Cuidados básicos

Cistocentese em gatos - O que é e para que serve

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 21 agosto 2023
Cistocentese em gatos - O que é e para que serve
Imagem: Reprodução/todaysveterinarynurse.com
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Gatos costumam apresentar problemas urinários em algumas fases de sua vida, sendo a obstrução uretral a mais comum. Trata-se de uma emergência médica, podendo ter causas mecânicas, anatômicas ou funcional. A oclusão da uretra por urólitos e pela formação de tampões são ocorrências bem frequentes, onde o gato não consegue urinar, ficando com a bexiga repleta e com dores. Até que o problema seja solucionado, é necessário esvaziar a bexiga de alguma forma, podendo ser utilizada a cistocentese.

Mas o que é cistocentese? É um procedimento bastante empregado na clínica de pequenos animais. Além de seu uso para esvaziar a bexiga em casos de obstrução uretral, também serve como método de coleta de urina para exames laboratoriais. É a opção mais asséptica de coleta de urina, podendo ser utilizado para o cultivo microbiológico.

Apesar de ser um método seguro e adequado para coleta de urina, a cistocentese pode deixar alguns tutores desconfortáveis durante o procedimento, ao verem seus bichanos recebendo uma agulhada na barriga. Pensando nisso, a PeritoAnimal escreveu esse artigo para auxiliar os tutores em caso de necessidade de cistocentese em gatos, explicando como procedimento é realizado, riscos, vantagens e outros detalhes importantes. Boa leitura!

Índice

  1. O que é cistocentese em gatos?
  2. Para que a cistocentese em gatos serve?
  3. Como é feita a coleta por cistocentese em gatos?
  4. Quais os riscos da cistocentese em gatos?
  5. Como saber se o gato está com a bexiga cheia?
  6. A cistocentese causa dor no gato?
  7. Vantagens e desvantagens da cistocentese em gatos

O que é cistocentese em gatos?

Antes de explicar o que é e como é realizada uma cistocentese, vamos conhecer melhor o trato urinário dos felinos. A urina é produzida pelos rins e armazenada na vesícula urinária (bexiga), tendo como função eliminar resíduos metabólicos do organismo, promovendo o equilíbrio de fluidos e eletrólitos no plasma sanguíneo.

Algumas situações necessitam que a urina seja avaliada, como por exemplo, em casos suspeita de infecção e de cálculos urinários. A coleta de urina para exames laboratoriais pode ser realizada por micção espontânea, cateterismo vesical (uso de sondas urinárias) e cistocentese.

A coleta por micção espontânea deve ser realizada no jato médio da urina, e a amostra pode apresentar contaminação por bactérias, células epiteliais, leucócitos ou espermatozoides do trato urinário inferior e reprodutivo. Essa técnica também possui a desvantagem de ser difícil coletar a urina durante a micção, pois os gatos utilizam areia sanitária. Uma dica é colocar um plástico em cima da areia e ficar bem atento quando o bichano se direcionar para perto da bacia sanitária.

A coleta por cateterismo vesical deve ocorrer de forma asséptica para reduzir a contaminação da amostra e prevenir a entrada de patógenos no trato urinário. No entanto, essa técnica apresenta o risco de causar traumas no epitélio da uretra e hemorragia devido à passagem da sonda. Caso a sonda não seja do tamanho adequado, pode causar sequelas irreversíveis no pênis do gato, sendo necessária sua extirpação cirúrgica.

Na cistocentese, método preferido em pequenos animais, a coleta de urina é realizada com o uso de uma seringa e agulha, extraindo-se a urina diretamente da vesícula urinária. Para utilizar esse método, o gato poderá ficar deitado de lado ou de barriga para cima, e sua bexiga deverá ser palpada pelo médico veterinário, que limpará a área a ser perfurada com álcool ou outro produto de assepsia. Essa técnica pode ser realizada com o auxílio da ultrassonografia, para que a bexiga seja localizada com mais precisão.

Para que a cistocentese em gatos serve?

