Frutas e legumes proibidos para cachorros

Frutas e legumes proibidos para cachorros

Existem frutas e legumes que não devemos dar sob qualquer circunstância ao nosso cachorro, pois isso pode afetar gravemente a sua saúde.

Se decidiu começar a dieta BARF ou gosta de fazer dietas caseiras, deve se lembrar que o cachorro é um animal carnívoro, que deve consumir apenas uma pequena porção de alimento verde em relação ao total da sua alimentação.

Por esse motivo, no PeritoAnimal queremos ajudá-lo oferecendo uma lista completa de frutas e legumes proibidos para cachorros.

O abacate, uma fruta proibida

O abacate é, sem dúvida, a fruta mais tóxica que podemos dar ao nosso cachorro. No seu interior contém persina, uma substância fungicida que se encontra nas folhas, na semente e na no fruto em si. Além disso, o abacate tem uma alta quantidade de gordura vegetal e de toxinas.

Perante o consumo espontâneo de abacate por parte do nosso cachorro podemos esperar que ocorram vômitos, dor de estômago e inclusive pancreatite. Além disso, se se tratar de uma ingestão regular ou excessiva deste fruta proibida para cachorros pode resultar em deficiências do sistema pulmonar ou afetar o coração.

Cítricos

Embora muitas pessoas falem sobre a grande toxicidade dos cítricos, a realidade é que não são especialmente prejudiciais para o animal. Mas não é por isso que se converte em uma fruta adequada para o seu cachorro. O seu alto conteúdo em açúcar contribui para a obesidade.

Perante um consumo excessivo deste tipo de frutas, o cachorro pode desenvolver problemas gastrointestinais como por exemplo vômitos, dor de estômago e diarreia.

Embora não sejam graves, estes problemas de saúde não são benéficos para o seu pet. Por isso, evite dar cítricos ao seu cachorro e ofereça-lhe alimentos que possa gostar mais.

Legumes

As cebolas, os alhos, os alhos poró e os cebolinhos são legumes tóxicos para o seu cachorro. Oferecê-los diariamente ou de forma excessiva em apenas uma ingestão pode resultar em um problema grave, uma vez que contêm tiossulfato podendo destruir glóbulos vermelhos do sangue criando um alto risco de anemia.

Uvas

Outra fruta prejudicial e tóxica para o seu cachorro são as uvas. Sem ter claro qual é o componente que faz com que sejam intoleráveis para o seu organismo, podemos afirmar que causam danos no fígado e/ou rins. Como consequência de comer uma grande quantidade de uvas o nosso pet pode sofrer de insuficiência renal.

As batatas cruas, as folhas e o caule têm um alto conteúdo em solanina que não é apenas tóxico para os cachorros, também é para o ser humano. Deste modo e para que se converta em um produto apto para o consumo podemos fervê-lo, com isso já será suficiente para que possamos oferecer ao nosso cachorro. Lembre-se que os idênticos como o inhame cru também não se deve oferecer.

Passas e sementes

Outros alimentos tóxicos para o nosso animal de estimação são as passas e sementes. É importante destacar as sementes ou caroços das frutas como pêssego, maçã, damasco, cerejas ou ameixas, pois têm um alto conteúdo em cianeto que o cachorro não pode digerir.

De qualquer forma, lembre-se que pode dar a fruta em si, tirando sempre as sementes ou o caroço pois trata-se de alimento rico em fibra, que em pequenas doses é saudável.

Outras recomendações

Quer saber mais sobre a alimentação do cachorro? Então informe-se sobre os diferentes tipos de alimentação para o seu cachorro, a quantidade ideal de ração para cachorros e inclusive o que deve fazer se o seu cachorro não quiser comer ração. Informe-se sempre para conseguir dar a melhor qualidade de vida ao seu pet!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Frutas e legumes proibidos para cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.