Curiosidades do mundo animal

Tipos de carrapatos

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 15 fevereiro 2023
Tipos de carrapatos

Os artrópodes são o filo mais diversificado dos animais, portanto, a maioria dos animais se encontra justamente neste grupo. Entre eles encontramos a classe dos aracnídeos, que possuem dois tagmas, quelíceras, pedipalpos (embora nem sempre sejam desenvolvidos) e quatro pares de pernas. Esta classe inclui aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos. Estes últimos estão localizados na superordem Parasitiformes e ordem Ixodida, e são um grupo muito controverso do ponto de vista taxonômico.

As carrapatos representam uma diversidade de parasitas com uma ampla distribuição global e de importância médica tanto para humanos quanto para animais. Por esta razão, muitas pessoas buscam aprender como identificá-los. Bem, existem três tipos principais de carrapatos, dentro dos quais existem várias espécies. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer os tipos de carrapatos e os mais comuns no Brasil.

Também lhe pode interessar: Tipos de carrapatos de cachorro

Índice

  1. Carrapatos moles (Argasidae)
  2. Carrapatos duros (Ixodidae)
  3. Carrapatos da família Nuttalliellidae
  4. Tipos de carrapatos mais comuns no Brasil

Carrapatos moles (Argasidae)

Esta é uma das três famílias de carrapatos identificadas, que conta com cinco gêneros e cerca de 212 espécies com uma ampla distribuição global. São chamados de carrapatos moles devido à sua característica mais distintiva: falta-lhes o revestimento externo duro que os outros tipos de carrapatos possuem. Por outro lado, sua estrutura bucal está localizada na região inferior do animal, de modo que não é visível a olho nu. Os carrapatos moles têm a borda de corpo arredondada.

O ciclo de vida desse tipo de carrapato tem mais estágios do que outros grupos: ovo, larva, de 2 a 5 fases de ninfa e, finalmente, a fase adulta. Geralmente, estes animais precisam de um hospedeiro para alimentar e completar seu desenvolvimento fora do animal que parasitam. Neste sentido, este é um dos tipos de carrapatos mais comuns em cães e gatos.

Ciclo de vida dos carrapatos moles

As fêmeas, quando ficam inchadas pelo sangue chupado de seu hospedeiro, descem e põem ovos em rachaduras ou fendas, e não no hospedeiro. Uma única fêmea pode pôr entre 100 e 500 ovos de cada vez, e este ciclo de alimentação-reprodução pode ser feito até seis vezes durante sua vida. Assim, após a postura de seus ovos, ela pode voltar a buscar outro hospedeiro para parasitar.

Há variações de acordo com a espécie, mas em geral, uma vez que a larva eclode, sobe para um hospedeiro, alimenta-se, volta ao chão para se transformar em ninfa e sobe de volta para um hospedeiro. Alguns carrapatos passam por vários estágios da ninfa e, em cada uma dessas fases, o carrapato sobe e desce o animal parasitado ou humano para finalmente se tornar adulto.

Estes tipos de carrapatos parasitam tanto humanos quanto vários animais, e podem causar sérios problemas de saúde, incluindo anemia, inflamação da área afetada, reações alérgicas, infecções, paralisia, entre outros.

Espécies de carrapatos moles

Alguns exemplos dos tipos de carrapatos moles, são:

  • Carrapato pajaroello (Ornithodoros coriaceus): parasita mamíferos e animais, raramente humanos.
  • Carrapato-de-galinha (Argas persicus): parasita principalmente aves e, em menor grau, humanos.
  • Ornithodoros alactagalis: parasitas humanos.
  • Ornithodoros papillipes: parasitas humanos.
  • Carrapato-espinhoso-da-orelha (Otobius megnini): parasita cães, cavalos, bovinos, ovinos e caprinos.
  • Ornithodoros savignyi: parasita humanos, animais domésticos e animais silvestres.

Neste outro artigo explicamos como tirar carrapato de cachorro corretamente.