A cistocentese em gatos é um procedimento médico que pode servir para coleta de amostras de urina para exames laboratoriais ou para esvaziamento da bexiga em casos de obstrução uretral. A principal finalidade da cistocentese é obter uma amostra de urina estéril e não contaminada, o que é crucial para realizar análises laboratoriais precisas e identificar possíveis problemas de saúde.

Por meio da cistocentese, o veterinário pode avaliar a composição química da urina, identificar a presença de células sanguíneas, cristais ou bactérias, diagnosticar infecções do trato urinário, verificar a funnção renal e detectar outras condições médicas, como cistite, cálculos renais e distúrbios metabólicos.

Como é feita a coleta por cistocentese em gatos?

Para que a coleta seja segura, o gato deverá estar imobilizado, em decúbito lateral ou dorsal. A bexiga deve ser localizada pelo profissional que fará a coleta, por meio de palpação, e a região onde será introduzida a agulha deverá ser higienizada com álcool ou antisséptico. Em alguns casos, será necessária a retirada do excesso de pelos da barriga (apenas da região próxima à bexiga).

Com muito cuidado e delicadeza, o médico veterinário irá introduzir a agulha no abdômen do gato, perfurando a bexiga. Nesse momento, o gato deverá estar bem seguro e imobilizado, para que não ocorram danos à bexiga. A urina será retirada na quantidade desejada, para exames ou para esvaziamento completo, a depender da necessidade. Após o procedimento, a agulha deverá ser retirada lentamente e o animal liberado com cautela. A cistocentese também pode ser realizada com o auxílio da ultrassonografia, que localizará com exatidão a bexiga, deixando o procedimento mais seguro.

Quais os riscos da cistocentese em gatos?

Apesar de bastante vantajosa em relação aos outros métodos de coleta de urina, a cistocentese apresenta alguns riscos, como a hemorragia causada por uma coleta incorreta, contaminação da cavidade abdominal, caso ocorra derramamento de urina, e risco de estourar a bexiga, caso esteja cheia e ocorra forte compressão durante a coleta.

Como saber se o gato está com a bexiga cheia?

A bexiga, quando repleta, pode ser palpada pelo abdômen. No entanto, não é aconselhável ficar apertando a região próxima a ela, pois caso esteja muito cheia, pode romper-se com facilidade.

A cistocentese causa dor no gato?

A dor causada ao gato pelo procedimento de cistocentese é a mesma de uma vacina, ou seja, a picadinha da agulha. Após a perfuração, o animal não sentirá qualquer desconforto além da imobilização.

Vantagens e desvantagens da cistocentese em gatos

A cistocentese em gatos apresenta algumas vantagens em relação aos outros métodos de coleta de urina:

  1. Menor risco de contaminação da amostra por agentes microbianos do trato geniturinário inferior;
  2. Possibilidade de esvaziamento da bexiga em casos de obstrução uretral,
  3. Evita lesões causadas pela passagem de sondas.

Dentre as desvantagens, podemos citar:

  1. Necessidade de profissional capacitado para realizar o procedimento;
  2. Hemorragia na bexiga, causada pela execução incorreta da técnica;
  3. Contaminação da cavidade abdominal pela amostra de urina coletada, caso haja extravasamento.

Agora que você sabe o que é a para que serve a cistocentese em gatos, não perca o vídeo a seguir no qual explicamos o que pode ser quando um gato não consegue urinar:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cistocentese em gatos - O que é e para que serve, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • Weber, L.F.S. et al. Modelo canino e felino para treinamento de coleta de urina pela técnica da cistocentese. Universidade Federal do Paraná. Disponível em https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/37763/Modelo%20cistocentese.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 22/08/2023.
  • Sampaio, K.O. et al. Obstrução uretral em gatos. Universidade Federal Rural de Pernambuco, Veterinária e Zootecnia, 2020. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/531-Texto%20do%20artigo-2782-3406-10-20220214.pdf. Acesso em 22/08/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Reprodução/todaysveterinarynurse.com
Cistocentese em gatos - O que é e para que serve