Curiosidades do mundo animal

Quanto tempo vive um gato com leucemia felina?

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 26 abril 2023
Quanto tempo vive um gato com leucemia felina?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A Leucemia felina é uma das doenças víricas mais frequentes e severas que afetam o sistema imunológico principalmente dos gatos mais jovens. Não é transmissível aos seres humanos mas o seu contágio costuma acontecer mais facilmente entre gatos que vivem com outros gatos.

Para desmistificar a leucemia felina e saber como prevenir, reconhecer e proceder frente ao seu diagnósticos, é preciso que você se informe. Por esse motivo, o PeritoAnimal escreveu este artigo sobre quanto tempo vive um gato com leucemia felina.

Também lhe pode interessar: Quanto tempo vive um pardal?

Índice

  1. Tempo que vive um gato com leucemia felina
  2. Fatores que influenciam a esperança de vida de um gato com leucemia
  3. Mitos e Verdades sobre a leucemia felina

Tempo que vive um gato com leucemia felina

Estimar quanto tempo vive um gato com leucemia felina é uma questão complexa e difícil de precisar até para os veterinários mais experientes. Podemos afirmar que cerca de 25% dos gatos com leucemia felina morrer até 1 ano depois de serem diagnosticados. Porém, cerca de 75% consegue sobreviver entre 1 e 3 anos com o vírus ativo no organismo deles.

Muitos proprietários ficam desesperados ao pensar que os gatos deles podem ser portadores do vírus da leucemia felina (FeLV ou VLFe), mas esse diagnóstico nem sempre implica uma morte! Aliás, cerca de 30% dos gatos infetados com FeLV são portadores do vírus de uma forma latente e nem sequer chegam a desenvolver a doença.

 

Fatores que influenciam a esperança de vida de um gato com leucemia

No geral, a esperança de vida de um gato doente depende de muitos fatores tanto internos como externos ao organismo dele. Estes são alguns dos fatores que influenciam a esperança de vida de um gato com leucemia felina:

  • Etapa em que se realiza o diagnóstico: embora não seja uma regra, o diagnóstico precoce quase sempre melhora o prognóstico da leucemia felina e aumenta a expectativa de vida do gato portador. Durante as primeiras fases da leucemia felina (principalmente entre as fases I e III), o sistema imunológico tenta "travar" a ação do vírus FeLV. Se começamos a fortalecer o sistema imunológico do gato ainda durante estas etapas (o que requer um diagnóstico precoce), o resultado pode gerar um atraso dos efeitos que o vírus tem na medula óssea, o que aumenta a probabilidade de sobrevivência do animal.
  • Reposta ao tratamento: se temos êxito a fortalecer o sistema imunológico do gato doente e a resposta ao tratamento é positiva, a expectativa de vida será maior. Para isso, costumam ser utilizados certos fármacos, tratamentos holísticos e por exemplo também Aloe vera para gatos com leucemia.
  • Estado de saúde e medicina preventiva: um gato vacinado e com as desparasitações periódicas em dia, que mantém uma alimentação equilibrada, que é física e mentalmente estimulado durante toda a vida dele, é mais provável que tenha um sistema imunológico mais forte e responda melhor ao tratamento da leucemia felina.
  • Nutrição: a alimentação do gato influencia diretamente a qualidade de vida dele, o estado de ânimo e também o sistema imunitário. Os felinos com leucemia requerem uma dieta reforçada em vitaminas, minerais e nutrientes essenciais que podem ser encontrados nas rações de gama premium.
  • Ambiente: os gatos que vivem rotinas sedentárias ou que vivem em ambientes negativos, estressantes ou pouco estimulantes podem sofrer os mesmos efeitos prejudiciais do estresse no sistema imunitário deles, tornando-se mais vulneráveis a diversas patologias.
  • Compromisso do tutor: a saúde e o bem-estar dos nossos pets dependem do nosso compromisso. Isto é determinante quando se trata de um animal doente. Mesmo que um gato seja muito independente durante toda a vida dele, não será capaz de se tratar sozinho, se alimentar adequadamente, fortalecer o sistema imunológico ou proporcionar a ele próprio uma melhor qualidade de vida. Por isso, a dedicação do tutor é indispensável para melhorar a esperança de vida do gato com leucemia.
Quanto tempo vive um gato com leucemia felina? - Fatores que influenciam a esperança de vida de um gato com leucemia

Mitos e Verdades sobre a leucemia felina

Quanto você sabe sobre a leucemia felina? Ao ser uma doença complexa que, por muito anos, causou muita polêmica e discordância entre veterinários especialistas, é compreensível que existam muitas ideias falsas sobre a leucemia nos gatos. Para que você tenha uma melhor consciência sobre esta patologia, te convidamos a conhecer alguns mitos e verdades.

