Cuidados extra

Grama de gato - benefícios e como ter em casa

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. Atualizado: 11 outubro 2023
Grama de gato - benefícios e como ter em casa
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Gatos são animais que se limpam sozinhos. A higiene é feita por meio de lambidas por todo o corpo, o que garante a ingestão de uma boa quantidade de pelos pelo bichano. Para ajudá-lo a eliminar os bolos de pelos que se formam no estômago, os gatos comem graminhas, que aumentam o trânsito intestinal.

Além disso, na natureza, os gatos comem gramas para auxiliar no controle de parasitas intestinais e para aliviar o estresse, já que se trata de um hábito que relaxa o animal. No entanto, não é qualquer grama que o gato pode comer, pois muitas plantas podem ser tóxicas para os animais.

Mesmo para quem mora em apartamento, é possível manter um vaso com graminhas para o gatinho se divertir e saborear a plantinha. Isso vai ajudar a enriquecer o ambiente para o felino, além de ser muito saudável. Para te ajudar nessa tarefa, o PeritoAnimal escreveu este artigo com várias dicas sobre gramas para gatos. Aproveite para ficar por dentro deste assunto! Seu amigo bigodudo agradece!

Também lhe pode interessar: Grávida pode ter contato com gato?

Índice

  1. Para que serve a grama do gato?
  2. Qual a melhor grama para gato?
  3. Gato pode comer capim?
  4. Em quanto tempo a grama de gato pode ser consumida?
  5. Como plantar grama de gato?
  6. Erva do gato (Catnip) e grama são a mesma coisa?
  7. Onde comprar graminha de gatos?

Para que serve a grama do gato?

Além de ser uma ótima alternativa para aliviar o estresse do gato, as graminhas ajudam o felino na sua digestão. A grama ingerida aumenta a quantidade de fibras na dieta do animal, melhorando seu trânsito intestinal e auxiliando na eliminação de bolas de pelos. Por esses motivos, é bem comum vermos o gato procurando grama para comer quando não está se sentindo bem.

Os gatos gostam de mordiscar plantas, principalmente as gramas. Esse comportamento alivia o estresse e serve como uma brincadeira para ele. Alguns tipos de grama também atuam como vermífugos, deixando o bichano livre de parasitas. Mas cuidado! Gramas de rua, onde vários animais costumam defecar, podem estar contaminadas com ovos de parasitas intestinais. O ideal é ter uma grama limpa em casa, exclusiva para o gatinho.

Qual a melhor grama para gato?

Geralmente, as gramas vendidas em lojas especializadas para pets são milho de pipoca, aveia e alpiste. Essas plantinhas podem ser cultivadas em casa, com o uso de vasos, bandejas ou no jardim. O ideal é que a grama fique longe do gato até que cresça um pouco e seja possível que ele a coma. Antes disso, ele poderá remexer a terra onde as sementes foram plantadas e atrapalhar a germinação e o crescimento delas.

Você pode ter dois vasos com graminhas em estágios de crescimento diferentes. Assim que o bichano comer as plantinhas de um vaso, o outro já estará com a grama no ponto de ser oferecida ao gato. Pode ser feito um revezamento para que o animal sempre tenha uma graminha para se deliciar.

Gato pode comer capim?

Antes de deixar o gato comer o capim, é necessário identificar qual é o tipo de planta, para se assegurar de que não se trata de algo venenoso para o animal. Na maioria das vezes, o “capim” é a grama batatais, São Carlos ou esmeralda. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas, para que você possa identificá-las e deixar seu gato se divertir com segurança:

  • Grama batatais: é uma grama muito resistente, de folhas longas e aspecto bastante volumoso, com cor predominantemente verde claro. Devido à sua grande robustez, é utilizada em pastagens, sendo suas folhas um pouco duras;
  • Grama São Carlos: é uma espécie de grama com maior resistência à sombra (o que é bom para quem mora em apartamento). Possui folhas mais largas e com coloração verde-escuro, com crescimento rápido e se recuperando rapidamente de injúrias;
  • Esmeralda: possui folhas finas, lisas e sem pelagem, sendo bem macia ao toque. Precisa de mais luz para fazer fotossíntese em comparação com outros tipos de grama. Essa é uma das gramas preferidas dos gatos. Muito fácil de ser encontrada à venda em lojas de plantas.

