Primeiros socorros

Como estancar sangue do nariz de cachorro

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. Atualizado: 4 julho 2023
Como estancar sangue do nariz de cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O sangramento pelo nariz é chamado de epistaxe e geralmente sinaliza que algo grave está acontecendo com o cachorro. A mucosa nasal do cachorro é bastante sensível e irrigada, sangrando facilmente caso sofra algum tipo de lesão. Traumas são a principal causa de epistaxe em cães, seguida de doenças que causam a diminuição de células e fatores de coagulação sanguínea, como as hemoparasitoses. Filhotes costumam correr pela casa e esbarrar em objetos e paredes, causando ruptura de vasos sanguíneos na região nasal e, consequentemente, sangramento.

Sempre que um cachorro apresentar sangramento pelo nariz, a causa deverá ser minuciosamente investigada, pois doenças graves podem estar por trás desse sintoma. A melhor opção é levar o peludo para a avaliação de um médico veterinário, que fará uma inspeção no nariz e investigará se a causa é local ou sistêmica, com a realização de exames de sangue e imagem, caso sejam necessários. E o que pode causar a epistaxe no cão? O que fazer se o nariz sangrar? Como tratar meu cachorro com o nariz sangrando? Se você quer saber as respostas a estas perguntas e também como estancar sangue do nariz de cachorro, continue lendo este artigo do PeritoAnimal!

Também lhe pode interessar: Gato espirrando sangue, o que devo fazer?

Índice

  1. Cachorro sangrando pelo nariz, o que pode ser?
  2. Leishmaniose pode causar sangramento nasal no cachorro?
  3. Doença do carrapato pode causar sangramento no nariz do cachorro?
  4. Como estancar sangue do nariz de cachorro?
  5. Existem remédios caseiros para estancar o sangramento do nariz do cachorro?

Cachorro sangrando pelo nariz, o que pode ser?

Traumas e algumas doenças podem causar a ruptura de vasos sanguíneos da mucosa nasal do cachorro. Em situações normais (quando o animal se encontra saudável), os vasos sanguíneos pouco calibrosos, como os do nariz, podem se romper devido a traumas, mas rapidamente é formado um coágulo e o sangramento cessa. Caso o animal não esteja com suas células sanguíneas responsáveis pela coagulação do sangue (plaquetas) em quantidades adequadas, o sangramento pode se estender por mais tempo.

Diante disso, toda epistaxe deverá ser investigada e, caso a origem seja alguma doença sistêmica, como hemoparasitoses, deverá ser tratada da forma correta e o mais rápido possível. Cachorros com sangramento pelo nariz de forma crônica, mesmo que em pequenas quantidades, podem chegar a um quadro de anemia, podendo ser necessária a reposição sanguínea por meio de transfusões, nos casos mais graves.

Leishmaniose pode causar sangramento nasal no cachorro?

A leishmaniose é uma doença causada por um protozoário da espécie Leishmania chagasi. É transmitida pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, um flebotomíneo da espécie Lutzomyia longipalpis, conhecido popularmente como mosquito palha. De ampla distribuição geográfica, o Brasil é responsável por 96% dos casos notificados nas Américas. Trata-se de uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. No cão, considerado o principal reservatório urbano do agente etiológico, a leishmaniose visceral canina é uma enfermidade que provoca grande sofrimento aos animais acometidos, tutores e contactantes. Os sintomas dependem do tipo de resposta imunológica apresentada pelo seu hospedeiro, podendo surgir de três meses até vários anos após a infecção e são, por vezes, inespecíficas.

Os principais sintomas da leishmaniose incluem lesões de pele, aumento generalizado dos linfonodos, perda de peso progressiva, atrofia muscular, intolerância ao exercício, apetite diminuído, letargia, polidipsia e poliúria (aumento da ingestão de água e da produção de urina, respectivamente), lesões oculares, sangramento pelo nariz do cachorro, crescimento anormal das unhas, claudicação (manqueira), vômitos e diarreia.

