Cuidados extra

Gatos em apartamento: precisa de tela de proteção?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. Atualizado: 19 abril 2023
Gatos em apartamento: precisa de tela de proteção?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Você já ouviu falar na Síndrome do Gato Voador ou do Gato Paraquedista? É o nome dado ao conjunto de lesões sofridas pelo bichano que cai de lugares altos, como por exemplo, a partir do segundo andar de prédios.

Quem vive com gatos em apartamento sempre se pergunta se é preciso colocar tela de proteção pois sabe bem os perigos pelos quais os bichanos passam toda vez que pulam no parapeito da janela. Se você quer saber mais sobre como proteger seu gato, descobrir os detalhes dessa síndrome e também conhecer o tipo de tela recomendada para os felinos, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

Índice

  1. Vivo com um gato em apartamento: preciso de tela de proteção?
  2. Qual tela de proteção para gatos é recomendada?
  3. Tipos de telas de proteção para gatos
  4. Quanto custa uma tela de proteção para gatos?
  5. Como impedir o gato de pular a janela?

Vivo com um gato em apartamento: preciso de tela de proteção?

O gato doméstico (Felis silvestris catus) evoluiu do gato selvagem (Felis silvestres) há pelo menos 300 anos, mas manteve algumas características do seu antepassado, como o comportamento juvenil na idade adulta, o que os torna brincalhões, corajosos e mais adaptáveis a diferentes ambientes. Além disso, os felinos são excelentes caçadores, com grandes habilidades para pular em lugares altos, visualizando melhor suas presas e delimitando seu território.

Com essas características, os bichanos foram conquistando o coração dos homens com o passar do tempo, sendo levados para todos os tipos de lugares, como as cidades, e por fim, os apartamentos. O número de gatos nesse tipo de moradia vem crescendo a cada dia, tornando-os o animal de companhia preferido de quem passa muito tempo fora de casa. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados quando o bichano vai morar em um prédio. Neste outro artigo respondemos à pergunta: gato em apartamento é feliz?

Um dos acidentes mais comuns com gatos em áreas urbanas são as quedas de lugares altos, como varandas, janelas e telhados. Mas os gatos não caem sempre em pé, como diz a crença popular? Até podem cair em pé na maioria das vezes, mas nem sempre a queda será suave e sem consequências. Apesar de possuírem a incrível capacidade de virar sua estrutura dorsal em plena queda, necessitando de apenas 30 centímetros de altura, outros fatores podem interferir até o animal atingir o solo.

Os gatos possuem estruturas muito sensíveis na região auricular, chamadas de receptores vestibulares, responsáveis pelo equilíbrio do animal. Quando estão em posições desconfortáveis, ocorre um aumento de pressão na região auricular, funcionando como um alarme, que manda estímulos para o sistema nervoso central. Sinais elétricos são enviados do cérebro para o sistema locomotor do gato, fazendo-o virar sua cabeça e seu dorso, retornando então para a sua posição de equilíbrio.

Quando caem de alturas maiores que o segundo andar de prédios, sofrem um conjunto de lesões, conhecido como Síndrome do Gato Voador ou Síndrome do Gato Paraquedista. O nome foi dado porque, enquanto cai, o gato abre os braços, simulando um paraquedas com o próprio corpo, amenizando os efeitos da queda. Durante o trajeto, ele esvazia a sua bexiga, com o objetivo de que ela não se rompa quando o animal atingir o chão.

Infelizmente, mesmo com toda essa esperteza, o gato se machuca muito ao se chocar com o solo, sendo comuns as fraturas de mandíbula, sangramento nasal, fenda no palato, pneumotórax (presença de ar livre na cavidade pleural), fraturas dentárias, luxação da articulação temporomandibular, fraturas de costelas, de vértebras, de membros, da pelve, luxação das articulações dos cotovelos, traumas abdominais e hematúria (urina com sangue).

