PARTILHAR

Dicas para cuidar dos dentes do seu cachorro

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 23 novembro 2017
Dicas para cuidar dos dentes do seu cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O cuidado dos dentes do seu cachorro é essencial para manter a sua boa saúde, embora por vezes se ignore que os cães também precisam deste tipo de atenção. No PeritoAnimal sabemos que definir uma rotina de higiene oral para o seu amigo peludo é indispensável, não só para prevenir incômodos como o mau hálito e os dentes lascados, como também os protege contra doenças graves. É por isso que lhe vamos dar estas dicas para cuidar dos dentes do seu cachorro, pois um cachorro saudável é um cachorro feliz.

Também lhe pode interessar: Troca de dentes do cachorro

Por que deve cuidar dos dentes do seu cão?

Tal como acontece com os humanos, os dentes do seu cão vão se deteriorando com o passar do tempo se não receberem o cuidado necessário, o qual propicia o aparecimento de mau hálito, placa e tártaro, além disso corre o risco dos dentes do cachorro lascarem ou de desenvolver algumas infecções, como gengivite e periodontite. Estas doenças provocam mal-estar e agressividade no seu amigo peludo, assim como colocam em risco a sua vida.

De certeza que se estará perguntando por que precisamos de cuidar dos seus dentes se, na teoria, tratam-se de animais capazes de viver em estado selvagem. No entanto, deve ter em conta que isto era assim no passado, quando uma dieta baseada em carne crua, osso e cartilagens mantinham os dentes do cachorro saudáveis e fortes, enquanto que com a domesticação e os alimentos que lhe oferece em casa surgiram outros problemas.

Normalmente, o cachorro de tamanho médio, grande e gigante começa a sofrer de tártaro e placa a partir dos 3 anos de idade, enquanto que o cão toy ou pequeno costuma começar a desenvolvê-lo antes. Em qualquer um dos casos, implementar uma rotina de higiene antecipada é crucial para evitar este tipo de inconvenientes.

Dicas para cuidar dos dentes do seu cachorro - Por que deve cuidar dos dentes do seu cão?

Manter a higiene dental do cachorro

São várias as opções que tem para cuidar dos dentes do seu cachorro e, é necessário utilizar mais de uma para conseguir uma correta higiene e conseguir, assim, cuidar dos dentes do seu cachorro:

  • Alimento de qualidade. A comida seca para cães de boa qualidade é uma das suas melhores opções para cuidar dos dentes do cachorro, uma vez que ao ser crocante e de certo tamanho não fica presa nos dentes nem agarrada às gengivas. Além disso, os ingredientes fortalecem os dentes e favorecem o seu crescimento.
  • Dieta saudável. Evite o excesso de carboidratos e nunca dê ao seu cachorro guloseimas humanas, pois não só o deixam doente como também podem ficar presas nos seus dentes.
  • Ossos. Dê ao seu cachorro ossos e cartilagens apenas de vaca e sempre crus, isto não só deixará os seus dentes mais fortes como também limpa as gengivas.
  • Escovação. Existem escovas e pastas de dentes para cachorros que deverá introduzir na rotina de higiene.
  • Brinquedos. Alguns brinquedos para cães estão feitos para funcionar como dentífricos, enquanto que outros ajudam a retirar tudo o que ficou preso na boca.
  • Consultas ao veterinário. Uma ou duas vezes por ano marque uma consulta com o veterinário para verificar se está tudo bem com os dentes do seu pet.
Dicas para cuidar dos dentes do seu cachorro - Manter a higiene dental do cachorro

Criar hábitos

Nenhum cachorro, no início, gostará que você lhe meta os dedos na sua boca, daí a importância de habituar o cão à rotina de escovar os dentes desde filhote. Os dentes do seu filhote não aparecerão por completo até ter ao redor de 6 ou 8 meses, mas a habituação com a escovação pode começar antes.

Desde pequeno e durante uns 5 minutos todos os dias, tente habituar o seu filhote a mexer-lhe na boca, introduzindo delicadamente os seus dedos e esfregando os seus dentes com delicadeza. Isso vai ser incômodo para ele, mas logo sentirá isso como algo normal.

Quando a dentadura estiver completa, poderá começar com uma escova de cerdas suaves. Se o seu cachorro já for adulto levará um pouco mais de tempo habituá-lo a isto, mas não desista e tenha paciência.

Recomendações para cuidar dos dentes do cão

Além dos conselhos anteriores para cuidar dos dentes do seu cachorro, aconselhamos que tenha em conta as seguintes recomendações:

  • Utilize sempre uma escova de cerdas suaves feita para cachorros. Lembre-se de a mudar quando for necessário.
  • Nunca utilize pasta de dentes para humanos, pois o alto conteúdo em flúor é tóxico para o seu cachorro. Adquira em qualquer loja de pets as que são específicas para cães.
  • Escove os dentes do seu cachorro uma vez por semana, sempre depois de ter brincado ou acabado de comer.
  • Adicione maçã e cenouras cruas à sua dieta, pois ajudam a limpar os dentes. Obtenha mais informação no nosso artigo sobre frutas e legumes recomendados para cachorros.
  • Os brinquedos que ajudam na limpeza devem ser feitos de nylon ou borracha natural, certifique-se de que não sejam muito duros caso o seu pet ainda for filhote.
  • Evite que o seu cachorro morda sapatos ou outros objetos de casa, pois desgastam os seus dentes.
  • Uma vez por semana, revise a boca do seu cachorro em busca de tártaro, cáries, feridas ou qualquer outro sinal anormal.
Dicas para cuidar dos dentes do seu cachorro - Recomendações para cuidar dos dentes do cão

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para cuidar dos dentes do seu cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Higiene dental.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Itaiane
Gostei das dicas , já estou escovando os dentes do meus cachorros com bicarbonato e estou tendo bons resultados.
Sonia Vitte
Gostei das dicas das pasta caseira e as compradas que tipo escolher
Dicas para cuidar dos dentes do seu cachorro
1 de 4
Dicas para cuidar dos dentes do seu cachorro

Voltar ao topo da página ↑