Outros problemas de saúde

Meu cachorro idoso bebe muita água - Causas e tratamentos

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 2 dezembro 2022
Meu cachorro idoso bebe muita água - Causas e tratamentos
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Como regra geral, a ingestão diária de água dos cachorros não deve ultrapassar o limite de 100 mililitros de água por quilograma de peso. No entanto, às vezes, podemos observar um aumento no consumo de água nos cachorros, sinal que é conhecido como polidipsia. No caso dos cachorros idosos, este sintoma pode aparecer como consequência de uma série de patologias especialmente prevalentes em animais de idade avançada.

Se você acha que seu cachorro bebe muita água e quer saber quais são as possíveis causas e o que fazer, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

Índice

  1. Doença renal crônica
  2. Síndrome de Cushing
  3. Diabetes mellitus
  4. Tumores
  5. Hiperparatiroidismo primário

Doença renal crônica

A insuficiência renal crônica (IRC) é um processo muito importante em cachorros idosos. Pois constitui a terceira causa de morte em cachorros com idade avançada. Por isso, se você está se perguntando por que seu cachorro velhinho bebe muita água, deve prestar atenção nessa sessão, já que a IRC é uma das causas mais frequentes.

Os cachorros com IRC sofrem uma lesão renal que desencadeia uma perda progressiva, permanente e irreversível da função renal. Como consequência da deterioração funcional do rim, aparecem vários sinais clínicos, entre eles se destacam a poliúria (aumento do volume de urina) e a polidipsia (aumento do consumo de água).

A poliúria ou polidipsia aparecem pois, ao diminuir o número de néfrons (unidades funcionais do rim), os néfrons que sobrevivem aumentam sua filtração como mecanismo compensador. Como consequência, se acumulam solutos osmoticamente ativos nos tubos renais, o que impede a reabsorção de água e aumenta a produção de urina. Para evitar a desidratação, os cachorros tentam compensar a maior produção de urina bebendo um volume maior de água. Assim, se o seu cachorro urina muito e bebe muita água, esta pode ser a resposta.

No entanto, além desses sinais clínicos, os cachorros com IRC podem apresentar:

  • Depressão
  • Anorexia
  • Perda de peso
  • Vômitos e diarreia
  • Desidratação
  • Encefalopatia
  • Estomatite urêmica
  • Diástese hemorrágica
  • Anemia
  • Cegueira
  • Alterações ósseas

Tratamento

Como mencionamos, a perda da função renal nesses pacientes é irreversível. Infelizmente, não existe nenhum tratamento curativo, pois somente podemos frear a progressão da doença mediante um tratamento sintomático e nefroprotetor. Especificamente, o tratamento se baseia em dois pilares:

  • Tratamento médico: destinado a corrigir os desequilíbrios hidroeletrolíticos e a hipertensão sistêmica.
  • Dieta renal: baixa em proteína, sódio e potássio, e rica em ácidos graxos ômega 3, fibras solúveis e antioxidantes.

Síndrome de Cushing

O hiperadrenocorticismo ou síndrome de Cushing é uma das doenças endócrinas mais frequentes nos cachorros, especialmente naqueles de idade avançada.

Trata-se de um processo caracterizado pela existência de níveis excessivos e crônicos de glicocorticoides e, em menor número, de mineralocorticoides. O excesso de mineralocorticoides diminui a síntese de hormônio antidiurético (ADH), o que ocasiona um incremento do volume de urina (poliúria). De forma compensadora, os cachorros aumentam o consumo de água para evitar a desidratação.

Embora a poliúria e polidipsia são os sinais mais frequentes da síndrome de Cushing, também é possível encontrar outros sintomas como:

  • Polifagia: aumento do apetite
  • Aumento de peso
  • Letargia e intolerância ao exercício
  • Abdômen pêndulo
  • Pele fina
  • Alopecia bilateral e simétrica
  • Hiperpigmentação da pele
  • Calcinosis cutis
  • Cansaço (ofegante)

Tratamento

Se o cachorro bebe muita água devido à síndrome de Cushing, seu tratamento terá um enfoque diferente dependendo se for um Cushing hipofisário ou adrenal:

  • Cushing hipofisário: o tratamento de eleição é o trilostano, um fármaco que diminui a síntese de cortisol de forma reversível.
  • Cushing adrenal: requer um tratamento farmacológico com trilostano, seguido de um tratamento cirúrgico (adrenalectomia).

