Onde vivem os pinguins
Ver fichas de Pinguins
Os pinguins são uma grupo de aves marinhas não voadoras dentro do qual podemos distinguir aproximadamente entre 17 a 19 espécies, embora todas elas tenham em comum diversas características, como a distribuição, que se centra nas altas latitudes do hemisfério sul.
Trata-se de uma ave que não tem capacidade para voar e que se caracteriza por um andar tosco e desequilibrado.
Se tem sente curiosidade por estas simpáticas aves, neste artigo do Perito animal mostramos-lhe onde podemos encontrar pinguins.
Distribuição dos pinguins
Os pinguins vivem apenas no hemisfério sul, mas esta localização é compatível com quase todos os continentes. Algumas espécies vivem perto do equador e geralmente qualquer espécie pode mudar a sua distribuição e migrar mais para o norte quando não se encontram em épocas de reprodução.
Se quer saber onde vivem os pinguins, em seguida dizemos-lhe todas as áreas geográficas habitadas por estas estranhas aves:
- Olhas Galápagos
- Costas da Antártida e Nova Zelândia
- Sul da Austrália
- África do Sul
- Ilhas Subantárticas
- Equador
- Peru
- Patagônia Argentina
- Costa oeste da América do Sul
Como podemos observar, são muito os lugares onde habitam os pinguins, no entanto, é certo que a maior população de pinguins se encontra na Antártida e em todas as ilhas próximas.
Habitat dos pinguins
O habitat irá variar dependendo da espécie concreta do pinguim, uma vez que alguns pinguins podem viver em meios gélidos enquanto que outros preferem um habitat mais quente, em qualquer caso, o habitar do pinguim deve cumprir com importantes funções, como por exemplo, proporcionar a esta ave uma adequada alimentação.
Geralmente o pinguim vive sobre as grossas camadas de gelo e devem encontrar-se sempre perto do mar para poderem caçar e se alimentarem, por este motivo vivem geralmente próximos de correntes de água fria, de fato, o pinguim passa grande parte do seu tempo na água, uma vez que a sua anatomia e fisiologia está especialmente desenhada para isso.
Evitemos a extinção dos pinguins
Existem leis que protegem os pinguins desde 1959, no entanto, estas leis nem sempre se fazem cumprir e é uma triste evidência que dia após dia as populações das diversas espécies de pinguins vão diminuindo de forma progressiva.
As principais razões deste risco de extinção são a caça, o derramamento de petróleo e a destruição natural do seu habitat, em embora não acreditemos, todos temos ao nosso alcance a possibilidade de proteger estas bonitas aves.
O aquecimento global está destruindo parte do habitar natural dos pinguins e se todos tivermos consciência disso, podemos diminuir os danos consequentes deste fenômeno, que apesar de não ser reversível, requer medidas urgentes que minimizem as suas graves consequências.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Onde vivem os pinguins, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.