Partilhar

Gata tem menopausa?

Gata tem menopausa?

Ver fichas de  Gatos

Menopausa é o termo usado para explicar o encerramento da idade reprodutiva na mulher humana. A exaustão ovariana e a diminuição dos níveis hormonais causam a retirada da menstruação. Nosso ciclo reprodutivo se assemelha pouco ou nada ao de uma gata, então, as gatas têm menopausa?

Se você quer saber até quantos anos as gatas têm cria e algumas mudanças de humor e/ou comportamento das gatas relacionados à idade, nós responderemos a estas e outras perguntas neste artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Ajudar uma gata no cio

Puberdade em gatas

A puberdade é marcada quando as gatinhas têm o primeiro cio. Isso ocorre entre os 6 e 9 meses de idade em raças de pelo curto, que são mais precoces para alcançar o tamanho adulto. Em raças de pelo longo, a puberdade pode demorar até 18 meses. O início da puberdade também é influenciado pelo fotoperíodo (horas de luz por dia) e pela latitude (hemisfério norte ou sul).

Gata tem menopausa? - Puberdade em gatas

Ciclo reprodutivo da gata

As gatas têm um ciclo sazonal pseudo-poliéstrico de ovulação induzida. Isso significa que elas têm vários cios ao longo do ano. Isto acontece porque, como dissemos antes, os ciclos são influenciados pelo fotoperíodo, então quando os dias começam a se alongar após o solstício de inverno, seus ciclos começam e quando as horas do dia começam a diminuir após o solstício de verão, as gatas começam a parar seus ciclos.

Por outro lado, a ovulação induzida significa que, somente quando ocorre a cópula com um macho, os óvulos são liberados para serem fertilizados. Por causa disso, a mesma ninhada pode ter irmãos de pais diferentes. Como curiosidade, este é um método eficaz que a natureza tem de impedir o infanticídio por parte dos machos, que não sabem quais gatinhos são deles e quais não são.

Se você quiser se aprofundar no ciclo reprodutivo dos gatos, dê uma olhada no artigo do PeritoAnimal "O cio dos gatos - sintomas e cuidados"

A menopausa nas gatas

A partir dos sete anos de vida podemos começar a observar irregularidades nos ciclos, e além disso, as ninhadas tornam-se menos numéricas. A idade fértil das gatas termina aproximadamente aos doze anos. Neste momento, a gata diminui sua atividade reprodutiva e deixa de ser capaz de manter a cria dentro do útero, portanto, ela não será mais capaz de ter filhotes. Por tudo isso, as gatas não têm menopausa, simplesmente produzem menos ciclos e há a incapacidade de ter filhotes.

Até que idade as gatas têm cria?

Durante este longo período entre o início da cessação reprodutiva e, finalmente, a gata deixar de ter cria, muitas mudanças hormonais ocorrem, por isso, será muito comum começar a observar em nossa felina mudanças de comportamento. O mais impressionante será que não terá tantos cios e também não será tão seguida. Em geral, estará mais calma, embora nesta fase crítica possam surgir diferentes problemas comportamentais, como agressividade ou as pseudogestações mais complicadas (gravidez psicológica).

Problemas de saúde associados à velhice

Ligados a essas alterações hormonais, as gatas podem desenvolver doenças muito graves, como o câncer de mama ou a piometra felina (infecção uterina, fatal se não for feita a cirurgia). Em um estudo da cientista Margaret Kuztritz (2007), foi determinado que a não esterilização de gatas antes de seu primeiro cio aumenta as chances de sofrer tumores malignos de mama, ovário ou útero e piometra, especialmente na raça siamesa e nas raças domésticas japonesas.

Juntamente com todas essas mudanças, também aparecem aquelas relacionadas ao envelhecimento da gata. Normalmente, a maioria das mudanças comportamentais que veremos estará relacionada ao aparecimento de doenças, como a artrite em gatos ou o surgimento de problemas urinários.

Esta espécie, assim como ocorre com cães ou humanos, também sofre de síndrome de disfunção cognitiva. Esta síndrome é caracterizada por uma deterioração do sistema nervoso, principalmente do cérebro, que levará ao aparecimento de problemas comportamentais devido a uma diminuição nas habilidades cognitivas do gato.

Agora você sabe que as gatas não têm menopausa, mas passam por um período crítico em que devemos estar mais conscientes delas para evitar grandes problemas.

Gata tem menopausa? - A menopausa nas gatas

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gata tem menopausa?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cio.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Susana
Se tem problemas hormonais então a minha gata nossa senhora!! Ninguém pode estar ao pé dela!! Nem com a pasta de stress, coleira anti stress, felliway, ela acalma, foge mia, vem para casa mia, de dia mia, tarde mia, noite mia. Jesus nao sabemos o que mais fazer. Quem vai passar a comera a pasta de stress sou e a minha mãe!!

Gata tem menopausa?
1 de 3
Gata tem menopausa?

Voltar ao topo da página