  • Leucemia felina e câncer no sangue são sinônimos: MITO!

O vírus da Leucemia Felina realmente é um tipo de vírus oncológico que pode gerar tumores, mas nem todos os gatos diagnosticados com leucemia desenvolvem câncer no sangue. É importante deixar claro que a leucemia felina não é um sinônimo de Aids felina, que é originada pelo vírus da imunodeficiência felina (FIV).

  • Os gatos podem contrair leucemia felina facilmente: VERDADE!

Infelizmente, os gatos podem contrair o vírus la Leucemia Felina através do contacto direto com os fluidos corporais de outros gatos infetados. O Felv costuma alojar-se na saliva dos gatos doentes, mas também pode se depositar na urina, sangue, leite e fezes. Por isso, os felinos que vivem em grupo estão mais susceptíveis a esta patologia, já que permanecem em contacto com animais possivelmente doentes.

  • Os humanos podem se contagiar com leucemia felina: MITO!

Como dissemos, a leucemia felina não se transmite aos seres humanos, nem sequer aos cachorros, pássaros, tartarugas e outros pets "não felinos". Esta patologia é específica dos gatos, embora possa ter muitas semelhanças a nível de sintomatologia e prognóstico com a leucemia em cachorros.

  • A leucemia felina não tem cura: VERDADE!

Lamentavelmente, ainda não se conhece a cura para a leucemia felina nem para a Aids felina. Por isso, em ambos os casos, a prevenção é a chave para preservar a saúde e o bem-estar do animal. Atualmente, encontramos uma vacina para a leucemia felina, cuja efetividade ronda os 80% e é uma excelente medida preventiva para os gatos que nunca foram expostos ao FeLV. Também podemos diminuir as provabilidades de contágio ao evitar o contato com animais infetados ou desconhecidos. E se você decidir adotar um novo gatinho para fazer companhia ao seu felino, é indispensável realizar estudos clínicos para diagnosticar possíveis patologias.

  • Um gato diagnosticado com leucemia felina morre rapidamente: MITO!

Como já te explicamos, a expectativa de vida de um animal doente depende de diferentes fatores, como a etapa em que a patologia é diagnosticada, a resposta do animal ao tratamento, etc. Por isso, não necessariamente a resposta à pergunta "quanto tempo vive um gato com leucemia felina?" deve ser negativa.

Quanto tempo vive um gato com leucemia felina? - Mitos e Verdades sobre a leucemia felina

