Gata miando muito para o tutor: o que pode ser?
Ver fichas de Gatos
Os gatos desenvolveram o miado como uma forma exclusiva de se comunicar com os humanos. Isso significa que entre si eles recorrem a outros sons e à linguagem corporal para expressar suas emoções, satisfazer suas necessidades e estabelecer suas hierarquias sociais. Portanto, se você diz "minha gata mia muito e está muito carente" e não sabe por quê, queremos que você preste atenção a este post do PeritoAnimal.
Aqui vamos nos aprofundar nos principais fatores que justificam o fato de uma gata não parar de miar para o tutor. Assim como acontece com a ausência repentina dos miados, sua repetição pode nos indicar que existe uma anomalia, física ou psicológica, que não deveríamos ignorar. Prestar atenção ao tom e à intensidade, ao contexto em que ocorre e à sua linguagem corporal será de grande ajuda para tirar as dúvidas. Afinal, gata miando muito para o tutor: o que pode ser?
1. Está no cio
A primeira causa de gata miando muito para o tutor, se não é castrada, é o cio. A partir dos 6 meses, as gatas ficam receptivas ao acasalamento e podem gerar suas primeiras crias se forem montadas. Identificar se sua gata está no cio é muito simples, pois seus miados são diferentes dos habituais. Eles são mais agudos e prolongados, ficando ainda mais intensos à noite. Convidamos você a ler o post "Sintomas de uma gata no cio" para saber mais.
Gatas no cio ficam muito carentes, buscando contato físico incessantemente, esfregando as cabeças uma na outra e adotando uma postura de monta (lordose) várias vezes ao longo do dia, levantando o rabo para expor os genitais enquanto arqueiam o corpo. No PeritoAnimal, recomendamos fortemente a castração se ninhadas não forem seu objetivo. Dessa maneira, você estará protegendo-a duplamente.
2. Está doente ou tem um ferimento
Descartado o cio, o próximo fator mais provável de por que sua gata mia muito e está muito carente tem a ver com dor ou desconforto físico. Embora os gatos tendam a se isolar quando não estão bem, tentando passar despercebidos por instinto de sobrevivência, o miado repetitivo e agudo (equivalente ao choro de um bebê humano) pode ser indicativo de algo que lhe causa muita dor. Ir ao veterinário é imprescindível.
Sugerimos que você consulte o artigo "Por que meu gato mia tanto" para se aprofundar no tema.
3. Está entediada
Outra das razões pelas quais uma gata não para de miar é o desconforto emocional. Se você é obrigado a passar muitas horas fora de casa ou não dá atenção ao enriquecimento ambiental, colocando à disposição dela brinquedos adequados ao seu temperamento e idade, é provável que ela se sinta frustrada e entediada. Ao vê-lo, ela miará desesperadamente para compensar esse vazio emocional, numa tentativa de reclamar sua atenção.
Certas raças são especialmente propensas ao tédio, sendo importante não negligenciar esse aspecto nos cuidados com os gatos.
4. Está com fome
Por mais óbvio que pareça, chamar a atenção para receber comida ou porque ela é caprichosa e prefere comer outra coisa são situações comuns na convivência com gatos. Você perceberá que ela se aproxima de você com a cauda relaxada, mas erguida, e olha fixamente enquanto mia. Ela está querendo dizer que só você pode ajudá-la a satisfazer seus desejos (ela confia em você porque sabe que a conhece bem). Relacionado com a comida e a fome, também pode ser que ela esteja insatisfeita com outro cuidado básico, como a caixa de areia suja ou o recipiente de água vazio.
Não deixe de consultar o artigo sobre "Quantas vezes um gato deve comer por dia?".
5. Está estressada
Os felinos não gostam de dividir o próprio espaço nem de competir por recursos, e menos ainda de ter sua rotina e seu equilíbrio alterados. Nesse contexto, se sua gata está passando por um período de mudanças ou algum acontecimento está alterando sua rotina, é provável que ela tente compensar esse estresse miando mais do que o habitual. A busca do seu afeto através do contato físico é sua forma de se sentir reconfortada, porque confia em você.
Se tem interesse em saber mais, consulte nosso artigo sobre "Como reduzir o estresse em gatos".
6. Precisa da sua ajuda
Como comentamos anteriormente sobre o pedido de atenção na hora de comer quando está com fome, o motivo de a sua gata miar muito e ficar mais carente pode ser porque precisa de ajuda. Por exemplo, ela pode querer que você retire seus pertences do local que escolheu para tirar uma soneca. Outra possibilidade é que ela queira que você abra uma porta para poder explorar outro cômodo da casa.
Os gatos demonstram esse tipo de comportamento com as pessoas com quem têm mais contato e, consequentemente, em quem mais confiam. Como sempre reforçamos no PeritoAnimal, observar o contexto e a linguagem corporal ajuda a entender o que os felinos querem comunicar. Ninguém conhece melhor a sua gata do que você e, por isso, não será difícil atender às necessidades dela. Lembre-se de que, como tutor, cabe a você se interessar pelo comportamento da sua gata.
Se tem interesse em ampliar a informação sobre este tema, não deixe de ler nosso artigo sobre "Por que o gato mia?".
Se pretende ler mais artigos parecidos a Gata miando muito para o tutor: o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Cuidados básicos.
- Olivares, M., Hernández, C. (2022). Miaulogía: Guía de comportamiento felino. Editorial Universo de Letras.
- Álvarez Bueno, R. (2021). Etología felina: Guía básica del comportamiento del gato. Editorial Amazing Books.
- Amat, M. (2017). Manual práctico de etología clínica en el gato. Editorial Multimédica Ediciones Veterinarias.
