Partilhar

Dicas para cuidar dos dentes do seu cachorro

 
Vanessa Lopes
Redatora do PeritoAnimal
Dicas para cuidar dos dentes do seu cachorro

Ver fichas de  Cachorros

O cuidado dos dentes do seu cachorro é essencial para manter a sua boa saúde, embora por vezes se ignore que os cães também precisam deste tipo de atenção. No PeritoAnimal sabemos que definir uma rotina de higiene oral para o seu amigo peludo é indispensável, não só para prevenir incômodos como o mau hálito e os dentes lascados, como também os protege contra doenças graves. É por isso que lhe vamos dar estas dicas para cuidar dos dentes do seu cachorro, pois um cachorro saudável é um cachorro feliz.

Também lhe pode interessar: Troca de dentes do cachorro

Por que deve cuidar dos dentes do seu cão?

Tal como acontece com os humanos, os dentes do seu cão vão se deteriorando com o passar do tempo se não receberem o cuidado necessário, o qual propicia o aparecimento de mau hálito, placa e tártaro, além disso corre o risco dos dentes do cachorro lascarem ou de desenvolver algumas infecções, como gengivite e periodontite. Estas doenças provocam mal-estar e agressividade no seu amigo peludo, assim como colocam em risco a sua vida.

De certeza que se estará perguntando por que precisamos de cuidar dos seus dentes se, na teoria, tratam-se de animais capazes de viver em estado selvagem. No entanto, deve ter em conta que isto era assim no passado, quando uma dieta baseada em carne crua, osso e cartilagens mantinham os dentes do cachorro saudáveis e fortes, enquanto que com a domesticação e os alimentos que lhe oferece em casa surgiram outros problemas.

Normalmente, o cachorro de tamanho médio, grande e gigante começa a sofrer de tártaro e placa a partir dos 3 anos de idade, enquanto que o cão toy ou pequeno costuma começar a desenvolvê-lo antes. Em qualquer um dos casos, implementar uma rotina de higiene antecipada é crucial para evitar este tipo de inconvenientes.

Manter a higiene dental do cachorro

São várias as opções que tem para cuidar dos dentes do seu cachorro e, é necessário utilizar mais de uma para conseguir uma correta higiene e conseguir, assim, cuidar dos dentes do seu cachorro:

  • Alimento de qualidade. A comida seca para cães de boa qualidade é uma das suas melhores opções para cuidar dos dentes do cachorro, uma vez que ao ser crocante e de certo tamanho não fica presa nos dentes nem agarrada às gengivas. Além disso, os ingredientes fortalecem os dentes e favorecem o seu crescimento.
  • Dieta saudável. Evite o excesso de carboidratos e nunca dê ao seu cachorro guloseimas humanas, pois não só o deixam doente como também podem ficar presas nos seus dentes.
  • Ossos. Dê ao seu cachorro ossos e cartilagens apenas de vaca e sempre crus, isto não só deixará os seus dentes mais fortes como também limpa as gengivas.
  • Escovação. Existem escovas e pastas de dentes para cachorros que deverá introduzir na rotina de higiene.
  • Brinquedos. Alguns brinquedos para cães estão feitos para funcionar como dentífricos, enquanto que outros ajudam a retirar tudo o que ficou preso na boca.
  • Consultas ao veterinário. Uma ou duas vezes por ano marque uma consulta com o veterinário para verificar se está tudo bem com os dentes do seu pet.

Criar hábitos

Nenhum cachorro, no início, gostará que você lhe meta os dedos na sua boca, daí a importância de habituar o cão à rotina de escovar os dentes desde filhote. Os dentes do seu filhote não aparecerão por completo até ter ao redor de 6 ou 8 meses, mas a habituação com a escovação pode começar antes.

Desde pequeno e durante uns 5 minutos todos os dias, tente habituar o seu filhote a mexer-lhe na boca, introduzindo delicadamente os seus dedos e esfregando os seus dentes com delicadeza. Isso vai ser incômodo para ele, mas logo sentirá isso como algo normal.

Quando a dentadura estiver completa, poderá começar com uma escova de cerdas suaves. Se o seu cachorro já for adulto levará um pouco mais de tempo habituá-lo a isto, mas não desista e tenha paciência.

Recomendações para cuidar dos dentes do cão

Além dos conselhos anteriores para cuidar dos dentes do seu cachorro, aconselhamos que tenha em conta as seguintes recomendações:

  • Utilize sempre uma escova de cerdas suaves feita para cachorros. Lembre-se de a mudar quando for necessário.
  • Nunca utilize pasta de dentes para humanos, pois o alto conteúdo em flúor é tóxico para o seu cachorro. Adquira em qualquer loja de pets as que são específicas para cães.
  • Escove os dentes do seu cachorro uma vez por semana, sempre depois de ter brincado ou acabado de comer.
  • Adicione maçã e cenouras cruas à sua dieta, pois ajudam a limpar os dentes. Obtenha mais informação no nosso artigo sobre frutas e legumes recomendados para cachorros.
  • Os brinquedos que ajudam na limpeza devem ser feitos de nylon ou borracha natural, certifique-se de que não sejam muito duros caso o seu pet ainda for filhote.
  • Evite que o seu cachorro morda sapatos ou outros objetos de casa, pois desgastam os seus dentes.
  • Uma vez por semana, revise a boca do seu cachorro em busca de tártaro, cáries, feridas ou qualquer outro sinal anormal.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para cuidar dos dentes do seu cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Higiene dental.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Dicas para cuidar dos dentes do seu cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Dicas para cuidar dos dentes do seu cachorro
1 de 4
Dicas para cuidar dos dentes do seu cachorro