A taxa de sobrevivência é de cerca de 90%, sendo elevada ao se considerar a diversidade de lesões sofridas pelo gato. Hemorragias e problemas respiratórios são as causas mais comuns de morte após a queda. Apesar do bom índice de recuperação dos felinos, o ideal é evitar o acidente. Então, para quem vive com gatos em apartamentos, o melhor a se fazer é colocar telas de proteção em todas as janelas, sacadas e varandas, não dando qualquer oportunidade ao amigo bigodudo de cair ou pular de lá.

Gatos em apartamento: precisa de tela de proteção? - Vivo com um gato em apartamento: preciso de tela de proteção?

Qual tela de proteção para gatos é recomendada?

A tela de proteção mais indicada para evitar que os gatos pulem de lugares altos é a tela de segurança utilizada para crianças, confeccionada com polietileno, o qual possui resistência semelhante ao aço.

O ideal é que as janelas e varandas sejam teladas por inteiro, sem que fique qualquer brecha para o gato passar, nem mesmo a sua cabeça.

Tipos de telas de proteção para gatos

É muito importante considerar o tamanho da malha da tela, pois gatos filhotes podem passar por buracos bem pequenos, sendo indicadas as telas de proteção com abertura de 3 por 3 centímetros. Gatos adultos podem ficar protegidos com telas de 5 por 5 centímetros, pois já estão maiores e mais tranquilos que os mais novos.

Outro fator a ser considerado na hora de comprar a tela de proteção para gatos é o material. O ideal é utilizar telas de polietileno, que são mais resistentes que as de nylon (alguns gatos conseguem romper os fios de nylon com os dentes).

Além da segurança contra quedas de alturas, as telas para gatos também são bastante úteis para mantê-los sem acesso à rua, evitando o contato com animais doentes e os perigos das zonas urbanas.

Gatos em apartamento: precisa de tela de proteção? - Tipos de telas de proteção para gatos

Quanto custa uma tela de proteção para gatos?

O valor a ser investido na segurança do seu amigo de quatro patas dependerá do tamanho das janelas e da varanda do apartamento. As telas de proteção mais indicadas para gatos, feitas de polietileno, geralmente são vendidas por metro quadrado, variando de R$ 25,00 a R$ 50,00. A instalação deverá ser realizada por um profissional, pois a tela precisa ficar bem presa e sem brechas entre os locais de fixação.

Como impedir o gato de pular a janela?

A única forma de impedir que o gato pule a janela é mantendo-a permanentemente fechada ou com telas de proteção. Apesar de muito inteligente, o gato não entenderá que não pode subir nas janelas e parapeitos se você tentar ensiná-lo, e sempre será atraído por lugares mais altos por ser um caçador nato e gostar de vigiar o seu território.

Agora que você já sabe que telar o apartamento para o gato é a melhor opção para garantir sua segurança, também recomendamos este outro artigo no qual explicamos por que os gatos gostam de lugares altos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gatos em apartamento: precisa de tela de proteção?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Bibliografia
  • Fernandes, S.S. “Síndrome do gato paraquedista”: estudo retrospectivo de 78 casos (2013-2016). Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Faculdade de Medicina Veterinária, Lisboa, 2017. Disponível em: https://recil.ensinolusofona.pt/bitstream/10437/8147/1/Tese%20Sandy%20Fernandes.Final%20com%20juri.pdf. Acesso em 11/08/2022.
  • Telas de proteção para gatos: veja os tipos e como instalar. Disponível em https://www.decorfacil.com/tela-de-protecao-para-gatos/. Acesso em 11/08/2022.
  • Leal, M. et al. Por que os gatos sobrevivem a grandes quedas? PIBID Física, 2016. Disponível em https://fisica.alegre.ufes.br/sites/fisica.alegre.ufes.br/files/jornal_impresso_17_queda_dos_corpos.pdf. Acesso em 11/08/2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Gatos em apartamento: precisa de tela de proteção?