Curiosidades do mundo animal

Como os cachorros enxergam?

 
Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 6 setembro 2022
Como os cachorros enxergam?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Você provavelmente já se perguntou mais de uma vez como os cachorros enxergam, não é mesmo? A visão dos cães muitas vezes gera muita curiosidade entre os tutores. Acreditava-se que os cães só viam em preto e branco, mas estudos recentes mostram que os cães têm visão colorida, embora seja mais limitada do que a dos humanos.

Além de dissipar falsos mitos, neste artigo vamos responder muitas perguntas relacionadas ao sentido de visão de um cão, explicando como os cães enxergam à noite, como os cães vêem as cores e que fatores influenciam o sentido de visão de um cão, desde a fase de filhote até a idade adulta.

Para responder todas estas perguntas, criamos este post no PeritoAnimal, baseado em estudos científicos, que aborda esta questão em detalhes, para te ajudar a entender melhor como os cães enxergam, as cores, as habilidades que possuem e outras curiosidades, tais como a evolução de sua visão. Leia mais!

Também lhe pode interessar: Como os gatos enxergam?

Índice

  1. Quando os cachorros começam a enxergar?
  2. Quais cores os cachorros enxergam?
  3. Como os cachorros enxergam no escuro?
  4. Qual a distância que o cachorro enxerga?
  5. Como é a visão dos cachorros?
  6. Cachorros vêem televisão?
  7. Curiosidades sobre a visão dos cachorros

Quando os cachorros começam a enxergar?

Você já se perguntou como os cachorros filhotes enxergam? O cão é uma espécie altricial, um termo zoológico usado para designar aqueles filhotes que nascem totalmente cegos e sem pêlos, e são completamente dependentes de sua mãe para sua sobrevivência[1].

O cão, como filhote altricial, nasce cego e é totalmente dependente de sua mãe, que assegurará todos os cuidados necessários para que se desenvolva até que possa se alimentar e sobreviver por conta própria. É por volta das três semanas de idade que ele começa a abrir os olhos e enxergar.

Mais tarde, por volta das cinco semanas de idade, o cachorro filhote desenvolve completamente a visão periférica. Considera-se que entre cinco e sete semanas de idade podemos começar a educar e treinar o cachorro filhote, já que ele agora é mais independente de sua mãe e a maioria de seus sentidos está desenvolvida.

Não se esqueça de treiná-lo em um ambiente com poucos estímulos, pois desta forma o cão não se distrairá e aprenderá mais rápido. Quando o cachorro tiver três meses de idade, ele enxergará como um cão adulto.

Como os cachorros enxergam? - Quando os cachorros começam a enxergar?

Quais cores os cachorros enxergam?

Tenho certeza de que te disseram que os cachorros enxergam em preto e branco. O que é verdade sobre isso? A verdade é que os cães não enxergam as cores da mesma forma que nós humanos vemos, mas a afirmação de que eles vêem em preto e branco é um dos 10 mitos mais comuns dos cães. Portanto, é essencial ressaltar que os cães não enxergam em preto e branco, já que eles podem ver certas cores.

Como os cachorros enxergam as cores?

Os cones, as células na retina do olho, permitem aos cães perceberem cores diferentes graças à luz[2]. Enquanto os humanos são altamente sensíveis a três cores diferentes: vermelho, azul e verde (visão tricromática), os cães são sensíveis a apenas duas cores: azul e amarelo, ou seja, têm visão dicromática[4][5].

No PeritoAnimal já te dissemos quais as cores que os cães vêem de acordo com vários estudos científicos, onde você ficará surpreso ao saber que os cães não são capazes de diferenciar o vermelho do verde, assim como muitas outras curiosidades sobre a visão e as cores caninas.

Então, como os cães realmente enxergam? Abaixo, mostramos uma imagem editada com um exemplo da visão dos cães para que você possa ter uma ideia de como é a visão deles:

Como os cachorros enxergam? - Quais cores os cachorros enxergam?

Como os cachorros enxergam no escuro?

Os cachorros podem enxergar no escuro? É claro que podem! Os cães podem ver no escuro e esta é uma das características mais importantes que eles possuem, tornando-os excelentes caçadores noturnos. Na verdade, a percepção do movimento e a diferenciação da luz parecem ser a base da visão canina[6].

A pupila do cão tem uma grande capacidade de expansão, o que significa que quanto mais fraca for a luz, mais estímulo a retina recebe. Na retina encontramos as células refletoras que formam uma camada de tecido chamada tapetum lucidum, característica dos mamíferos noturnos. Você pode ter se perguntado por que os olhos de um cão brilham no escuro, mas é precisamente por causa deste tecido refletor. Nós, humanos, não o temos. É claro que na escuridão total o cão não será capaz de ver nada, pois requer alguma luz. No entanto, se ela for fraca será suficiente para estimular estas células.

Qual a distância que o cachorro enxerga?

Um cão pode distinguir objetos a uma distância de cerca de 6 metros, ao contrário de uma pessoa, que pode distinguir objetos a até 25 metros de distância. Esta habilidade depende essencialmente da córnea e da lente cristalina, e a própria lente do cão, como é o caso dos humanos, pode ser melhor ou pior.

