Cuidados básicos

Os gatos têm umbigo?

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 1 dezembro 2022
Os gatos têm umbigo?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos têm umbigo? Se você acha que sim, como é o umbigo de um gato? E, principalmente, onde fica o umbigo do gato? Como tutor ou tutora de um felino, você já deve ter feito essa pergunta alguma vez na vida, especialmente se você nunca viu um gato dar à luz.

Mas a resposta é sim, os gatos têm umbigo! Afinal, são mamíferos e devem ter a cicatriz do que costumava ser o cordão umbilical, estrutura que se liga à placenta para obter nutrientes e oxigênio da mãe durante a gestação.

Mas onde fica o umbigo dos gatos? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer melhor sobre o cordão umbilical dos gatos, como encontrá-lo, se ele precisa ser cortado e que problemas estão associados à esta estrutura nos gatinhos.

Também lhe pode interessar: Como estimular filhote de cachorro a defecar?

Índice

  1. Gatos têm umbigo ou não?
  2. Como é o umbigo de um gato?
  3. Onde fica o umbigo dos gatos?
  4. Os gatos têm cordão umbilical?
  5. Como cortar o cordão umbilical de um gato?
  6. Doenças relacionadas ao umbigo dos gatos

Gatos têm umbigo ou não?

Sim, como mamíferos que são, os gatos têm umbigo. Concretamente, o umbigo é a parte onde o cordão umbilical conecta o feto à mãe através da placenta, o que é necessário para que o gatinho obtenha os nutrientes e oxigênio da mão para crescer normalmente dentro do útero da gata.

Neste outro artigo detalhamos quanto tempo dura o parto de uma gata.

Como é o umbigo de um gato?

É possível que você nunca tenha notado o umbigo do gato, porque, ao contrário de nós, eles não o têm "para fora ou para dentro" e não é nada parecido com o nosso, pois não contém nenhuma retração ou abertura. É uma cicatriz pequena, plana, branca, de não mais de meio centímetro de diâmetro, que é coberta de pelos e, portanto, passa completamente despercebida.

Onde fica o umbigo dos gatos?

Como no nosso caso, os gatos têm o umbigo no ventre, mas é difícil encontrar o umbigo de um felino. Para começar, o umbigo fica coberto de pelos, portanto não é fácil encontrar a pequena cicatriz, planta e esbranquiçada, especialmente se seu gato for de cor clara. Além disso, muitos gatos não gostam de ter sua barriga tocada, pois é uma de suas áreas mais vulneráveis, pois contém seus principais órgãos vitais, por isso eles sentem a necessidade de protegê-la. Por isso seu gato deve confiar muito em você para permitir que você explore esta área em busca de seu umbigo. Adicionalmente, se seu gato estiver acima do peso, a pele pode se esticar, tornando o umbigo menos visível.

Mas onde fica o umbigo do gato especificamente? Se o gato permitir, você deve saber que o umbigo fica localizado mais acima do que em humanos, e pode ser encontrado logo abaixo da caixa torácica, e também abaixo da última costela. Ao apalpar a pelagem nesta zona você notará umas mas pequenas saliências da cicatriz e tufos de pelo ao redor da cicatriz. Também é possível que a cicatriz da castração cubra a cicatriz do umbigo porque está no mesmo lugar. Se o gato for de meia idade ou já for idoso, a cicatriz pode ser irreconhecível e mal poderá ser sentida ao toque.

Os gatos têm cordão umbilical?

Sim, os gatos têm cordão umbilical, que é o que une o filhote à placenta da mãe para permitir a nutrição, o fornecimento de oxigênio e a eliminação de resíduos. Uma vez que o gatinho nasce, o cordão umbilical se separa da placenta, seca e depois cai, dando origem à pequena cicatriz plana e esbranquiçada que dissemos ser o umbigo. Além disso, cada gatinho da ninhada tem um cordão umbilical e uma placenta, indispensáveis para seu correto desenvolvimento.

Em quanto tempo cai o cordão umbilical do gato?

Geralmente, o cordão umbilical dos felinos cai em poucos dias. Se tiver que ser cortado e amarrado (como explicaremos abaixo), ele também cairá dentro de alguns dias e o umbigo fechará.

A forma como é o umbigo é cortado e amarrado não determina a forma subsequente do umbigo, mesmo na espécie humana, de modo que se supõe que o formato final depende da cicatrização, da forma de fixação do cordão umbilical e da espessura da pele do gato.

