Espirro reverso em cães e gatos
Espirrar uma vez ou outra é completamente normal, acontece quando cães e gatos inalam um pó, pólen ou alguma outra substância que irritou suas narinas e o corpo precisa colocar para fora, então o ar é expulso para fora dos pulmões com bastante força.
Apesar de não ser muito comum, o contrário também pode acontecer, ou seja, ao invés do ar ser expulso dos pulmões, ele é puxado para dentro com força. E a isso, se dá o nome de espirro reverso, cientificamente chamado de Respiração Paroxística Inspiratória.
Aqui no PeritoAnimal te dizemos tudo o que você precisa saber a respeito do espirro reverso em cachorro.
O que é o espirro reverso?
A condição do espirro reverso, ou da respiração paroxística inspiratória, não se trata de uma doença, e nem de um sintoma. E sim, um fenômeno que pode ser observado em cães de vários portes e raças, ou até mesmo em cães sem raça definida, e no geral, pode acontecer de forma aleatória.
Espirro reverso em pug
Apesar de poder acontecer em qualquer raça, as raças de cães braquicefálicos estão mais propensas a sofrerem com este fenômeno devido ao seu focinho mais curto e achatado, são eles Pugs, Buldogue Inglês, Buldogue Francês, Lhasa Apso, Shitzu, Boxers, e outros. Outro porém, é que apesar de acometer cães dos mais variados portes, é mais comumente observado em cães de porte pequeno como Chihuahuas, por exemplo.
Espirro reverso em gatos
Apesar de não ser muito comum, o espirro reverso pode acometer gatos, independente de raças ou porte. Reveja o nosso artigo sobre gato espirrando e o que pode ser.
No espirro reverso, quando o ar é puxado para dentro com força, ele difere do espirro normal no sentido de que não se trata de apenas 1 espirro, os episódios costumam durar até 2 minutos, e parece muito que o cão ou gato está engasgado. Após os episódios o cão volta a respirar normalmente, caso dure mais do que 3 ou 4 minutos, procure pelo hospital veterinário mais próximo, já que seu cão pode estar realmente engasgado, saiba mais aqui no PeritoAnimal em Cachorro engasgado, o que fazer?
Causas para o espirro reverso
Os episódios não tem hora para acontecer, então podem acontecer a qualquer momento. Pode acontecer em um episódio isolado, ou aleatoriamente ao longo de toda a vida do animal, além disso, não há como prever quando acontecerá.
Esta síndrome é causada devido a uma irritação na área da faringe ou da laringe, que é a garganta do animal, ocasionando espasmos nesta região e no palato mole. Isto pode se dar por vários motivos, sendo estas as principais causas do espirro reverso:
- Alergias diversas como ao pólen, pó, cheiros fortes, etc.
- Infecções respiratórias.
- Puxões na coleira durante os passeios.
- Excitação, por exemplo quando o cão brinca de forma bastante agitada.
- Gotejamento pós-nasal.
- Mudanças de temperatura bruscas para alguns cães.
Sintomas do Espirro Reverso
Para certificar-se de que seu cão está tendo um episódio de espirro reverso, atente-se para os seguinte sintomas do espirro reverso:
- Olhos arregalados.
- O cachorro permanece parado ou estático com os cotovelos afastados.
- Cabeça abaixada.
- Pescoço esticado.
- Tosse.
- A respiração acelera.
- Movimentos inspiratórios com a boca e narinas produzindo um som característico de engasgue.
Como são episódios que ocorrem de maneira aleatória, muito provavelmente seu cão não apresentará nenhum destes sintomas durante a consulta, então se possível grave seu animalzinho para seu veterinário possa certificar-se do que realmente se trata para melhor orientá-lo.
Espirro reverso - como parar
Não há muito com o que se preocupar, então mantenha a calma, pois o estresse pode piorar a condição do espirro fazendo com que demore mais para passar, já que alguns cães podem se sentir incomodados com as reações a sua volta. Afinal de contas, o espirro reverso serve para liberar a garganta do que quer que seja que a esteja irritando, razão não muito diferente de um espirro normal que serve para liberar as vias nasais daquilo que as estão irritando.
Caso os episódios aconteçam com muita frequência ou demorem muito para passar, leve seu cão ou gato a uma consulta veterinária, pois apenas o profissional é capaz de averiguar se realmente não há nada que esteja irritando a garganta do seu animal, como por exemplo, um corpo estranho, colapso traqueal, infecções respiratórias, ácaros ou até tumores.
Enquanto você aguarda o término do episódio, você pode ajudar seu cachorro ou gato fazendo uma massagem de leve na garganta do animal, acariciando para acalmá-lo, e vez ou outra assoprando em suas narinas de forma bem cuidadosa. Enquanto o episódio não passa, chegue se a gengiva e língua do animal estão em sua coloração normal, róseas, e após o término do episódio o animal deve voltar a respirar normalmente.
Espirro reverso - tratamento
Espirro reverso tem cura?
Como não é uma doença nem um sintoma, e sim uma condição aleatória, não existe tratamento para o espirro reverso, também chamado de respiração paroxística inspiratória.
Pode ocorrer de acontecer até 2 episódios em um mesmo dia, dependendo das causas. No entanto, caso se torne muito frequente várias vezes ao dia, durante uma mesma semana leve-o ao médico veterinário para possíveis exames para uma investigação mais a fundo da causa.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Espirro reverso em cães e gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.