Cio

O que colocar na cadela quando está menstruada?

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 26 março 2024
O que colocar na cadela quando está menstruada?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

As cadelas apresentam um período de cio aproximadamente a cada 5-6 meses. Isso implica que, durante esses dias férteis, elas mostrarão uma sintomatologia característica, destacando-se o sangramento ou manchas através da vulva. Devido às suas semelhanças com a menstruação feminina, às vezes se fala desse sangramento como "regra", mas, na verdade, não são sinônimos. A menstruação das mulheres envolve o desprendimento do revestimento do útero e ocorre todos os meses quando, após a ovulação, não há fecundação. Ao contrário, o sangramento das cadelas indica que estão em seu período fértil, ou seja, durante a ovulação.

Atualmente, é recomendada a castração das cadelas antes do primeiro cio para evitar não apenas a reprodução descontrolada de ninhadas, mas também problemas de saúde relacionados aos hormônios sexuais (tumores mamários, infecções uterinas, etc.) e toda a sintomatologia associada ao cio, como o sangramento vaginal. Se você tem uma fêmea não castrada, pode se perguntar o que colocar quando a cadela estiver no cio para evitar manchas? Isso será explicado neste artigo do PeritoAnimal.

Índice

  1. Calcinhas especiais para cadelas
  2. Fraldas para cachorro
  3. Calcinha para cadelas com absorvente
  4. Absorventes para cadelas
  5. Tapetes Higiênicos
  6. Capas
  7. Calcinha ou fralda caseira
  8. Como limpar minha cadela no cio?

Calcinhas especiais para cadelas

O sangramento ou manchas das cadelas durante o período de cio podem se prolongar por dias e irão mudar sua coloração e intensidade. Geralmente, é leve e, como as cadelas se lambem frequentemente, as manchas que podemos ver pela casa serão pequenas e se concentrarão nos locais de descanso do animal.

De qualquer forma, se você deseja evitar manchas na casa, com certeza está se perguntando "o que colocar na minha cadela quando ela está no cio"? Os fabricantes de produtos para animais de estimação responderam a essa dúvida com a comercialização de calcinhas para cadelas, projetadas para recolher as manchas e evitar que sujem a própria cadela ou seu ambiente.

São calcinhas de tecido, com espaço para deixar a cauda livre, que cobrem a área da vulva, recolhendo o sangramento. São laváveis e estão disponíveis em diferentes tamanhos. Geralmente são presas com velcro, fecho de clipe, fivela ou elástico na área da cintura, embora estas últimas costumem ser mais desconfortáveis para elas, então recomendamos escolher uma das outras opções. Além disso, as cadelas podem tentar retirá-las. Portanto, seria conveniente acostumá-las ao uso, aos poucos, antes do período de cio, para não introduzir repentinamente um elemento estranho que possa ser desconfortável.

Entre todas as opções, aquelas que costumam ser mais aceitas e confortáveis para as cadelas são aquelas que têm fecho de velcro ou similar. Como mencionamos, as com fivela ou fitas geralmente são desconfortáveis e podem até causar feridas por atrito. Para espaçar as lavagens, recomendamos colocar um absorvente dentro e trocá-lo quando necessário. Você pode encontrar as calcinhas para cadelas no cio em lojas especializadas ou plataformas.

O que colocar na cadela quando está menstruada? - Calcinhas especiais para cadelas

Fraldas para cachorro

São como as que os bebês usam, mas adaptadas para cães, com espaço para que possam deixar a cauda para fora. Mais do que para o sangramento, são projetados para animais que sofrem de problemas de incontinência ou urinam devido ao transbordamento da bexiga. Isso significa que são projetadas para absorver uma quantidade considerável de líquido, muito mais do que o que uma cadela irá manchar durante o cio.

Por esse motivo, podem parecer muito volumosas para tão pouco sangramento. Mas também é verdade que a melhor opção para evitar manchas será aquela que a cadela aceite, não tente remover e que lhe seja mais confortável. As mesmas calcinhas que recomendamos na seção anterior também podem servir como fralda.

Calcinha para cadelas com absorvente

Se você ainda está se perguntando o que colocar em uma cadela quando ela está no cio, esta opção é semelhante às calcinhas e fraldas das quais falamos, mas têm apenas tecido na área em contato com a vulva. É onde há um espaço para colocar um absorvente, um protetor diário, um pedaço de tapete higiênico, etc., que será o responsável por absorver o sangue, o qual devemos trocar com a frequência necessária.

Da mesma forma, elas têm uma abertura para a cauda e são presas na cintura, como um cinto. Por outro lado, por não terem tanto tecido, podem ser mais confortáveis e toleráveis para algumas cadelas. No entanto, a maioria delas costuma ser presas com elástico e fivela, o que pode ser desconfortável e causar algum dano se estiver muito apertado. Novamente, a recomendação é escolher a opção que seja mais confortável para a cadela.

