Cuidados básicos

Gato come barata? Entenda o hábito e se é algo preocupante

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 17 outubro 2023
Gato come barata? Entenda o hábito e se é algo preocupante
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Quem tem um felino em casa sabe que caçar é uma das maiores habilidades da espécie. Possuindo sentidos altamente especializados, uma anatomia específica e um comportamento predatório intenso, os gatos aperfeiçoaram ao longo dos anos técnicas que facilitaram a caça. Devido à grande vulnerabilidade das presas durante a noite, os gatos desenvolveram o hábito de caçá-las durante esse período. Esse fato pode explicar a alta atividade noturna dos felinos e esclarecer que mesmo sendo considerado um comportamento lúdico atualmente, o comportamento predatório está diretamente relacionado aos seus instintos primitivos de padrão alimentar e ao seu bem-estar.

E como no ambiente urbano, dentro de casas e apartamentos, os gatos não possuem uma variedade de presas, eles costumam caçar os pequenos insetos que aparecem por lá, como baratas, grilos e besouros. Alguns ainda encontram lagartixas, garantindo uma grande diversão e exercícios físicos. Mas tem problema se o gato comer a barata? Ele pode passar mal se ficar caçando baratas pela casa? Neste artigo do PeritoAnimal, vamos responder essas e outras dúvidas, deixando você por dentro do assunto. Boa leitura!

Índice

  1. É normal gato comer barata e outros insetos?
  2. Pode deixar o gato brincar com baratas?
  3. Gato pode comer barata ou faz mal?
  4. Veneno para barata faz mal para o gato?
  5. O que fazer para o gato parar de comer barata?
  6. Meu gato comeu uma barata. O que fazer?

É normal gato comer barata e outros insetos?

Na maioria das vezes, o gato só quer treinar sua habilidade de caça, seja com insetos ou com lagartixas. Nem sempre ele come os animais que caçou, pois podem utilizar o ato de caçar apenas para se exercitar, gastar um pouco de energia e se divertir. No entanto, alguns felinos podem comer a barata ou outros pequenos insetos, apenas por curiosidade. Não há anormalidade no ato de comerem suas presas, pelo contrário, esse comportamento é extremamente normal na espécie.

Os instintos primitivos e o comportamento predatório estão presentes principalmente nos gatos de vida livre e naqueles que não recebem uma dieta adequada. Nesses casos, os gatos caçam inúmeras vezes ao dia, e isso pode ser explicado pelo simples fato de que a densidade calórica de apenas um camundongo equivale a somente 8% de sua necessidade de calorias diária. Explicando melhor: o gato deve caçar e se alimentar de doze camundongos ao longo do dia para satisfazer suas necessidades energéticas diárias.

Diante desses dados, podemos ver que caçar é uma rotina da vida dos gatos, e comer ou não suas presas pode depender da dieta que ele recebe em casa ou da curiosidade do bichano.

Pode deixar o gato brincar com baratas?

As baratas são insetos onívoros, ou seja, comem qualquer coisa, tendo principal atração por doces, alimentos gordurosos e de origem animal. As baratas domésticas, essas que os gatos costumam caçar, são responsáveis pela transmissão de várias doenças, por meio de suas patas e abdômen, já que andam se arrastando pelo chão, levando bactérias de espécies variadas por onde passam. Por isso, esses insetos são considerados perigosos para a saúde das pessoas e dos animais.

Quando ingeridas ou apenas sendo utilizadas como brinquedos pelos gatos, podem transmitir a eles bactérias como Salmonela e Shigella, que causam sérios problemas gastrointestinais nos bichanos. Por esse motivo, não é bom deixar o gato brincar com a barata, sendo indicado retirar o inseto e descartá-lo o mais breve possível, para evitar que ele se contamine.

Gato pode comer barata ou faz mal?

Se a barata não fosse um inseto tão sujo, que anda pelos lixos e ruas contaminadas, não haveria problema caso o gato a comesse. No entanto, a barata pode carregar bactérias capazes de causar sérios problemas gastrointestinais. Por isso, tente evitar que seu gato coma a barata. Além disso, caso a barata tenha ingerido veneno, este pode causar danos ao animal que a ingerir.

Gato come barata? Entenda o hábito e se é algo preocupante - Gato pode comer barata ou faz mal?

Veneno para barata faz mal para o gato?

Sim, o veneno utilizado para matar baratas pode causar danos aos gatos. O uso de pesticidas é bem comum em residências, para evitar infestações de baratas e formigas. No entanto, essas substâncias podem ser muito tóxicas tanto para as pessoas quanto para os animais. As principais causas de intoxicação por inseticidas são a exposição acidental e a utilização inadequada desses tóxicos.

O pesticida considerado ideal deverá ser específico, seguro e eficaz na eliminação dos insetos, ter tempo de efeito curto, originar metabólitos não tóxicos, não ser oneroso e de fácil aplicação. Temos que ter em mente que os pesticidas apresentam inúmeros benefícios, mas ainda tendem a apresentar elevado perigo e toxicidade quando utilizados de forma inadequada.

O que fazer para o gato parar de comer barata?

O gato que recebe uma alimentação completa e balanceada dificilmente comerá a barata que ele caçou, servindo apenas como diversão. De qualquer forma, a única maneira de fazê-lo parar de ingerir baratas é não deixar que tenha contato com elas, utilizando telas nos ralos, protetores nas portas de casa, não deixar restos de alimentos pela casa e sempre retirar o lixo.

Os gatos não entenderão que não podem comer suas caças, sendo necessário retirar deles suas presas antes que sejam devoradas. O instinto de caça não deve ser reprimido, pois isso proporciona momentos de relaxamento e alegria para o gato, além de fazê-lo se exercitar, evitando a obesidade e outros problemas de saúde. O uso de brinquedos pode ajudar nessa tarefa também, mas uma caça de verdade sempre será mais atrativa para o grande caçador.

Meu gato comeu uma barata. O que fazer?

A princípio, você deverá observar o gato, se está havendo alteração de comportamento, salivação, náuseas, vômitos ou diarreia. Em caso positivo, leve o bichano imediatamente para ser avaliado por um médico veterinário, para que ele faça a distinção entre envenenamento ou alguma infecção intestinal por bactérias carregadas pela barata. O tratamento será específico para cada caso e deverá ser seguido conforme as orientações do profissional que atender o seu gato.

Caso você tenha aplicado venenos para barata recentemente na residência, leve o rótulo para que o veterinário veja o tipo de veneno utilizado e saiba qual tratamento utilizar. Evite deixar esses produtos ao alcance dos animais e sempre utilize conforme as instruções, para evitar intoxicações.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato come barata? Entenda o hábito e se é algo preocupante, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • Scholten, A.D. Particularidades comportamentais do gato doméstico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017. Disponível em https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/170364/001050568.pdf?sequence=1. Acesso em 24/09/2023.
  • Fernandes, D. R. Intoxicações em animais de companhia por inseticidas e rodenticidas. Universidade da Beira do Interior, Ciências da Saúde, 2014. Disponível em https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/5265/1/3565_7248.pdf. Acesso em 24/09/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Gato come barata? Entenda o hábito e se é algo preocupante