Primeiros socorros

Meu cachorro foi mordido e está ferido - O que fazer

Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. Atualizado: 2 junho 2023
Meu cachorro foi mordido e está ferido - O que fazer
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Infelizmente, em determinadas ocasiões os cachorros se envolvem em agressões ou brigas que terminam causando feridas ou lesões neles de vários níveis de gravidade. Geralmente, podem ser situações muito estressantes tanto para os animais como para seus tutores, que podem ter dúvidas sobre como agir nesses casos.

Se você está se perguntando o que fazer se seu cachorro foi mordido por outro cachorro e está ferido, te recomendamos que siga lendo este artigo do PeritoAnimal em que detalhamos como agir nestes casos e como prevenir tais situações.

Também lhe pode interessar: Fui mordido por um cachorro, o que fazer?

Índice

  1. Atendimento veterinário urgente
  2. Curativos periódicos
  3. Tratamento da infecção
  4. Estimulação da cicatrização
  5. Cuidados com um cachorro que foi mordido por outro
  6. Como prevenir que meu cachorro seja mordido por outro cão?

Atendimento veterinário urgente

As brigas entre os cachorros podem ser situações muito estressantes para os tutores, especialmente quando acontecem ferimentos grandes e com sangue. Independente da gravidade de quando um cachorro morde outro cachorro, é importante procurar um centro veterinário urgente, para:

  • Avaliar o estado geral do animal.
  • Tratar a ferida de forma adequada.

Somente desta maneira conseguiremos evitar as possíveis complicações associadas aos ferimentos por mordedura.

Avaliação do estado geral

Se o cachorro foi mordido por outro cachorro, no caso de agressões graves, é possível que estruturas vitais sejam afetadas ou que ocorram hemorragias importantes que comprometam a vida do animal. Por isso, antes de iniciar o tratamento da ferida é importante realizar uma avaliação completa e exaustiva do animal, incluindo os exames complementares considerados importantes (como radiografias ou ecografias), e instaurar um tratamento adequado para estabilizar o animal.

Além disso, mesmo que exista uma ferida mais chamativa, não se pode descartar a possível presença de outras lesões que podem estar ocultas abaixo da pelagem do animal. Por isso, é importante raspar o pelo para procurar outras feridas que possam necessitar tratamento.

Tratamento da ferida

Os ferimentos por mordidas de cachorro são considerados intrinsicamente contaminados, por isso nunca devem ser suturados. Com a mordida, são inoculadas nos tecidos as bactérias presentes na boca, das quais contaminam a ferida e dão lugar a um processo inflamatório que tem que drenar para o exterior.

Ao suturar o tecido, seria impedida a drenagem dos fluídos inflamatórios e a sutura não seria eficiente, por isso é importante deixar a ferida aberta para que cicatrize desde as camadas mais profundas até as mais superficiais.

Partindo desse pressuposto, o tratamento de uma ferida contaminada deve se basear nos seguintes aspectos:

  • Raspagem cuidadosa da área adjacente da ferida: considerando que a presença de pelos pode dificultar a cicatrização.
  • Limpeza com antisséptico: geralmente se utiliza uma solução degermante antisséptica (com betadine ou clorexidina degermante) para retirar qualquer resto de sujidade e reduzir a carga bacteriana da ferida.
  • Nunca devem ser utilizados produtos como o álcool ou a água oxigenada, pois são muito irritantes e dificultam a cicatrização da ferida.
  • Aplicação de curativos: os curativos são produtos de saúde que são empregados para cobrir e proteger a ferida. Além de proporcionar alívio da dor, absorvem o exsudato da ferida e favorecem uma adequada circulação sanguínea, o que otimiza o processo de cicatrização.
  • Colocação de colar elizabetano: para evitar que o animal coce, lamba ou morda o local ou locais afetados.

Talvez você possa se interessar pelo seguinte artigo sobre O que deve conter numa caixa de primeiros socorros para um cachorro.

Meu cachorro foi mordido e está ferido - O que fazer - Atendimento veterinário urgente

Curativos periódicos

Como vimos, o primeiro tratamento da mordida de cachorro deve sempre ser realizado num centro veterinário, mas a partir daí, é possível que os tutores tratem a ferida seguindo as recomendações do veterinário/a.

Geralmente, devem ser realizados 2-3 curativos diários, que devem incluir:

  • Retirada do curativo.
  • Limpeza da ferida com uma solução antisséptica: os antissépticos nunca devem ser utilizados sem serem diluídos pois podem ser irritantes. O betadine (iodo povidona) deve ser diluído a 10% e a clorexidina a 40%. Uma vez diluídos, devem ser colocados em uma gaze e realizar a limpeza cuidadosamente para retirar o exsudato. É preferível não utilizar algodão, pois ao serem umidificados podem se desfazer e ficarem restos na ferida. Cabe relembrar que nunca se deve usar álcool nem água oxigenada para limpar a ferida, já que produzem irritação e morte celular.
  • Colocação de um novo curativo.
Meu cachorro foi mordido e está ferido - O que fazer - Curativos periódicos
Imagem: Oxitocina Magazine

Tratamento da infecção

Como mencionamos nos parágrafos anteriores, quando um cachorro é mordido por outro cachorro, é preciso considerar as feridas por intrinsicamente contaminadas devido à transferência direta das bactérias presentes na boca. Por isso, é fundamental realizar um tratamento antibiótico para controlar a infecção e favorecer a cura dos tecidos afetados.