Alguns cães sofrem de miopia e outros de hipermetropia. O labrador retriever, por exemplo, é uma das raças conhecidas por ter melhor visão, enquanto o pastor alemão ou o rottweiler tendem a sofrer de miopia.

Como os cachorros enxergam? - Qual a distância que o cachorro enxerga?

Como é a visão dos cachorros?

Não é fácil saber como os cães enxergam seus tutores. Eles passam a maior parte de seu dia observando o mundo ao seu redor e observando sua amada família. A visão deles é muito diferente da nossa, portanto, os cães não vêem da mesma forma que nós os vemos.

A visão de um cão e a maneira como ele enxerga o mundo dependem de vários fatores:

  • Capacidade de medir distâncias (campo visual e percepção de profundidade): a posição dos olhos sobre a cabeça do animal determina a visão periférica e a quantidade de campo visual que ele pode observar com ambos os olhos. Isto é conhecido como visão binocular. Isto permite que ele veja em profundidade e meça as distâncias corretamente. O campo de visão de um cão é de 240°, enquanto o nosso é de 200°. Em contraste, a visão binocular dos seres humanos é superior à dos cães.
  • Capacidade de focar em objetos (acuidade visual): esta capacidade permite ao cão focar em objetos diferentes e diferenciar um do outro. A córnea e a lente são os principais responsáveis por esta capacidade.
  • Percepção do movimento: os cães têm uma visão muito sensível ao movimento. Estudos até mostraram que eles podem detectar objetos em movimento ou animais a até 800 metros de distância.
  • Diferenciação de cores: os cones são as células da retina que determinam a percepção da cor, desde que sejam estimulados pela luz de diferentes comprimentos de onda.

Cachorros vêem televisão?

Ao contrário dos humanos, os cães não interagem com seu ambiente usando apenas manipulação e visão; eles preferem usar seu olfato para obter informações de seu ambiente. [3] Como resultado, muitos tutores se perguntam como os cães assistem televisão, bem, a verdade é que os cães não gostam de assistir a um filme ou notificações por telefone celular, pois a frequência Hertz (Hz) é adaptada à visão humana, não à visão canina.

Atualmente, como uma ferramenta extra para alguns problemas de comportamento, como a ansiedade de separação, foram desenvolvidos canais de TV somente para cães em alguns países, como o DogTv.

Como os cachorros enxergam? - Cachorros vêem televisão?

Curiosidades sobre a visão dos cachorros

Aqui estão alguns fatos interessantes sobre a visão de um cachorro:

  • O cachorro não consegue ver mais de meio metro do chão, e algumas raças menores mal conseguem ver alguns centímetros. Por exemplo, um pequinês tem um alcance visual muito menor do que um terra Nova.
  • Outro fato interessante é que a memória visual de um cão não é tão boa quanto a nossa; ele prefere se lembrar pela audição e pelo olfato.
  • Por que os cães não olham nos espelhos, você nunca se perguntou isso? A verdade é que os cães conseguem ver sua imagem refletida no espelho, mas nas primeiras vezes eles não são capazes de se reconhecer, então eles tendem a atacar, fugir ou latir.
  • Também é perguntado com frequência se os cães enxergam espíritos. É muito comum pensar sobre isso se observarmos o cão olhando para o vazio ou latindo para o "nada". Tanto que muitas pessoas se perguntam se seus cães têm habilidades paranormais e se é verdade que os cães vêem espíritos. Nunca poderemos realmente saber.

As incríveis habilidades dos cães se devem principalmente a seu olfato altamente desenvolvido, que lhes permite até mesmo detectar sobreviventes em cenários catastróficos. A visão dos cães é muito diferente da nossa, mas é perfeitamente adequada às necessidades da espécie.

Deseja saber mais? Você pode descobrir como os gatos enxergam neste outro artigo do PeritoAnimal.

Como os cachorros enxergam? - Curiosidades sobre a visão dos cachorros

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como os cachorros enxergam?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Rosenblatt, J. S. (1983). Olfaction mediates developmental transition in the altricial newborn of selected species of mammals. Developmental Psychobiology: The Journal of the International Society for Developmental Psychobiology, 16(5), 347-375.
  2. Kelber, A., Vorobyev, M., & Osorio, D. (2003). Animal colour vision–behavioural tests and physiological concepts. Biological Reviews, 78(1), 81-118.
  3. Horowitz, A. (2010). Inside of a dog: What dogs see, smell, and know. Simon and Schuster.
  4. Neitz, J., Geist, T., & Jacobs, G. H. (1989). Color vision in the dog. Visual neuroscience, 3(2), 119-125.
  5. Jacobs, G. H., Deegan, J. F., Crognale, M. A., & Fenwick, J. A. (1993). Photopigments of dogs and foxes and their implications for canid vision. Visual Neuroscience, 10(1), 173-180.
  6. Worfold, R. L. (1965). Canine optics. The Australian Journal of Optometry, 48(6), 164-174.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como os cachorros enxergam?