Curiosidades do mundo animal

O meu gato me rouba comida, por quê?

O meu gato me rouba comida, por quê?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Você alguma vez encontrou o seu gato subindo a bancada da cozinha tentando roubar um pedaço da sua comida? Ou, quase subindo na mesa para roubar comida do seu prato? Se as respostas são afirmativas, não se preocupe, porque no PeritoAnimal vamos explicar os possíveis motivos pelos quais o seu gato lhe rouba comida e como corrigir esse comportamento inadequado.

Educar um gato desde pequeno é primordial para conseguir que o seu pet entenda o que pode ou não pode fazer e como se deve comportar e conviver com a sua família humana. No entanto, muitas vezes os animais aprendem comportamentos indesejados e desconfortáveis para nós. Assim sendo, neste artigo "o meu gato me rouba comida, por quê?", você poderá descobrir os fatores que podem ter fomentado este comportamento e descobrirá também como reeducar o seu gato para que deixe de roubar comida.

Também lhe pode interessar: Por que o meu gato me segue o tempo todo?

Índice

  1. Por que os gatos roubam comida?
  2. Não gostam da sua comida para gatos
  3. Hábito ruim
  4. Como fazer um gato parar de comer minha comida

Por que os gatos roubam comida?

Você tem o que muita gente chama de um "gato ladrão" em casa? Há vários felinos que aproveitam o nosso descuido para roubar algum pedaço de comida que tenha ficado em cima da bancada da cozinha. Eles também podem subir diretamente para cima da mesa quando você está comendo para lhe pedir e/ou roubar comida. Sabemos que essa é uma situação muito desconfortável mas, por que os gatos roubam comida?

Para saber a resposta a esta pergunta é necessário revisar o comportamento do nosso pet e os hábitos que adquiriu conosco, os seus tutores. Talvez o problema tenha começado devido às nossas próprias atitudes e aos estímulos oferecidos ao gato. Mas o que sim é certo é que este é um comportamento que deve ser parado e corrigido o quanto antes, porque pode chegar a converter-se em um problema bastante grave se, por exemplo, o gato ingerir algum alimento tóxico para o seu organismo.

A seguir, revisamos os possíveis motivos pelos quais os gatos roubam comida.

O meu gato me rouba comida, por quê? - Por que os gatos roubam comida?

Não gostam da sua comida para gatos

Um dos principais motivos pelos quais os gatos roubam comida é o simples fato deles não gostarem da sua própria ração ou quando a comida úmida que têm à sua disposição não é do seu agrado ou não os satisfaz completamente.

Lembre-se que os gatox são animais carnívoros, por isso recomenda-se que lhes dê uma ração que contenha principalmente carne e que não esteja misturada com outros produtos alimentares como farinhas refinadas, cereais, etc... Se você acredita que a ração que está dando ao seu gato não é a mais adequada e repara que ele não gosta muito porque sempre deixa alguma parte no comedouro sem comer, o ideal é que você mude de marca, que compre uma ração de melhor qualidade e que vá experimentando até conseguir a melhor ração para o seu gato, ou melhor ainda, pode experimentar elaborar a sua própria comida caseira para gatos.

Também é possível que a ração ou a comida úmida que você lhe dá seja do seu agrado, mas o seu gato não a come porque está passada, ou seja, envelhecida ou sem a consistência crocante de uma ração fresca. Os gatos são animais muito minuciosos e não comem tudo o que lhes dão. Assim sendo, em alguns casos a solução é muito fácil: simplesmente sirva a quantidade de comida diária que lhe toca (segundo a idade e o peso corporal) no momento certo, e depois de comer retire a comida. Assim, você não desperdiçará comida.

Além disso, podemos pensar também que o nosso felino não come a sua comida não porque está estragada ou porque não encontramos a sua ração preferida, e sim porque gosta mais do que tem no nosso prato em cima da mesa. A verdade é que não é bem assim. Não há nada que os gatos gostem mais do que a comida que está pensada especificamente para eles.

Hábito ruim

Você já encontrou a melhor ração ou comida úmida para o seu pet e ainda assim o seu gato rouba comida? Então, é provável que o problema vá mais além e que seja um mau hábito que tenha adquirido com o tempo.

É possível que em algum momento da sua vida, o gato tenha subido para cima da mesa enquanto você comia e sua reação foi dar um pedacinho de carne ou de atum do seu prato. Nesse momento começou o reforço de um mau hábito, uma vez que o gato entendeu que era normal comer a comida do nosso prato e mais ainda se fomos nós que lhe oferecemos. Se esta situação se repetiu mais de uma vez ao longo do tempo, é muito lógico que o gato roube comida da cozinha ou da mesa, isto porque para ele é um comportamento aprendido.

A solução para acabar com o mau hábito deste "gato ladrão" é criar um novo, assim sendo, preste atenção às dicas do próximo ponto.

O meu gato me rouba comida, por quê? - Hábito ruim

Como fazer um gato parar de comer minha comida

A verdade é que não é fácil ensinar um novo hábito e menos ainda aos gatos, que todos sabemos o quão especiais são. Assim sendo, o ideal é educá-los quando pequenos porque quanto antes aprenderem melhor e também é preciso ter muita paciência com eles. Mas se o seu gato já é adulto e rouba comida, não se preocupe, ainda há esperança.

