Cuidado da pele

Como hidratar pata de cachorro

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 10 outubro 2023
Como hidratar pata de cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cachorros caminham em vários tipos de superfícies, lisas, ásperas, às vezes quentes e com pedras. Solos como o cimento podem causar ressecamento das patas, tornando a pele extremamente vulnerável a rachaduras e infecções bacterianas. Assim como outras partes do corpo, os coxins (também conhecidos como almofadas dos pés) precisam de cuidados, hidratação e rotina de higiene, para que o animal tenha conforto ao caminhar.

Como os cães não usam sapatos, as patas ficam muito prejudicadas quando em contato com superfícies abrasivas, podendo ocorrer ressecamento, descamação e até mesmo rachaduras e sangramentos, necessitando de hidratação. Animais que vivem em locais com piso liso, gramas e tapetes tendem a ter as patas mais hidratadas e com a pele mais macia.

Patas bem cuidadas proporcionam melhor sustentação do corpo e locomoção confortável, permitindo que o animal ande, corra e pule com mais equilíbrio e segurança. Mas como manter as patas do cachorro hidratadas e bem cuidadas? O que deve ser feito para que os coxins não ressequem e formem fissuras? Alguns cuidados devem ser tomados para evitar esse tipo de problema. E para ajudar o tutor de cachorros nessa tarefa, o PeritoAnimal dará todas as dicas de como hidratar pata de cachorro para manter saudável!

Também lhe pode interessar: Como curar ferida na pata do cachorro?

Índice

  1. Por que a pata do cachorro fica ressecada?
  2. Como hidratar patinhas do cachorro?
  3. Pode passar hidratante de gente nas patas do cachorro?
  4. Qual o melhor hidratante para pata de cachorro?
  5. Pode passar Bepantol na pata do cachorro?
  6. Como fazer hidratante para patas de cachorro caseiro?

Por que a pata do cachorro fica ressecada?

Os cachorros possuem uma adaptação da pele embaixo de suas patas, chamada de coxim ou almofada dos pés. Essa região é uma área de tegumento especializado, onde a epiderme espessa tem a função de proteger as patas de lesões. Além disso, essa região possui um depósito de gordura, que age reduzindo o impacto das caminhadas e saltos, como se fosse realmente uma almofada.

Quando os coxins se tornam mais espessos e ressecados, dizemos que eles estão com hiperqueratose, que é uma proliferação da camada de queratina, em resposta a alguma agressão, como caminhar em superfície áspera por um longo tempo. Algumas doenças também podem causar esse ressecamento nos coxins, como a cinomose e a leishmaniose, havendo ainda hiperqueratose no plano nasal.

Como hidratar patinhas do cachorro?

Inicialmente, é bom descobrir a causa do ressecamento das patas do cachorro. Caso a alteração seja oriunda de alguma doença infecciosa, com outros sintomas além desse, aconselha-se procurar a orientação do médico veterinário.

Antes de aplicar qualquer tipo de produto, é bom fazer uma higienização nas patas, lavando-as com xampu neutro ou utilizando lenços umedecidos. É importante deixar as patas bem secas, principalmente entre os dedos, para que não haja proliferação de bactérias e fungos. Isso pode ser feito com o auxílio de um secador de cabelo, sempre com muito cuidado em relação à temperatura utilizada no aparelho.

Após a limpeza, aplique uma camada de vaselina ou hidratante, massageando suavemente, deixando o pet bem relaxado, para que esse cuidado se torne um momento de descontração para o cachorro. Caso seja possível, mantenha seu amigo peludo sem encostar as patinhas no chão até que o produto seja parcialmente absorvido, e não o deixe lamber!

Além de manter a região hidratada, existem outros cuidados essenciais que você deve ter as patinhas do cachorro que tem casa.

Pode passar hidratante de gente nas patas do cachorro?

O uso de hidratante formulado para pessoas pode ajudar bastante a hidratar as patas do cachorro. No entanto, deve-se ter o cuidado de não deixar o pet lamber o produto. Tente manter o cachorro deitado por alguns minutos, fazendo carinhos e massagens para que ele fique relaxado e confortável, até que o produto consiga agir por algum tempo.

Não se deve utilizar produtos com arnica ou substâncias similares, pois o cheiro muito forte pode estressar o animal e até mesmo causar uma reação alérgica. O uso de óleo de amêndoas pode proporcionar bons resultados, além de possuir um aroma suave e agradável.

Qual o melhor hidratante para pata de cachorro?

Existem vários produtos para hidratar a pata do cachorro, formulados especialmente para eles. Produtos como o Patafix Hidratante Natural, Revipel Creme, Hidratante de Patinhas Pet Clean, Hidra Petinhas e outros podem ser encontrados em lojas de produtos para animais. Alguns desses hidratantes possuem vitaminas, para potencializar a ação umectante e restauradora da pele do coxim.

Além desses, podem ser utilizados produtos vendidos em farmácia humana, como óleo de amêndoas, vaselina, Bepantol, creme Nívea e outros produtos que não tenham muito perfume, para não causar alergia ao cachorro. Farmácias de manipulação veterinária também produzem formulações específicas para o problema de ressecamento das patas dos cachorros, com aromas agradáveis para o tutor e o pet.

Como hidratar pata de cachorro - Qual o melhor hidratante para pata de cachorro?

Pode passar Bepantol na pata do cachorro?

Sim, a pomada Bepantol é um excelente produto para ser utilizado na pata ressecada do cachorro, mesmo com fissuras, rachaduras e lesões mais graves. Esse medicamento possui dexpantenol (vitamina B5) na sua formulação, que protege a pele agindo por dentro, pois penetra nas camadas internas da pele, sendo transformado em vitamina B5, o que estimula a sua formação e regeneração natural. Além disso, auxilia na cicatrização de fissuras e rachaduras dos coxins, dando conforto ao animal.

A pomada Bepantol deverá ser aplicada várias vezes ao dia, sempre após a higienização das patas, pois ela não terá efeitos benéficos se aplicada sobre a crosta de sujeira que costuma ter nos pés dos nossos amigos peludos.

Como fazer hidratante para patas de cachorro caseiro?

Vários ingredientes podem ser misturados ou utilizados de forma isolada para auxiliar na hidratação das patas do cachorro, como por exemplo, azeite de oliva, babosa, óleo de côco, manteiga de karité, vaselina e óleo de amêndoas.

Sugestão de hidratante caseiro:

  • 1 colher de sopa de vaselina em pasta;
  • 2 gotas de óleo de côco;
  • 1 colher de chá de óleo de amêndoas.

Preparação e modo de uso:

  • Misture bem os ingredientes, até formar uma pasta homogênea.
  • Aplique pequenas quantidades nas patas, massageando suavemente, sempre após a higienização das patas.
  • O hidratante caseiro pode ser aplicado dependendo do grau de ressecamento das patas, variando de aplicações diárias a semanais.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como hidratar pata de cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado da pele.

Bibliografia
  • Cecilio, C.S.R. Pododermatite bacteriana com suspeita de furunculose podal asséptica canina. Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2013. Disponível em https://bdm.unb.br/bitstream/10483/5972/1/2013_%20CristinaSamarcoRodriguesCecilio.pdf. Acesso em 26/09/2023.
  • Tanaka, N.M., Aponto, S.D., Sturion, D.J. Hiperqueratose dos coxins em cão: relato de caso. UNOPAR Cient., Cienc. Biol. Saúde, Londrina, 1999. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/0.pdf. Acesso em 26/09/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como hidratar pata de cachorro