Para mais informações, talvez te interesse este outro artigo sobre Feridas em cachorro: primeiros socorros.

Estimulação da cicatrização

No caso de feridas muito extensas ou profundas quando um cachorro é mordido por outro cachorro, ou em animais com problemas de cicatrização, podem ser empregadas algumas estratégias para promover a cicatrização da ferida:

  • Desbridamento: consiste em raspar com um bisturi as bordas da ferida, para estimular o sangramento e assim favorecer a cicatrização da ferida. Claro que, este procedimento pode ser unicamente realizado por profissionais veterinários.
  • Laserterapia: a terapia com laser favorece o processo de cicatrização ao estimular a produção de colágeno e a regeneração celular.
  • Pomadas cicatrizantes: estas pomadas contém enzimas que hidrolisam todos aqueles componentes que impedem a cicatrização da ferida.

Te recomendamos o seguinte artigo com Remédios caseiros para cicatrizar feridas em cachorros do PeritoAnimal.

Cuidados com um cachorro que foi mordido por outro

Após uma agressão ou briga entre cachorros, é frequente que seus tutores se perguntem o que fazer se meu cachorro foi mordido por outro cachorro e está ferido. Pois bem, após o primeiro atendimento veterinário, é importante que os cuidadores realizem um manejo adequado da mordida em casa, já que disto dependerá a correta cura e cicatrização da ferida.

Os cuidados que devem ser realizados pelos tutores destes animais são os seguintes:

  • Realizar os curativos: todos seguindo as recomendações do veterinário/a que atendeu o animal.
  • Administrar os fármacos: que foram prescritos pelo veterinário/a (antibióticos, analgésicos, pomadas cicatrizantes, etc.)
  • Levar ao veterinário: para as revisões recomendadas ou mediante qualquer anormalidade na ferida ou no comportamento do animal.
  • Proporcionar um lugar tranquilo e manter uma rotina calma: os animais que sofrem uma agressão experimentam uma situação de grande estresse, por isso é importante proporcionar-lhes um ambiente mais tranquilo possível até sua completa recuperação.
Meu cachorro foi mordido e está ferido - O que fazer - Cuidados com um cachorro que foi mordido por outro

Como prevenir que meu cachorro seja mordido por outro cão?

As agressões ou brigas entre cachorros são quase sempre situações evitáveis. Por isso, é conveniente saber algumas considerações que podem ser úteis para evitar situações de perigo com outros cachorros:

  • Garantir uma correta educação e socialização dos cachorros desde cedo: está é, sempre sombra de dúvidas, a melhor estratégia para conseguir cachorros equilibrados que saibam como enfrentar distintas situações e interagir adequadamente com outros animais. Inclusive em situações de tensão ou com animais mais dominantes, um cachorro equilibrado saberá lidar com a situação e responder proporcionalmente. Veja como é A socialização do cachorro neste post que te sugerimos.
  • Passear com os cachorros na coleira: desta forma poderemos controlar melhor a aproximação com outros cachorros. É importante não tensionar a coleira ao se aproximar de outro cachorro, já que transmitimos esta tensão ao animal e ainda obrigaremos que o contato seja cara a cara, que sempre é mais desafiador. Te contamos mais sobre como ensinar um cão adulto a passear com guia neste artigo.
  • Prever situações de conflito: por exemplo, antes de entrar em um local onde haja outro cachorro solto, é conveniente perguntar ao cuidador sobre o temperamento do seu animal de estimação. Os cachorros muito territorialistas podem considerar um insulto que outro animal entre em sua área e, como consequência, pode gerar uma situação de tensão entre eles.
  • Prestar atenção à personalidade e ao estado emocional de nosso cachorro: os cachorros com um nível elevado de estresse ou com um temperamento muito forte podem ser mais propensos a gerar situações de tensão com outros cachorros. Nestes casos, é conveniente solicitar a ajudar de um educador canino que possa nos orientar em como corrigir ou melhorar as relações com outros animais.

Agora que você já sabe o que fazer se um cachorro foi mordido por outro cachorro, talvez você possa se interessar pelo vídeo a seguir no qual falamos sobre os cachorros com mordidas mais fortes do mundo:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro foi mordido e está ferido - O que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Solano Rocha
De todos os sites que eu visitei, esse é o pior. Vcs acham que todo mundo é rico pra pagar um atendimento para o Pet. Na maioria das cidades não têm local grátis pra atender o bicho não. A maior parte das pessoas que vêm aqui pesquisar é porque não têm dinheiro pra pagar. Mas, obg pelo artigo voltado para os ricos da internet. Vamos tratar o ferimento dele com paracetamol, antiinflamatório natural, água, sabão e carinho.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Poxa, Solano. Ficamos tristes em saber que não gosta do nosso site. Produzimos nossos conteúdos para ajudar ao máximo tutores e tutoras de pets. E também acreditamos que para cuidar bem da saúde deles sim, é necessário levá-los ao veterinário. Assim como nós, humanos, fazemos, pois sempre é recomendado que busquemos um médico se estamos com um problema de saúde.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
Imagem: Oxitocina Magazine
1 de 4
Meu cachorro foi mordido e está ferido - O que fazer