Diabetes mellitus

Aproximadamente 1 em cada 500 cachorros sofre de diabetes mellitus, sendo a diabetes tipo 1 a mais frequente nesta espécie. Especificamente, são os cachorros de idade média e avançada os mais propensos a desenvolver a doença, junto com as fêmeas não castradas e algumas raças como o beagle, o poodle e o schnauzer.

A diabetes tipo 1 ocorre como consequência de uma lesão primária no pâncreas, que impede que as células pancreáticas produzam insulina. Como consequência, as células não são capazes de captar a glicose presente no sangue e aumentam os níveis da mesma (hiperglicemia). Quando ultrapassa um limite, a glicose é filtrada pelo rim, arrastando água e incrementando o volume de urina (poliúria). Como consequência, o organismo responde aumentando a ingestão de água (polidipsia) para evitar a desidratação.

O quadro clínico dos pacientes diabéticos se caracteriza pelos "quatro P". Dentre eles, a poliúria/polidipsia, que já mencionamos. E também a polifagia (maior apetite) e a perda de peso. Por isso, se o seu cachorro velhinho bebe muita água, come normalmente, mas perde peso, talvez tenha diabetes.

Tratamento

Por se tratar de uma doença crônica em que não existe tratamento curativo, um manejo correto terapêutico permite que os cachorros diabéticos possam disfrutar de uma boa qualidade de vida. Na verdade, o tratamento deve se basear em:

  • Administração de insulina.
  • Manejo dietético: dieta reduzida em gordura
  • Exercício regular.

Tumores

Os tumores ou neoplasias são doenças geriátricas cuja incidência aumenta de forma progressiva na medida que aumenta a idade. Especificamente, nos cachorros, a idade média de surgimento são os 9 anos.

Alguns tumores, como os linfossarcomas, os carcinomas ou os adenocarcinomas dos sacos anais, tendem a produzir uma hipercalcemia (aumento do cálcio no sangue) ao liberar ou interagir com os hormônios encarregados de regular os níveis de cálcio no sangue. Esta hipercalcemia pode produzir, entre outras coisas, um aumento da produção de urina (poliúria) e do consumo de água (polidipsia). Por isso, se está se questionando por que seu cachorro idoso bebe muita água, deve saber que um dos diagnósticos diferenciais que devem ser considerados são os tumores.

Hiperparatiroidismo primário

O hiperparatiroidismo primário é uma doença endócrina que afeta os animais de idade avançada (11 anos em média), especialmente as raças como o labrador, o pastor alemão ou o keeshond.

Ocorre como consequência de uma lesão na glândula paratireoide, que altera a produção de paratormônio (PTH) e provoca um aumento dos níveis de cálcio no sangue (hipercalcemia).

A hipercalcemia provoca um aumento muito expressivo da produção de urina e do consumo de água. Além disso, é possível observar:

  • Debilidade
  • Intolerância ao exercício
  • Anorexia
  • Vômitos
  • Depressão
  • Estupor

Tratamento

Em casos de hipercalcemia severa, é necessário diminuir os níveis de cálcio no sangue por meio de fluidoterapia, corticoides, furosemida e bifosfonatos. Além disso, é necessário realizar um tratamento cirúrgico (paratiroidectomia) para eliminar a causa da patologia.

Como você pode observar, todas as causas que fazem um cachorro idoso beber mais água que o normal e urine mais devem ser tratadas por um especialista, por isso é fundamental procurar um centro veterinário diante do primeiro sintoma.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro idoso bebe muita água - Causas e tratamentos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Meu cachorro idoso bebe muita água - Causas e tratamentos