Cuidados para cachorros recém-nascidos

Cuidados para cachorros recém-nascidos

Como já foi mencionado em alguns artigos, os cachorros são como crianças que nunca crescem, especialmente, se forem recém-nascidos. Os filhotes, embora sejam muito fofos, são muito sensíveis e delicados e requerem um cuidado especial nas primeiras semanas de vida, processo pelo qual dependerá o seu posterior desenvolvimento.

Em muitos casos, desde o momento que nascem, os cachorros mamam o leite da sua mãe, mas em casos de abandono você mesmo deverá alimentá-los. Basicamente, a dinâmica de cuidados para cachorros recém-nascidos baseia-se em cinco áreas chave: observação, alimentação, temperatura corporal, desenvolvimento de habilidade sociais e cuidados veterinários.

O mais importante, é ter muita paciência e levar todo este processo com muito amor, desta forma tudo será mais simples e até gratificante. Se a sua cadela está para ter filhotes ou simplesmente sente curiosidade por saber quais são os cuidados para cachorros recém-nascidos, continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde lhe várias informações importantes. O resto depende de si e da mãe natureza. Boa sorte!

 

Observação dos cachorros

A observação é a primeira fase, começa desde o momento em que os filhotes saem da barriga da sua progenitora até aos primeiros meses. Deve observar o estado de cada um dos cachorros, ver se se mexem ou não, se respiram corretamente ou de forma irregular, se são maiores ou menores entre si e muito importante, observar a relação que têm com a sua mãe.

Há que manter os cachorros perto da mãe, o seu natural cuidado é crucial para o bem-estar físico e psicológico de cada animal. Não devemos separá-los até mais ou menos os 3 meses, uma vez que a sua vida e a sua socialização depende disso.

Por outro lado, se observa sinais de doença, como vômitos, choro em excesso, diarreia ou alguma anormalidade física, é importante que comunique imediatamente com o seu veterinário.

A alimentação do cachorro

Ao nascer, os cachorros alimentam-se do leite da sua mãe que lhes proporcionará o colostro necessário para se desenvolverem. O colostro dá-lhes imunoglobulinas , gorduras, carboidratos, proteínas e água. Este alimento dá-lhes defesas que precisam para não terem nenhuma doença.

Se por outro lado, adotou um cachorro e não conta com a presença da mãe, terá que dar-lhe mamadeira. Se quer saber como o pode fazer visite o nosso artigo sobre como alimentar cachorros recém-nascido. Normalmente, durante os primeiros dias, os recém-nascidos alimentam-se a cada duas ou três horas. Isto acontece nas primeiras semanas, à medida que se vão desenvolvendo, o intervalo vai aumentando. Com um mês já começam a fazer a transição de líquidos, a alimentos moles e depois sólidos.

Não se esqueça que a alimentação é super importante. Os cachorros que não ganham o peso adequado durante esta etapa, podem não sobreviver. Para isso, deverá pesá-los regularmente e levar um seguimento estrito do pesos dos cachorros.

A temperatura do cachorro

Manter a temperatura corporal dos recém-nascidos é de crucial importância. Os cachorros dentro da barriga da sua mãe, mantêm-se a uma temperatura ideal, ao sairem, se não se prestar atenção a este detalhes podem chegar a morrer. Muitos filhotes não superam uma semana de vida por este motivo.

A mãe e os cachorros devem ter preparada uma área especial onde possam estar confortáveis, quentes e ter uma certa privacidade. Recomendamos que tenha um colchonete, almofadas e mantas grosas. A limpeza também é necessária para manter a saúde dos bebês. Diariamente deverá limpar o espaço e mudar toda a indumentária.

Por outro lado, se o filhote não tem uma progenitora que lhe proporcione calor ou foi rejeitado pela mãe, deverá dar-lhe muito amor e ter ainda mais cuidado. O ideal é que o coloque em uma caixa de papelão ou de transporta com as suas mantinhas. Irá precisar de uma temperatura estável entre 20ºC e 22ºC.

Justo debaixo do seu "ninho" pode colocar uma manta elétrica, embrulhada em outra manta (para que não tenha contato direto). Esta é uma ferramenta excelente para conservar o calor.

A socialização do cachorro

Se quer que os seus cachorros cresçam saudáveis e felizes, deverá prestar atenção à socialização, que para eles é muito importante nesta fase, na qual se baseará a sua futura interação com outros cachorros, com você e com o mundo exterior.

Segundo alguns peritos, é positivo que os cachorros, desde o momento que nascem se mantenham em contato com a sua mãe e irmãos até aos 3 meses de vida. Isto ensina-os a se relacionarem, a adquirir comportamentos próprios dos cachorros e posteriormente, ir criando confiança emocional necessária para se virarem sozinhos.

Partilhar comida, o espaço e o carinho do dono são coisas que se aprendem desde que os cachorros são filhotes. O contato corporal e o fato de que vão desenvolvendo o olfato, é essencial para irem criando boas e saudáveis habilidades sociais, permite que os cachorros interajam entre si de forma natural.

Mantenha-se alerta com os filhotes que se isolam do grupo e trate de os aproximar, no entanto, não pressione demasiado, cada cachorro tem o seu caráter e personalidade.

Visite o especialista

Será muito importante recorrer a um profissional para se certificar sobre o bom estado de saúde dos cachorros e começar assim o seu calendário de vacinação. Também será fundamental colocar um chip a todos os cachorros para que possam ser localizados se se perderem na sua etapa adulta. A castração também é muito conveniente.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados para cachorros recém-nascidos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.