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo vive um gato com leucemia felina?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
A sua avaliação:
Afonso Guedes
Não se transmite a humanos!!
Tem certeza?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Afonso. Tudo bem com você?
Não, para humanos não transmite não.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Ari Cavedon
Meu gatinho tinha um ano. Apareceu no portão de casa. Eu o adotei. Há um mes, foi diagnosticado com Felv. Foi fulminante. Morreu há uma semana. Essa doença é gravíssima. Sinto uma tremenda falta do meu bichinho, mas, não quero mais gatos.
Joni Schneider
História parecida com a minha. O meu também apareceu na minha área faminto. Adotei e trouxe pra dentro de casa. Há uma semana ele foi ficando jururu e de repente estava com dificuldade de respirar. Levei pra clínica e infelizmente ontem ele morreu. Também não quero mais, gostava muito e me deixou bem triste...
A sua avaliação:
Maria Prado
Olá,
Morreram dois gatinhos meus com Felv por um acaso nem sabia da existencia um deles era ainda filhote com apenas 6 meses pertencia a minha filha gostaria de dar outro gatinho a ela, e ainda tenho uma gata em casa que não me parece estar doente, ela foi vacinada quando bebe com a quintupla ..a pergunta é será que é arriscado eu trazer outro gato para casa mesmo que esteja vacinado e quanto tempo o virus pode durar fora do hospedeiro?!
obrigada
A sua avaliação:
REGINA FELIPE
minha felina realizou o exame da fiv e felv e o resultado da felv foi positivo, não tinha sintomas de estar doente, até que um dia de manhã se alimentou normalmente, brincou, tomou sol e quando chegou a noite estava muito quieta, qdo chegou ao veterinario ela estava toda amarela, mas sem qualquer outro sintoma... ficou internada e qdo teve alta para tratamento em casa tudo ocorrendo bem... mas depois de 10 dias ela começou a vomitar o alimento e emagreceu muuuito em 2 dias e faleceu... o que pode ter dado de errado???? constou tambem sisto cancerigenos e figado debilitado...
A sua avaliação:
Cassia Marco
Boa noite resgatei dois gatos ,um deu positivo pra felv,o outro não ,minha pergunta é se o outro que é negativo receber as vacinas v5 posso criar juntos sem medo de transmissão ou a vacina não e segura ?
A sua avaliação:
Evandro
Estou com a segunda gata com Felv, diagnosticado essa semana. A primeira sofre muito. Essa não vou esperar mais, vou sacrificar, já está emagrecendo e com vômitos. Que saco 😢
A sua avaliação:
José Sales M. Rocha
NECESSITO URGENTE DE INTERFERON ÔMEGA PARA FELINO COM FeLV. CASO TENHAM O MEDICAMENTO ENVIEM TELEFONE QUE ENTRO EM CONTATO PARA AQUISIÇÃO. FALAREMOS NOS DETALHES APÓS CONFIRMAÇÃO DO MEDICAMENTO.
Ana Karollyna
Olá, você é de Minas Gerais? Se for eu sei onde vende o interferon
Paula
Se você for do Rio de Janeiro, o remédio Interferon é vendido na veterinária Gatos e Gatos, localizada no bairro de Botafogo
A sua avaliação:
Maria Aparecida Romo
Meu gato (2anos) foi diagnosticado com leucemia felina a 5 meses, já recebeu duas transfusão de sangue, esta em tratamento na USP, agora com a pandemia do coronavírus esta fechada, passei para outra clinica veterinária, esta surgindo feridas com pus, tratando com antibiótico, sara e aparece em outras partes do corpo. Estou sem saber o que fazer.
TWAN
Acho que já está na hora de você libertar seu gatinho pro céu.
A sua avaliação:
MARCELO DA SILVA BARBOZA
Oi , meu gato tem 11 anos e percebi que ele não estava muito bem , levei no veterinário e lá foi diagnosticado que ela tá com leucemia deu positivo , estou muito triste ao sabe que deu positivo , gostaria de sabe se por causa que meu gato tem certa idade pode ser mais fácil dele morre? Ou não tem nada haver com a idade se for mais velho ou mais novo? Me respondam por favor?
A sua avaliação:
Samuel Pereira.
Oi, boa noite. Meu gato de 1 ano e 6 meses foi diagnosticado com Felv e a Dr. não passou nenhum tratamento fármaco, apenas mudanças na rotina dele para diminuir o estresse. Ele está com alguns machucados aos quais estou tratando, mas não possui tumores no momento, é necessário algum remédio? Por ex: interferon? Ou nem sempre o remédio é indicado. Tenho muitas dúvidas, queria a opinião de outra pessoa que entende.
Ana Karollyna
Oiii. Minha gata possui felv, o veterinário passou interferon para ela. Dou 7 dias e pauso 7
A sua avaliação:
MARTA CAMPOS PRINCIPATO TROSSO
Meu gato foi diagnosticado com felv. Percebi que ele estava sem comer e só bebia água estranhei e levei veterinário e lá foi diagnosticado. Ela me disse que provavelmente nasceu com a doença e agora por causa do muito estresse por causa de um novo gatinho a doença se manifestou. Já levei ele rapidinho qdo já percebi falta de apetite agora ele está internado fazendo o tratamento. Ainda preciso levar meus dois gatos pra fazer o exame e se vacinarem. Pensamento positivo pra sua recuperação e dar uma vida agradável a ele.
eleonora
