seu alimento de maneira segura, enquanto se mantêm longe de muitos predadores.

Curiosidades sobre o bicho-preguiça - 16. Predadores do bicho-preguiça

17. Bicho-preguiça em perigo de extinção

Infelizmente, as diversas espécies de bichos-preguiças que existem se encontram, a nível mundial, em perigo de extinção, cada uma em diferentes níveis de perigo. Essa ameaça que os atinge se deve principalmente à destruição de seu habitat, resultado do desmatamento e mudanças climáticas.

Também correm perigo devido à caça furtiva para o consumo de sua carne e uso da pele na elaboração de diversos produtos.

Se você quer saber mais sobre o perigo de extinção no Brasil, acesse esse artigo sobre 15 animais ameaçados de extinção no Brasil.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre o bicho-preguiça, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Vídeos relacionados com Curiosidades sobre o bicho-preguiça

1 de 3
Vídeos relacionados com Curiosidades sobre o bicho-preguiça
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Luisa
Afinal o bicho preguiça é preguiçoso! Legal o artigo, adorei as curiosidades!
1 de 7
Curiosidades sobre o bicho-preguiça