O que colocar na cadela quando está menstruada? - Calcinha para cadelas com absorvente

Absorventes para cadelas

Para as calcinhas anteriores, mas também para as especiais para cadelas, podemos utilizar um absorvente pensado especialmente para esses animais. São comercializados em diferentes tamanhos e capacidades de absorção, para que possamos escolher de acordo com as necessidades da nossa cadela. Normalmente, não será necessário uma grande capacidade de absorção para o período de cio. Geralmente, a parte não absorvente é adesiva para fixar bem na calcinha.

Tapetes Higiênicos

Não são para colocar diretamente sobre a cadela, mas podem ajudar a limitar as manchas, principalmente nos locais habituais de descanso ou, se a cadela vai passar tempo sozinha, correndo o risco dela remover a calcinha ou fralda que colocamos nela.

Podemos encontrar tapetes higiênicos de diferentes tamanhos e qualidades, e também são vendidos especificamente ajudar os filhotes a urinar em um local específico. Eles costumam ter uma boa capacidade de absorção. O mais importante é escolher o tamanho mais adequado ao local onde queremos colocá-lo, como a cama da cadela, a nossa própria cama ou o sofá, e colocá-lo o mais ajustado possível para tentar evitar que se mova muito. São fáceis de usar e descartáveis, mas a desvantagem é que a cadela pode facilmente rasgá-los.

O que colocar na cadela quando está menstruada? - Tapetes Higiênicos

Capas

Elas cumprem a mesma função dos tapetes higiênicos, ou seja, proteger os móveis e as camas das manchas que possam surgir caso a cadela remova a proteção que colocamos nela na nossa ausência ou ocorra algum vazamento.

A vantagem que possuem é que não são tão fáceis da cadela rasgar, como acontece com os tapetes higiênicos se ela os arranhar com as patas. Geralmente, têm uma face de tecido em contato com a cadela e outra de plástico que impede que o líquido se infiltre na superfície que estão protegendo, como o sofá ou a cama da cadela. Existem em diferentes tamanhos e qualidades, podendo ser lavadas na máquina de lavar roupa.

Calcinha ou fralda caseira

Até agora, examinamos opções comerciais, mas se você está se perguntando o que você mesmo pode criar para colocar em uma cadela quando ela está no cio, ou seja, algo que você possa fazer em casa sem precisar comprar, a verdade é que também existem alternativas.

Adaptando ao tamanho da sua cadela, com um pedaço de tecido ou uma calcinha velha, você pode fazer uma espécie de fralda que cumpra a mesma função que as compradas, embora o resultado final dependa das suas habilidades de costura. O mais importante é que você possa colocar um absorvente, pedaço de tapete higiênico ou algo semelhante na área da vulva, que é onde o sangramento deve ser contido. O tecido por si só não irá absorver e acabará molhando onde a cadela se apoie.

Como limpar minha cadela no cio?

Vimos o que colocar em uma cadela quando ela está no cio, mas e quanto à higiene da cadela no cio? Como mencionamos no início do artigo, as cadelas costumam lamber a vulva quando percebem o sangramento. Essa atividade, aliada ao fato de que a quantidade de sangue eliminada geralmente não é muito grande, torna a manutenção da higiene durante este período não muito complexa, embora existam diretrizes que devemos seguir:

  1. Revisar a calcinha ou fralda. Primeiro, se optarmos por colocar uma calcinha ou similar, devemos revisá-la regularmente para trocá-la por uma nova sempre que necessário. Logicamente, é contraproducente deixar o sangue em contato com a cadela por horas. A frequência das trocas irá variar, por isso devemos ficar atentos a intervalos regulares. Além disso, retiraremos a calcinha ou fralda quando levamos a cadela para fazer suas necessidades (preferencialmente em um local privado, pois seu odor atrairá os machos).
  2. Cortar o pelo da região genital. Para cadelas com pelo mais longo, é recomendável cortar o pelo ao redor da vulva para melhorar a ventilação e a higiene.
  3. Limpar com lenços umedecidos para cães. Se observarmos sujeira no corpo, principalmente na região genital ou nas patas traseiras, é melhor limpar localmente, por exemplo, com uma espuma seca ou algum lenço umedecido específico para cães. S

É importante notar que se o sangramento ocorrer fora do período de cio, não diminuir, apresentar mau odor, for muito abundante ou se a cadela apresentar outros sinais clínicos, devemos entrar em contato com o veterinário. Além disso, como parte da posse responsável, aconselhamos a castração das cadelas antes do primeiro cio para evitar a procriação descontrolada, bem como diferentes distúrbios de saúde, que podem ser fatais, como infecção uterina ou tumores de mama.

O que colocar na cadela quando está menstruada? - Como limpar minha cadela no cio?

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que colocar na cadela quando está menstruada?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cio.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
O que colocar na cadela quando está menstruada?