Espero que ele se recupere...aconteceu comigo um caso parecido, adotei dois irmaos e a Lolita apresentou a doenca com mais ou menos 2 anos, e infelizmente morreu em 1 mes, o Trump tambem tem o virus, por enquanto esta muito bem, a unica coisa que ele sente muita falta de uma companhia.
A sua avaliação:
Anna Silva
Boa noite! Eu tive dois gatos que cresceram juntos, adotei os dois com intervalo de um mês. Com 2 anos e meio um deles adoeceu. Fez o teste para FELV, que deu positivo. Morreu em 4 meses, mesmo com transfusão e tratamento intensivo. Os dois só haviam sido vacinados com a V4 nos anos anteriores. No meio do processo testei o segundo gatinho e deu negativo. Vacinei com a quintupla (dose inicial e de reforço). É possivel que gatos que convivem por tanto tempo com um FELV positivo não sejam contaminados? Será que o teste negativo apresentou um falso resultado? Vacinar um gato “falso negativo” pode desencadear a doença nele? Ele não apresentou nenhuma reação à vacina (febre, apatia, mudança de comportamento). Agradeço imensamente a orientação
eleonora
Nao precisamos sofrer antecipado, adotei dois gatos um deles morreu com o virus e outro tem o virus mas esta muito bem , eles eram irmaos.
A sua avaliação:
Catharina
Não sei não... meu anjinho de quatro patas foi diagnosticado com leucemia felina e já estava muito mal, sendo que levei ele 5 vezes ao veterinário dentro de duas semamas, duas horas depois do diagnóstico ele faleceu... 😢😢😢😢
Dul
Poxa não diz isso não, meu gatinho tbm foi diagnosticado, já chorei várias vezes e estou com medo dele morrer.
Catharina
Caramba 😥 força amigo, a veterinária do meu anjinho disse que ele estava muito debilitado já, mas disse que um gatinho diagnosticado com Felv pode viver normalmente sim, é só ter um pouco mais de atenção e evitar que ele se machuque!
A sua avaliação:
Marina
A minha gata foi hoje diagnosticada com leucemia e linfoma nos intestinos e baço. O que faço? Quimioterapia? Eutanasia? É uma menina com cerca de 3/4 anos. Está magra e quase não come. Não quero que sofra,mas tambem não quero optar pela eutanasia e pensar que podia ter tentado mais...obrigada
Sheila
O que você fez?
KATIA
Prefere ver os linfomas nela se multiplicarem e ela adoecer mais e mais e ficar mais tempo com vc e depois morrer? Não extenda o sofrimento dela, pense nela e não em você. Desculpe, meu gato foi diagnoticado hoje e se eu tive que sacrificar pra não ver ele sofrer farei isso, pois uma outra minha morreu de PIF e demorei para fazer e ela definhou demais, acho egoismo, eu acho. ENFIM, ELES SÃO AMOROSOS NÃO DEVIAM TER ESSAS DOENÇAS, QUE DROGA DE VIDA.
Érica
Acabei de adotar uma gatinha com 2meses. Ela havia sido adotada anteriormente e devolvida pois a ex adotante diagnóstico que um de seus gatos adultos estava com felv. Ou seja, minha gatinha passou menos de uma semana no mesmo ambiente que o gato infectado. Sendo assim, é garantido que ela também tenha contraído a doença????? :(
Administrador PeritoAnimal
Oi Érica, como diz no artigo: "Quando o vírus entra em contato com o sistema imunitário do animal, podem ocorrer três situações:
O gato é imune pois criou anticorpos que podem combater o vírus. É possível que tenha sintomas por algumas semanas que depois param.
O vírus entra no sangue e na saliva, danificando o sistema imunitário e provocando a leucemia. O animal fica mais propenso a contrair outras doenças. Não vivem mais de dois ou três anos.
O vírus é eliminado do sangue ou da saliva, mas permanece dormente na medula óssea, Embora o vírus possa reativar, o mais provável é que não afete o seu gato."
Você precisa levar sua gatinha no veterinário para que ele faça os exames necessários para fazer um diagnóstico correto. Boa sorte!
Jessica Da Silveira geron berg
VC não mandou. Gj!BBC br
A sua avaliação:
Karla Coelho
P: Minha gatinha sofria de Felv, que causou varios linfomas, leucemia, anemia, anorexia e deficiência respiratória. Decidimos pela eutanásia, mas me sinto culpada desde que vi seu corpinho sem vida. Queria saber se o Espírito dela já está livre das dores que o corpo terreno lhe proporcionava. Queria ter certeza de que ele está bem e feliz.
Jessica
Fica tranquila Karla, se sua gatinha não tinha mais qualidade de vida você fez o certo. Ela já não sofre mais, descansou! Fiquei em paz!
Marcia Elaine
Karla, os animais possuem o que se chama de alma coletiva. São diferentes dos seres humanos que possuem alma individual, portanto vc não fez nada de errado, pois diferente dos seres humanos os animais não precisam resgatar suas dividas, sendo o periodo da doença uma oportunidade e talvez necessidade do ser passar pelo sofrimento.Nos bichinhos isso não faz diferença e vc veria ela definhando dia após dia ...
ELIS AGUIAR
Doutor(a) Perito(a), boa tarde!
Vez em quando meu gato fica triste quando ele quer alguma coisa.
Vejo que ele chora lágrimas, depois que faço o que quer ele para.
Um dia chorei junto com ele. O choro dele é verídico? no aguardo abraços Elis
1 de 3
Quanto tempo vive um gato com leucemia felina?