Partilhar

Enforcador para cães: usar ou não?

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 23 janeiro 2018
Enforcador para cães: usar ou não?
Imagem: positively.com

Ver fichas de  Cachorros

O enforcador é uma ferramenta muito conhecido do adestramento "tradicional" do cachorro. Usa-se principalmente para evitar os puxões da coleira ou para ensinar a andar ao lado da pessoa. O que muitos donos não sabem é o efeito que causa no animal, que pode causar lesões graves.

Se já se questionou alguma vez sobre como se utiliza, se é eficaz ou simplesmente como evitar que o seu cachorro puxe a coleira, entrou no sítio certo. Neste artigo do PeritoAnimal queremos esclarecer todas as suas dúvidas para saber o que fazer e como agir.

Continue lendo e descubra se deve usar ou não o enforcador para cães.

Também lhe pode interessar: Pato voa ou não voa?

Como se usa o enforcador

Existem diferentes tipos e formas de enforcadores, existem os com garras, de couro ou metálico e os com limitador. A função principal do enforcador é de causar uma sensação dolorosa no cão quando vez que este puxar a coleira ou quando nós a puxarmos.

Enforcador para cães: usar ou não? - Como se usa o enforcador

Eficácia vs Lesões

O problema do uso do enforcador é idêntico ao que acontece com a coleira anti-latidos, o cachorro não compreende por que se está magoando quando anda e essa falta de relação faz com que ele esteja tenso, inquieto, para além de lhe causar mal-estar. Não é um método apropriado para ensinar o seu cachorro a seu lado de forma apropriada.

Além disso, o cachorro pode ser vítima de lesões físicas que derivam do uso da coleira no seu pescoço, uma zona especialmente vulnerável. Lembre-se que o seu uso em cachorros é especialmente grave. Algumas das lesões que pode sofrer são:

  • Colapso traqueal
  • Sensibilidade
  • Feridas
  • Dor
  • Tosse do canil
  • Lesão na tireoide
  • Afeta o sistema nervoso
  • Afeta o sistema linfático
  • Afeta o sistema circulatório
  • Pressão intraocular
  • Glaucoma
  • Inquietude
  • Nervosismo
  • Estresse
  • Agressividade
  • Medo
Enforcador para cães: usar ou não? - Eficácia vs Lesões

Como evitar que o cachorro puxe a guia

Ensinar o cachorro a andar junto de nós e evitar que puxe a guia, são coisas muito diferentes. Não podemos começar a casa pelo telhado, por isso primeiro será fundamental evitar que o cachorro puxe a guia, algo mais simples do que aquilo que imagina.

Primeiro deve adquirir um arnês anti-puxões, perfeito para cães pequenos, médios ou grandes. O seu uso é totalmente inofensivo e irá permitir-lhe ensinar a andar a um ritmo adequado e a não puxar sem se lesionar.

Se nunca experimentou usar o arnês anti-puxões vai ficar maravilhado com os resultados que tem. O seu uso é muito popular em refúgios e canis de todo o mundo, de certeza que já viu na rua algum cachorro com este arnês.

Enforcador para cães: usar ou não? - Como evitar que o cachorro puxe a guia

Uma vez modificado o hábito de puxar deve compreender outra coisa: a importância de um passeio adequado. Muitas pessoas não compreendem que o passeio é o momento do recreio do cachorro e este deve poder cheirar, urinar e exercitar-se, se desejar.

O passeio deve levar o animal a estar calmo, tranquilo e a aliviar o seu estresse. Não deve fazê-lo passar um mau bocado, é totalmente contraproducente para o seu bem-estar.

Uma vez feitas as suas necessidades, já pode retomar às regras de adestramento para o ensinar a caminhar junto a si, a ir na bicicleta ou a fazer exercício para cachorros.

São muitos os métodos que podemos utilizar para evitar que o nosso cachorro puxe a coleira, mas o mais indicado é sempre através do reforço positivo, uma ferramenta que ajuda o cachorro a compreender que está fazendo as coisas bem. Desta é mais fácil para eles aprenderem.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Enforcador para cães: usar ou não?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Enforcador para cães: usar ou não?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Patrícia
Mas onde compra este anes? No pet shop, parece que to fala do grego

Enforcador para cães: usar ou não?
Imagem: positively.com
1 de 6
Enforcador para cães: usar ou não?

Voltar ao topo da página