Tipos de carrapatos - Carrapatos moles (Argasidae)

Carrapatos duros (Ixodidae)

Outro tipo de carrapato são os chamados "carrapatos duros" ou "ixodídeos". Esta segunda família é a mais diversificada, contendo 14 gêneros e 740 espécies. Pelo menos metade das espécies deste grupo são encontradas nas Américas, incluindo o Caribe, embora algumas também vivam na África subsaariana, Ásia e Austrália. Entretanto, sabe-se que, devido às alterações climáticas, a distribuição de certas espécies de carrapatos foi alterada, ampliando seu alcance e levando a problemas de saúde.

Estes carrapatos são parasitas importantes tanto de humanos quanto de animais, principalmente domésticos, embora também parasitam alguns animais selvagens, e são vetores de bactérias, vírus e protozoários que causam sérios problemas de saúde.

Os carrapatos duros são assim chamados por causa da presença de uma carcaça quitinosa sobre o corpo. Além disso, tanto na fase de ninfa quanto na fase adulta, eles têm uma parte bucal proeminente e estruturas de alimentação que se projetam para frente no animal.

Ciclo de vida dos carrapatos duros

O ciclo de vida dos ixodídeos é geralmente o mesmo para a maioria das espécies, caracterizado pela alimentação da fêmea com o sangue do hospedeiro até atingir cerca de 100 vezes seu peso. Depois disso, ocorre a fertilização no hospedeiro, embora em algumas espécies a fertilização aconteça no solo. A fêmea desce do hospedeiro para depositar os ovos, e pode depositar entre 1.500 e 16.000 ovos, em alguns casos até mais. Todo este processo leva várias semanas, no final das quais a fêmea morre.

Em países quentes, as larvas emergem dos ovos em poucos dias, enquanto que nos países e regiões frias podem levar meses para eclodir. As larvas começam então a procurar um hospedeiro para se alimentar, descer de volta ao solo, transformar-se em ninfas, retornar a um hospedeiro para continuar alimentando-se, retornar ao solo e tornar-se adultas. Como podemos ver, neste tipo de carrapato, o ciclo reprodutivo ocorre apenas uma vez, ao contrário dos carrapatos moles, mas o número de ovos por ninhada é muito maior.

Dentro do grupo dos carrapatos duros, encontramos várias espécies que causam importantes problemas de saúde, já que a saliva das fêmeas é geralmente tóxica, podendo causar paralisia ascendente, transmitir a doença de Lyme ou doença do carrapato em cães, babesiose, erliquiose, febre maculosa ou anaplasmose, entre muitas outras.

Espécies de carrapatos duros

Alguns exemplos destes tipos de carrapatos duros, são:

  • Carrapato-do-cão (Dermacentor variabilis): parasita principalmente humanos e cães.
  • Carrapato-da-paralisia-australiano (Ixodes holocyclus): parasita humanos e animais domésticos.
  • Carrapato-da-tartaruga-asiática (Amblyomma clypeolatum): parasita principalmente tartarugas, cães e búfalos.
  • Carrapato-estrela-solitário (Amblyomma americanum): parasita humanos e animais de estimação.
  • Dermacentor albipictus: parasita várias espécies de cervídeos como alces, veados, renas e outros.
  • Dermacentor marginatus: parasita humanos, animais de estimação, ovinos e bovinos, entre outros.
  • Carrapato-ocidental-de-pernas-pretas (Ixodes pacificus): parasita principalmente lagartos e pequenos mamíferos, e muito raramente humanos.
  • Ixodes ricinus: parasita principalmente humanos, animais domésticos, bovinos e ovinos.
Tipos de carrapatos - Carrapatos duros (Ixodidae)

Carrapatos da família Nuttalliellidae

Este tipo de carrapato possui apenas um gênero e uma espécie, Nuttalliella namaqua, que se encontra no sul da África, em países como Tanzânia, Namíbia e África do Sul. Esta espécie é a mais antiga dos tipos de carrapatos existentes e é considerada um elo perdido entre carrapatos moles e duros.

Caracteriza-se por ter uma pseudo-carapaça esclerotizada, suas partes bucais estão apicamente localizadas e tem muito poucos dentículos no hipossoma, que está na parte inferior da boca. Assim, em alguns aspectos, tem características presentes nas outras duas famílias.