  1. Parar de oferecer comida. Em primeiro lugar, devemos ter consciência e ajudar o gato a erradicar esse mau hábito evitando deixar comida desprotegida pela mesa ou pela cozinha (incluindo restos) e também não devemos oferecer mais comida da nossa mão enquanto estamos comendo.
  2. Chamar sua atenção. Além disso, se algum dia nos distrairmos e virmos que o gato se está aproximando para roubar algum resto de comida que ficou esquecido ou que sobe à mesa com essa intenção, o que temos que fazer é chamá-lo à atenção dizendo "NÃO" de forma firme e serena. Em seguida, é preciso afastá-lo desse lugar pegando-o nos braços e não deixando entrar até ter escondido todos os alimentos e restos. Dessa forma o gato entenderá pouco a pouco que não pode fazer isso.
  3. Reforço positivo. Outra maneira de o gatinho entender que ele não pode roubar comida é reforçar seu comportamento quando ele come no comedouro. Assim, uma vez que ele tenha terminado de comer (o que não significa que tenha terminado de comer, mas que tenha terminado de fazer a ação) e não antes, porque é melhor não interrompê-los quando estão fazendo algo certo, podemos recompensá-lo por esse bom comportamento fazendo-lhe festas, brincando com ele ou dando-lhe alguma guloseima de gato. Obviamente, o alimento que lhe damos deve ser saudável e o mais apetitoso possível para nosso animal de estimação, de modo que as chances de ele roubar o alimento serão cada vez menores.

Agora que você conhece bem as ações de um gato ladrão e já sabe o que fazer quando um gato rouba sua comida, pode te interessar este outro artigo sobre como adestrar um gato. Além disso, no vídeo abaixo você confere os 7 coisas que as pessoas fazem errado ao cuidar de gatos:

Se deseja ler mais artigos parecidos a O meu gato me rouba comida, por quê?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Solução prática
Dei 5 palmadas no gato, ele voltou a roubar dei mais 5 ele nunca mais roubou 😇
A sua avaliação:
Marinalva
Bom dia!
Minha gata antes de parir ela era muito tranquila depois ficou roubando comida será que depois da castração ela muda esse comportamento?
Sarah
Minha gata está na mesma situação, a sua gata melhorou?
A sua avaliação:
vanessa
minha gatinha ( 2 meses e meio) não pode ver agente sentado na mesa que começa a miar sem parar , agora prendo ela em algum comodo da casa , pq ela fica querendo subir na mesa quando estamos fazendo as refeições , esses dias ela subiu no braço do sofá e pulou nas costas do meu filho que estava sentado na mesa que fica ao lado ...
A sua avaliação:
Loudes rodrigues
Achei um gato filhote e levei pra casa ele cresceu e agora esta roubando demais ja nao sei o que fazer ele pode estar com a barriga cheia mas mesmo assim ainda rouba
A sua avaliação:
Jessica
Tenho dois gatos adotados. O primeiro eu já achava guloso, mas com o tempo ele aprendeu a se comportar tambem pq eu aprendi a esconder comida. Até que eu adotei a a segunda e descobri que o primeiro era um anjo. Ela incomoda quando estamos comendo, se deixamos louça suja ela lambe tudo, rasga sacolas (inclusive de areia), aprendeu a entrar nos armários e rouba pacotes, mas o pior de todos e mais difícil de arrumar solução é que Ela consegue roubar comida do alimentador automático pela abertura de obde sai a comida. Tem dias que chego em casa e o pote está muito mais vazio. O qur fazer?
A sua avaliação:
Paula
Gente quando voltei pra cozinha a gata tava comendo o frango w tava descongelando , jogo fora o frango ou da pra consumir?
A sua avaliação:
leticia emanuelle
Ontem foi o aniversario da minha mãe e, como de costume deixamos o bolo sobre a mesa. Ao passar na cozinha para pegar refrigerante percebi que o meu gato estava lambendo muito a pata e também com uma coisa azul no focinho, olhei mais de perto e percebi que o Tibério (Meu gato) tinha lambido um lado do bolo que estava com glace, removemos a parte onde o bolo estava lambido mas ficamos morrendo de vergonha. Já hoje quando eu estava na sala ouvi um barulho vindo da cozinha fui ver o que era e quando cheguei lá vi que o gato comeu todo o frango que estava na panela,estava com as patinhas laranjas de molho.Não sei o que esta acontecendo minha vó tem um gato e disse que ele nunca teve esse tipo de comportamento.O que posso fazer para solucionar o problema do Tibério?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Letícia! A única forma de evitar que ele coma é deixarem a comida guardada em lugares onde ele não consiga aceder. Ele é um gato guloso e é impossível ensinar para ele que essa comida lhe faz mal.
Eloisa Guedes
eu doei um gatinho q resgatei com 3 meses e ,a nova família está preocupada porque ele rouba comida,mesmo tendo ração a disposição.Como posso ajudar pra corrigir esta tendencia do bichano?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Eloisa! Roubar comida é um comportamento complicado de corrigir nos gatos. O melhor é tentar evitar que a comida esteja num local que o gato consiga aceder. De qualquer forma, sempre que ele se aproximar da comida deverão dizer um "não" firme. Ignorem o gato depois de o repreender para ele perceber que o que fez foi errado. Veja o nosso artigo sobre como repreender o gato: https://www.peritoanimal.com.br/como-repreender-o-meu-gato-20758.html
A sua avaliação:
Val
Bom eu sempre duvidir minha comida com meu gato. Ele rouba a panela e quando esta roubando se elementos perceber que alguem esta chegando ele sai correndo.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Val! É bem comum os nossos gatinhos terem esse comportamento. Tente seguir as nossas dicas para corrigi-lo e tenha sempre cuidado pois alguns alimentos são perigosos para ele, como pode ver nesse artigo aqui:
https://www.peritoanimal.com.br/alimentos-proibidos-para-gatos-20128.html
gfggfgfgf
não aconselho muito vc a dar comida de HUMANOS para gatos pq podem fazer mal para o seu intestino e ele so esta roubando comida pq já se acostumou a comer com vc
1 de 3
O meu gato me rouba comida, por quê?