Em quanto tempo a grama de gato pode ser consumida?

Dependendo do tipo de grama que seja plantada, em cerca de 15 dias você já terá grama em tamanho adequado para o gato comer. O ideal é ter dois vasos com gramas, para que seja feito um revezamento e o gato sempre tenha graminhas para comer.

Como plantar grama de gato?

Para plantar a grama para o gato, você pode utilizar sementes ou comprar a grama já brotada. Em ambos os casos, será necessária uma terra adubada de boa qualidade. Podem ser utilizados vasos de plantas grandes ou mesmo uma bacia sanitária que não esteja em uso. Vamos descrever passo-a-passo como plantar a grama para seu bichano:

  1. Você precisará fazer alguns furos na parte de baixo, caso seja usada uma bacia sanitária, para que o excesso de água fornecida à grama seja escoado;
  2. Coloque uma terra adubada, de boa qualidade, na bacia e umedeça com um pouco de água;
  3. Se o plantio for com sementes, você deverá fazer buraquinhos pequenos por toda a terra e jogar as sementes, que deverão ser cobertas por um pouco de terra;
  4. Caso você tenha comprado a grama já pronta, esta deverá ser replantada na bacia, fazendo buracos na terra e colocando tufos de grama, cobrindo com um pouco de terra;
  5. Deixe a terra sempre úmida, sem encharcar muito. O fornecimento de luz solar é fundamental para o crescimento da grama.

Depois que a grama estiver mais crescida, a quantidade de água fornecida poderá ser reduzida, nunca deixando o vaso encharcado. A grama deverá receber sol diariamente para se manter viva e saudável.

Grama de gato - benefícios e como ter em casa - Como plantar grama de gato?

Erva do gato (Catnip) e grama são a mesma coisa?

Não, erva do gato não é o mesmo que grama. A Nepeta cataria, também conhecida como Catnip, é uma erva aromática, da mesma família da hortelã. Quando inalada, a erva libera nepetelactona, substância que age no sistema nervoso central do gato, estimulando sensações e emoções, que podem resultar em euforia e bem-estar nos bichanos. As gramas comuns, descritas neste texto, não possuem esse efeito nos felinos.

Onde comprar graminha de gatos?

As sementes de milho de pipoca, aveia e alpiste podem ser compradas em agropecuárias ou lojas de produtos de uso veterinário. Algumas graminhas já vêm plantadas no vaso, necessitando apenas de água para germinarem. Em poucos dias, 2 ou 3, já é possível ver a planta brotando. A erva-do-gato pode ser encontrada em lojas para pets, já plantada ou suas sementes.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Grama de gato - benefícios e como ter em casa, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Bibliografia
  • Benefícios das gramas para gatos e como plantar em casa. Animalia Farma. Disponível em https://www.animaliafarma.com.br/posts/beneficios-das-gramas-para-gatos-e-como-plantar-em-casa/. Acesso em 18/09/2023.
  • Grama batatais: conheça as principais vantagens e descubra como escolher! Sementes Santafé. Disponível em https://sementessantafe.com.br/informacoes-tecnicas/grama-batatais-conheca-principais-vantagens-descubra-como-escolher. Acesso em 18/09/2023.
  • Grama São Carlos – as 4 principais características. Planalto Gramas. Disponível em https://www.planaltogramas.com/single-post/grama-s%C3%A3o-carlos-caracter%C3%ADsticas. Acesso em 18/09/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Grama de gato - benefícios e como ter em casa