Os dados exatos sobre a biologia do N. namaqua são desconhecidos, portanto não há detalhes sobre seu ciclo de vida, mas foi identificado que ele parasita principalmente lagartos e, em menor extensão, aves e mamíferos, embora tenha sido relatado como generalista alimentar. Não há relatórios indicando que esta espécie seja vetora de problemas de saúde.

Tipos de carrapatos - Carrapatos da família Nuttalliellidae

Tipos de carrapatos mais comuns no Brasil

Como você viu, os carrapatos são importantes vetores de doenças graves que podem afetar cães, gatos e humanos. Por isso, é importante saber identificá-los. Entre os tipos de carrapatos mais comuns no Brasil, estão:

  • Carrapato-estrela ou carrapato-do-cavalo (Amblyomma cajennense): é perigoso porque pode transmitir a febre maculosa, doença que pode levar à morte.
  • Carrapato-de-boi (Rhipicephalus microplus): é o ectoparasita mais importante dos rebanhos bovinos em regiões tropicais do mundo.
  • Carrapato-de-galinha (Argas miniatus): parasita aves domésticas e ocasiona anemia, espoliação e doenças como a borreliose aviária.
  • Carrapato-marrom (Rhipicephalus sanguineus): parasita principalmente cachorros e é o principal vetor da Ehrlichia canis no Brasil, que causa a erliquiose, uma zoonose no Brasil.
  • Carrapato-da-orelha-do-cavalo (Dermacentor nitens):

Algumas espécies de carrapatos podem viver mais de 1,5 ano e podem colocar mais de 20 mil ovos durante sua vida, por isso é sempre conveniente realizar uma desparasitação correta de cães e gatos.

Tipos de carrapatos - Tipos de carrapatos mais comuns no Brasil

Agora você conhece os tipos de carrapatos que existem, tanto em cães, gatos e humanos, assim como suas principais características para saber como identificá-los. A seguir, deixamos um vídeo com algumas opções de remédios caseiros contra carrapatos em cachorros, mas lembramos que é sempre importante procurar um veterinário se você encontrar parasitas no pet e um médico, se você encontrar no seu próprio corpo.

Texto em colaboração com: Aerton Guimarães

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de carrapatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • ITIS (2023). Ixodoidea. Disponível em: <https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=1117897#null>. Acesso em 15 de fevereiro de 2023.
  • Estrada, A. (2015). Orden Ixodida: Las garrapatas. Disponível em: <http://sea-entomologia.org/IDE@/revista_13.pdf>. Acesso em 15 de fevereiro de 2023.
  • Science Direct (2017). Argasidae. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/topics/agricultural-and-biological-sciences/argasidae>. Acesso em 15 de fevereiro de 2023.
  • Mans, B. J.; de Klerk, D.; Pienaar, R.; Latif, A. A. (2011). Nuttalliella namaqua: a living fossil and closest relative to the ancestral tick lineage: implications for the evolution of blood-feeding in ticks. PloS one, 6(8), e23675. Disponível em: <https://doi.org/10.1371/journal.pone.0023675>. Acesso em 15 de fevereiro de 2023.
  • Embrapa. Biologia e controle de Dermacentornitens: o carrapato-da-orelha-docavalo. Disponível em: <https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1077205/1/BiologiaecontroleldeDermacentor.pdf>. Acesso em 15 de fevereiro de 2023.
  • SANTIAGO, Ana Carolina Castro. Alimentação artificial de Ornithodoros spp. (Acari: Argasidae), e investigação da transmissão transestadial de Anaplasma marginale.. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10134/tde-17032021-144111/publico/Ana_Carolina_Castro_Santiago_original.pdf>. Acesso em 15 de fevereiro de 2023.
  • Embrapa. Tagetes minuta – uma nova alternativa no controle fitoterápico de carrapatos. Disponível em: <https://old.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/doc/DOC207.pdf>. Acesso em 15 de fevereiro de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Tipos de carrapatos