Curiosidades do mundo animal

Pato voa ou não voa?

Giselly Lillmans
Por Giselly Lillmans. Atualizado: 2 maio 2019
Pato voa ou não voa?

Os patos são um conjunto de espécies de animais pertencentes à família Anatidae. Se caracterizam por suas vocalizações, que conhecemos como o famoso "quack". Esses animais possuem pés palmados e apresentam uma grande variedade de cores em sua plumagem, de forma que podemos encontrar exemplares completamente brancos, castanhos e alguns com áreas de cor verde esmeralda. Sem dúvida são animais belíssimos e interessantes.

É muito provável que você já os tenha visto nadando, descansando ou caminhando tranquilamente em um parque, no entanto, você já se perguntou se pato voa ou não voa? Neste artigo do PeritoAnimal, acabaremos com suas dúvidas e ainda te explicaremos alguns fatos curiosos que você não pode perder, entenda.

Também lhe pode interessar: Por que galinha não voa?

Índice

  1. Pato voa?
  2. Em que altura os patos voam?
  3. Por que os patos voam em V?
  4. Cisne voa?

Pato voa?

Como já te adiantamos, o pato pertence à família Anatidae e, mais especificamente, ao gênero Anas. Nesta família podemos encontrar outras espécies de aves que são caracterizadas por habitarem ambientes aquáticos, de forma que podem se desenvolver plenamente e realizar seus costumem migratórios.

Sim, pato voa. Os patos são animais voadores, por isso todos os patos voam e são capazes de percorrer grandes distâncias e alcançar alturas surpreendentes para chegar ao seu destino todos os anos. Existem cerca de 30 espécies de patos que se distribuem pela América, Ásia, Europa e África. Dependendo da espécie de pato, podem se alimentar de sementes, algas, tubérculos, insetos, vermes e crustáceos.

Em que altura os patos voam?

As diferentes espécies de patos são caracterizadas por serem migratórias. Costumam percorrer voando grandes distâncias para se afastar do inverno e encontrar lugares mais quentes para se reproduzir. Cada uma dessas espécies, portanto, é capaz de voar a diferentes altitudes, dependendo das necessidades exigidas pela distância que devem percorrer e as adaptações que seus corpos desenvolveram.

Existe uma espécie de pato que voa e se destaca entre todas as demais pela impressionante altura que consegue alcançar. É o pato-ferrugíneo (Tadorna ferruginea), uma ave que habita a Ásia, Europa e África. Durante a época do verão, habita algumas áreas da Ásia, o norte da África e o oriente da Europa. Por outro lado, no inverno prefere se aventurar nos arredores do rio Nilo e o sul asiático.

Existem algums populações do pato-ferrugíneo que permanecem grande parte do tempo nos arredores do Himalaia e descem para as terras do Tibete quando chega a hora de se reproduzir. Para eles, quando chega a primavera é necessário alcançar altitudes de 6.800 metros. Entre os patos, nenhum voa tão alto quanto esta espécie!

Esse fato foi descoberto graças a uma pesquisa realizada pelo Centro de Ecologia e Conservação da Universidade de Exeter. O estudo, por Nicola Parr, revelou que o pato-ferrugíneo é capaz de fazer essa viagem desviando dos picos mais altos e cruzando os vales que compõem o Himalaia, mas essa tarefa continua significando para a espécie a capacidade de alcançar alturas surpreendentes.

Pato voa ou não voa? - Em que altura os patos voam?

Por que os patos voam em V?

Você já teve a oportunidade de contemplar um bando de patos voando? Se não, certamente já viu isso na internet ou na televisão, e notou que parecem sempre cruzar o céu organizados em uma forma que simula a letra V. Por que isso acontece? Existem várias razões que explicam porque os patos voam em V.

A primeira delas é que, dessa maneira, os patos que formam o grupo economizam energia. Como? Cada bando tem um líder, uma ave mais velha e experiente em migrações, que direciona as demais e, incidentemente, recebe com mais força os golpes do vento.

No entanto, sua presença na frente permite, por sua vez, reduzir a intensidade com que o resto do grupo afeta as correntes de ar. Da mesma forma, um dos lados do V recebe menor quantidade de ar se os patos do outro lado enfrentam as correntes.

Com esse sistema, os patos mais experientes se revezam para assumir o papel de líder, de modo que, quando uma ave fica cansada, se desloca para o fim da formação e outra toma o seu lugar. Apesar disso, essa mudança de "turno" costuma ocorrer apenas em viagens de retorno, ou seja, um pato guia a viagem migratória, enquanto o outro guia o retorno para casa.

A segunda razão para que adotem essa formação e V é que, dessa forma, os patos podem se comunicar entre si e se certificar de que nenhum dos membros do grupo se perca no caminho.

Veja mais curiosidades sobre os patos: O pato como animal de estimação

Cisne voa?

Sim, cisne voa. Os cisnes são aves similares aos patos, pois também pertencem à família Anatidae. Esses animais de hábitos aquáticos se distribuem em diversas áreas da América, Europa e Ásia. Embora a maioria das espécies existentes apresentem a plumagem branca, também existem algumas que ostentam plumas negras.

Assim como os patos, os cisnes voam e têm hábitos migratórios, pois se dirigem a áreas mais quentes quando chega o inverno. É sem dúvidas um dos 10 animais mais bonitos do mundo.

Pato voa ou não voa? - Cisne voa?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pato voa ou não voa?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
PORRA
EU N SABIA QUE PATOS VOAM MEU DIA TA MT MAIS FELIZ QUE FODA
A sua avaliação:
Flávio Henrique de Oliveira
Tinha uma pata preta e branca, 90% preta, Más quando estava no sol, Suas penas mudavam para várias cores, Linda, Só Tinha um defeito, Não gostava de cruzar, Com macho algum! Estou em reformas no meu sítio e deixei algumas aves no galinheiro de meu Pai na Cidade, Galinheiro pequeno, A parte descoberta é maior deve ter uns 10m. Hoje quando cheguei para tratar das aves dei falta dela, O pior, É que é a 2ª vez que acontece isso e tenho certeza que é ela mesma, Quem a pegou da 1ª vez vendeu-a para a o mercado onde eu compro, Desta vez eu cortei uma das azas, Más não teve jeito, Ela vazou novamente, Acho que agora não a vejo Mais... Minha dúvida é num quarteirão onde há casas por toda a vizinhança e um espaço de 10m. Ela é capaz de tirar um voo de quantos metros e a que altura, Ou apenas pulas 2 ou 3 casas? Grato.
Diógenes Alvarenga
Man, até onde sei ela consegue ir pra qualquer casa na diagonal, tipo o bispo
1 de 3
Pato voa ou não voa?