Neste outro artigo explicamos por que uma gata pode rejeitar seus filhotes.

Os gatos têm umbigo? - Os gatos têm cordão umbilical?

Como cortar o cordão umbilical de um gato?

Não se deve cortar o cordão umbilical de um gato recém-nascido. Após o parto, as gatas lambem o cordão umbilical até conseguir que se desprenda da placenta e depois o ingerem para evitar que potenciais predadores encontrem mais facilmente os filhotes; é um instinto natural que possuem apesar de serem gatas domésticas.

Uma vez separado este cordão umbilical da placenta, ele deve permanecer no gato, secando e caindo sozinho, o que é aconselhável porque pode haver vestígios de nutrientes e substâncias essenciais que farão bem ao gatinho, portanto permitir que o cordão caia sozinho é a melhor coisa a fazer, mesmo que não seja agradável de se ver. Somente se houver uma chance de infecção seria sábio remover completamente o cordão umbilical de um gato, mas você deve sempre desinfectá-lo e protegê-lo contra infecções através de higiene adequada e uso de produtos anti-sépticos como a clorexidina. Tudo isso deve ser realizado por um veterinário.

Há ocasiões em que a mãe não corta o cordão umbilical ou tenta fazê-lo muito próximo do abdômen do gatinho, é então quando você deve removê-lo. Para cortar o cordão umbilical de um gatinho recém-nascido você deve ter as mãos limpas ou usar luvas descartáveis. Em seguida, deve-se atar um fio dental ao redor do cordão umbilical, a cerca de 5 cm do corpo do gatinho, e dar outro nó a cerca de 2 cm do outro nó para proceder ao corte do cordão entre os dois nós. As tesouras devem ser esterilizadas com antecedência. Uma vez feito isso, o correto é entrar em contato com seu veterinário para que ele possa te explicar os cuidados necessários.

Doenças relacionadas ao umbigo dos gatos

Existem dois problemas de saúde principais que podem ocorrer associados ao umbigo dos gatos: onfalite e hérnia umbilical.

Onfalite

A onfalite é a inflamação e infecção do umbigo e tecidos circundantes em recém-nascidos durante sua primeira semana de vida. Ela apresenta lesões, como:

  • Eritema ou vermelhidão.
  • Induração.
  • Dor na pele periumbilical.
  • Mau cheiro associado ou não ao exsudato purulento.

Portanto, a onfalite se trata de uma infecção por bactérias, geralmente Gram-positivos e estafilococos, que podem até ser suscetíveis ao tétano. Isto porque os tecidos do coto umbilical (pedaço que fica para fora) são um meio de sustento muito bom para as bactérias.

Hérnia umbilical

A hérnia umbilical em gatos ocorre quando o cordão umbilical não fecha corretamente, ou seja, não cicatriza como deveria, deixando com que a cavidade abdominal se comunique com a parede abdominal, permitindo a passagem de conteúdos abdominais como gordura, pequenos laços intestinais ou o omento através da abertura.

As hérnias umbilicais são às vezes associadas a hérnias congênitas inguinais, que são causadas por uma falha dos anéis inguinais, que são estruturas através das quais a medula espermática passa nos machos ou o ligamento redondo do útero nas fêmeas, assim como os nervos e vasos sanguíneos. As hérnias umbilicais são frequentemente congênitas devido ao fato de serem geralmente gatos com tecido conjuntivo fraco, embora às vezes possam ser vistas como efeitos colaterais de quedas, golpes ou alterações nutricionais ou metabólicas durante a gestação do gato. Hérnias umbilicais podem ser detectadas pela apalpação de um caroço na área umbilical, geralmente assintomático, exceto se for estrangulado, uma situação que pode ser fatal para o pequeno felino.

Agora que você sabe que os gatos têm umbigo, descobriu onde ele fica e também os problemas que podem surgir associados a ele nos felinos, recomendamos o vídeo a seguir no qual respondemos: quando os gatinhos recém-nascidos abrem os olhos?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os gatos têm umbigo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • Harvey, A.; Tasker, S. (Eds). (2014). Manual de Medicina Felina. Ed. Sastre Molina, S.L. L ́Hospitalet de Llobregat, Barcelona, España.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Os gatos têm umbigo?