Primeiros socorros

Meu cachorro arrancou os pontos, o que faço?

Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 14 outubro 2022
Meu cachorro arrancou os pontos, o que faço?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

No período pós-cirúrgico, é relativamente comum que os tutores busquem à clínica veterinária com a seguinte pergunta: "meu cachorro arrancou os pontos, o que faço?". Bem, você deve saber que o processo de cura geralmente causa coceira, ardor e compressão na pele, o que faz com que os cães tendam a lamber ou coçar a ferida.

Isto pode resultar na perda de alguns dos pontos, levando à chamada deiscência ou, simplesmente, abertura dos pontos da ferida. Para evitar esta complicação, é importante cumprir uma série de recomendações no período pós-operatório, que incluirão a proteção da ferida e o controle da dor e do desconforto associados à cirurgia. Neste artigo do PeritoAnimal, explicaremos como prevenir este problema e o que fazer nesta situação.

Índice

  1. Meu cachorro arrancou os pontos, o que faço?
  2. Quanto tempo leva para cicatrizar um ponto no cachorro?
  3. O que acontece se o cachorro lamber os pontos?
  4. Como evitar que o cachorro tire os pontos?

Meu cachorro arrancou os pontos, o que faço?

Durante o período pós-operatório, é importante realizar curativos periódicos e verificar se o processo de cicatrização está adequado. Uma ferida cirúrgica que está progredindo favoravelmente é aquela na qual:

  • Se observa uma incisão limpa.
  • Os pontos permanecem no lugar, permitindo que ambas as bordas da ferida permaneçam em contato.
  • As bordas da ferida podem engrossar ligeiramente.
  • Pode haver uma leve secreção, transparente e fluida.
  • A cor da pele ao redor da ferida fica num tom rosa ou ligeiramente avermelhada.

Entretanto, em algumas das revisões diárias da ferida, pode acontecer de encontrarmos alguma anormalidade. Uma das mais frequentes é a perda de alguns dos pontos, especialmente quando os animais ficam lambendo, coçando ou arranhando. Se no período pós-operatório você notar que o cachorro arrancou alguns dos pontos, é importante que você vá o mais rápido possível ao centro veterinário onde a operação foi realizada, para que eles possam revisar a ferida e agir de acordo com a necessidade.

Quanto tempo leva para cicatrizar um ponto no cachorro?

As feridas cirúrgicas geralmente levam de 10 a 14 dias para cicatrizar. Após este tempo, é habitual que o veterinário que realizou a cirurgia marque uma consulta com o tutor para um check-up. Se a ferida tiver sarado adequadamente e a sutura for feita de um material não absorvível, o veterinário terá de remover os pontos. Neste outro artigo falamos sobre feridas em cachorros que não cicatrizam e o que fazer nesses casos.

No entanto, você deve saber que atualmente é comum fazer suturas intradérmicas, que são feitas internamente na pele. Este tipo de sutura não é perceptível olhando da parte externa, o que torna difícil para os cães arrancarem os pontos. Para este tipo de sutura intradérmica, é utilizado um material de sutura reabsorvível, que é eliminado pelo próprio corpo. Em outras palavras, com este tipo de sutura não é necessário remover os pontos, pois eles são reabsorvidos pelo corpo.

Meu cachorro arrancou os pontos, o que faço? - Quanto tempo leva para cicatrizar um ponto no cachorro?

O que acontece se o cachorro lamber os pontos?

O processo de cura geralmente causa algum tipo de compressão e coceira na ferida, por isso é comum que os cães tenham a tendência de coçar ou lamber os pontos. Entretanto, embora isto seja comum, se seu cachorro arrancou os pontos, isso pode ter consequências significativas para a cicatrização da ferida:

  • Os pontos podem infectar, o que retardará a cicatrização dos tecidos. Alguns dos sinais que podem indicar que a ferida está infectada são: vermelhidão, inflamação e calor ao redor da ferida, secreção de material purulento ou ensanguentado e odor desagradável.
  • A lambedura ou coceira pode causar a perda de alguns pontos e, assim, deiscência ou abertura da ferida.

Em ambos os casos, é importante visitar o centro veterinário onde a operação foi realizada para explorar a ferida e agir rapidamente. Dependendo do estado da ferida, do grau de cicatrização e da funcionalidade da sutura, será escolhido um tratamento mais ou menos agressivo. Em casos leves, o tratamento com antibióticos será suficiente. Entretanto, em infecções graves ou quando houver deiscência ou abertura da ferida, será necessária uma intervenção cirúrgica para limpar completamente a ferida e remover o material infectado ou necrótico. Portanto, se o cachorro arrancou os pontos deixando a ferida aberta, é melhor deixar para um profissional cuidar disso.

Neste outro artigo apresentamos alguns auxiliares no tratamento: confira 5 remédios caseiros para cicatrizar feridas em cachorros. Lembre-se de só recorrer a eles com supervisão do veterinário.

Como evitar que o cachorro tire os pontos?

Para evitar que os cachorros retirem os pontos no período pós-operatório, é importante cumprir as seguintes recomendações:

  • Proteja a ferida com bandagens leves e curativos: eles não só fornecerão à ferida o grau ideal de umidade para a cicatrização, como também evitarão que o animal lamba ou coce a ferida.
  • Coloque um colar elizabetano: embora possam ser um pouco desconfortáveis, especialmente durante as primeiras horas, é importante manter um colar elizabetano no cão para evitar que eles toquem a ferida.
  • Cumprir o tratamento pós-operatório: administrar os analgésicos prescritos pelo veterinário ajudará a reduzir a dor ou o desconforto na ferida, o que evitará que o animal demonstre interesse excessivo em tocar ou lamber a região com os pontos.
Meu cachorro arrancou os pontos, o que faço? - Como evitar que o cachorro tire os pontos?

Agora que você já sabe o que fazer se o seu cachorro arrancou os pontos da ferida, no vídeo a seguir te mostramos como fazer um colar elizabetano caseiro para cães e gatos:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro arrancou os pontos, o que faço?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Bibliografia
  • Sopena, J. (2011). Tratamiento médico-quirúgico de heridas, aplicación en dermatología I y II. Décimo Congreso de Especialidades Veterinarias, AVEPA

 

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Rosângela Braz Oliveira
Meu cachorro , retirou um olho, abriu um ponto , ainda não fechou o que fazer ?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Rosângela. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
1 de 3
Meu cachorro arrancou os pontos, o que faço?