A epistaxe (geralmente unilateral e intermitente), seguida da hematúria (sangue na urina) e sangue nas fezes são distúrbios hemorrágicos comuns na leishmaniose, resultantes de diminuição do número de plaquetas no sangue do animal contaminado. Além dos distúrbios celulares causados pelo parasita, a inflamação da mucosa nasal também é um fator que predispõe ao sangramento.

Doença do carrapato pode causar sangramento no nariz do cachorro?

A erliquiose é um grupo de doenças transmitidas por carrapatos causadas por bactérias intracelulares, que incluem a Ehrlichia canis, Ehrlichia ewingii e a Ehrlichia chaffeensis. Entretanto, a infecção por Ehrlichia canis é uma das mais importantes hemoparasitoses (parasitas do sangue) dos cães domésticos, afetando o número e a função das plaquetas. Em geral, outras linhagens celulares são acometidas concomitantemente, como os leucócitos (células de defesa do corpo).

Os sinais clínicos iniciais são inespecíficos e podem incluir febre, depressão, secreção oculonasal, anorexia e aumento dos linfonodos. A hemorragia, incluindo o sangramento pelo nariz e petéquias (pequenos pontos vermelhos, roxos ou marrons) ou púrpuras (hemorragias visíveis na pele ou na mucosa, que não empalidecem quando apertadas) nas mucosas, pode estar presente durante a fase aguda, tornando-se mais evidente na fase crônica.

A erlichiose pode causar maior fragilidade dos vasos sanguíneos, resultando em sangramentos espontâneos. Em casos mais graves é necessária a transfusão sanguínea, além do tratamento adequado da doença com antibióticos, corticoides e suplementos alimentares.

Como estancar sangue do nariz de cachorro?

Na maioria dos casos, o sangramento será contido tratando-se a doença de base. No entanto, em casos emergenciais, para estancar o sangue do nariz do cachorro pode ser utilizado um descongestionante nasal (como o cloridrato de oximetazolina 0,05%, por exemplo), pois este causará a vasoconstrição (processo em que os músculos ao redor dos vasos sanguíneos se contraem, o que diminui o espaço interno para a circulação do sangue), reduzindo o sangramento.

Existem remédios caseiros para estancar o sangramento do nariz do cachorro?

Algumas medidas podem ser tomadas ao se perceber um cachorro com sangramento no nariz, como por exemplo:

  • Manter a cabeça levemente levantada e apertar suavemente a narina com uma compressa limpa (pode ser um pano, gaze ou até mesmo uma fralda), sempre tomando cuidado para não prejudicar a respiração do peludo. O ideal é comprimir uma narina por vez.
  • Além disso, você pode tentar utilizar uma compressa fria sobre o focinho, o que vai ajudar a reduzir o sangramento na região.

Não utilize técnicas ou remédios caseiros para estancar sangue do nariz do cachorro, como chás e tampões de algodão, pois isso pode mascarar doenças que devem ser tratadas, fazendo com que seu amigo corra o risco de piora do quadro.

Como estancar sangue do nariz de cachorro - Existem remédios caseiros para estancar o sangramento do nariz do cachorro?

Agora que você já sabe como estancar sangue do nariz de cachorro, descobriu as possíveis causas e viu que tanto a leishmaniose como a doença do carrapato podem provocar sangramento no peludo, não perca o vídeo a seguir. Nele, falamos sobre remédios caseiros para combater carrapatos em cachorros:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como estancar sangue do nariz de cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Bibliografia
  • Gonçalves S. Hemoparasitoses em cães. Boheringer Ingelheim Disponível em https://vetsmart-parsefiles.s3.amazonaws.com/6990c123f01342d3a4b06e5dcf3a3e11_vetsmart_admin_pdf_file.pdf. Acesso em 30/01/2023.
  • Oliveira, F.V. Leishmaniose Canina, Caso Clínico do Hospital Veterinário Montenegro. Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro Vila Real, 2012. Disponível em https://hospvetmontenegro.com/sv/dw/teses/tese_16.pdf. Acesso em 30/01/2023.
  • Vieira, V.P.C., Figueiredo, N.M. Leishmaniose Visceral Canina: Breve Revisão e Relatos de Casos. Veterinária e Zootecnia, 2021. Disponível em https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/577/369. Acesso em 30/01/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como estancar sangue do nariz de cachorro