Partilhar

Coelho Nova Zelândia

Atualizado: 3 junho 2020
Coelho Nova Zelândia

Os coelhos Nova Zelândia são uma das maiores e mais corpulentas raças de coelho do mundo. Estes grandões são muito calmos e pacíficos, sendo famosos por sua personalidade descontraída e amigável.

Esses coelhos se espalharam pelo mundo, chegando a quase todos os países. Você quer saber de onde veio a raça de coelhos Nova Zelândia? Está interessado em conhecer esses peculiares coelhos gigantes? Hoje, no PeritoAnimal, queremos te contar todos os detalhes sobre esses peludos nesta ficha sobre coelhos Nova Zelândia.

Origem
  • América
  • Estados Unidos

Origem do coelho Nova Zelândia

Embora, devido ao nome, possa parecer que o coelho Nova Zelândia é originário do país homônimo, sua origem é, na verdade, bastante distante geograficamente falando. Esses coelhos surgiram na Califórnia em 1919, quando coelhos brancos americanos foram cruzados com coelhos flamengos gigantes e coelhos Angorá. Em suas origens, esse coelho era amplamente utilizado como animal de laboratório e na indústria de carne, embora hoje seja mais comum encontrá-lo como animal de estimação.

Destes cruzamentos, surgiu o coelho branco Nova Zelândia, registrado pela American Rabbit Breeders Association (ARBA) em 1920. Atualmente, diferentes cores são oficialmente aceitas além do branco, como veremos a seguir.

Características do coelho Nova Zelândia

O coelho Nova Zelândia é uma das raças de coelhos gigantes, pois pode pesar até 5,5 kg! Em geral, o peso médio é de cerca de 4,5 kg, exceto no caso dos neozelandeses vermelhos, pois essa variedade é a menor, não excedendo os 3,5 quilos. Sua expectativa de vida varia entre aproximadamente 8 a 12 anos.

Estes coelhos têm um corpo extremamente musculoso e compacto, além de muito longo, com uma cabeça proporcionalmente grande, larga e redonda. As pernas são longas, especialmente as traseiras, e têm grande força. Suas bochechas são redondas e suas orelhas são longas e eretas.

Sua pelagem é curta e muito macia, com quatro variedades, dependendo da cor. O pelo cresce muito rente à pele e é acetinado.

Cores do coelho Nova Zelândia

Existem 4 cores que são aceitas pela ARBA:

  • Vermelho: coelhos desta variedade têm uma pelagem vermelha brilhante e olhos castanhos, profundos, chegando ao tom da raiz do pelo. Eles podem ter o ventre um pouco diferente, mas não são aceitos como coelhos de raça se for diferente demais. Eles também podem ter um tom esbranquiçado na base da cauda, ​​bem como nas almofadas plantares.
  • Negro: sua pelagem é preta-azeviche, sempre uniforme, com um subtom azul ardósia e olhos castanhos escuros.
  • Broken: sendo a variedade mais recente, os broken têm a pelagem de qualquer cor da raça (vermelha ou preta) combinada com o branco. Eles têm um padrão chamado de quebrado, marcado ou broken, no qual as partes coloridas devem corresponder ao padrão das variedades de vermelho e preto.
  • Branco: o primeiro a surgir, a pelagem é branca pura, com olhos rosados. Manchas e descolorações não são aceitas em nenhuma parte do corpo do animal.

Personalidade do coelho Nova Zelândia

Os coelhos Nova Zelândia têm uma personalidade amigável, sendo coelhos muito sociáveis ​​e pacíficos. Eles geralmente nunca são agressivos, sendo muito sensíveis e atentos aos seus entes queridos. Eles realmente gostam de receber carinhos, abraços e de ficar no colo de seus donos por horas, além de ter bons momentos de brincadeiras.

São coelhos adequados para conviver com crianças pequenas, pois são calmos, aceitam ser manipulados e também são muito pacientes e compreensivos. Obviamente, eles sempre devem ser tratados com amor e respeito, independentemente da idade da pessoa que os trata.

Eles também se adaptam com notável facilidade à coexistência com outros animais, especialmente quando há uma habituação precoce para ambas as partes. Em geral, pode-se dizer que o coelho da Nova Zelândia é adequado para qualquer família, pois se adapta bem tanto a famílias menores ou pessoas solteiras, como a grandes famílias multigeracionais.

Cuidados do coelho Nova Zelanda

Estes coelhos requerem um espaço adaptado para eles. Esse espaço, que não deve ser uma gaiola (porque além do seu tamanho grande, é sempre aconselhável manter coelhos em espaços menos confinados), deve atender a uma série de requisitos.

Um deles é que seja grande o suficiente, deixando bastante espaço para o animal para se movimentar livremente, para poder brincar e ter seu bebedor e feno, além de brinquedos e afins à sua disposição. Você também pode incluir um canto no qual ele possa fazer suas necessidades, algo a que se acostumam com muita facilidade. Além disso, é importante saber que os coelhos devem estar em solo relativamente macio; caso contrário, eles desenvolverão feridas plantares, o que pode levá-los a mancar e ter complicações graves, sem mencionar muito dolorosas.

Quanto à alimentação, ela deve ser baseada em uma combinação de feno, que deve ser de boa qualidade, vegetais e frutas frescas, sendo os vegetais de folhas verdes os mais benéficos. Também é essencial que eles tenham acesso à água fresca o tempo todo, pois só assim eles poderão estar suficientemente hidratados. Aqui explicamos a alimentação do coelho com mais profundidade.

A pelagem dos coelhos Nova Zelândia requer cuidados mínimos, incluindo uma escovação regular. Esta escovação deve ser feita com um pente ou escova especial para coelhos, e uma vez por semana será suficiente.

Saúde do coelho Nova Zelândia

Até hoje, não foram detectadas doenças típicas ou próprias dos coelhos Nova Zelândia em particular, portanto, eles não apresentam patologias congênitas relacionadas à raça. No entanto, várias doenças às quais todos os coelhos são suscetíveis devem ser consideradas.

Um dos maiores prolemas dos coelhos são aqueles relacionados aos dentes, que nunca param de crescer, de modo que se não forem corretamente desgastados, podem surgir diversos problemas. Alguns dos mais frequentes são os abscessos, as más oclusões, infecções e doenças dentais e gengivais. Para evitá-las, a boca do coelho deve ser verificada regularmente, monitorando o desgaste dentário e indo ao veterinário se forem observadas alterações de qualquer tipo.

Da mesma forma, você também precisa ficar de olho nos ouvidos, olhos e nariz, porque um mal estado nessas áreas é um sinal claro de que algo não está bem. Exames veterinários devem ser realizados regularmente, e é recomendável também seguir o calendário vacinal e realizar desparasitações regulares.

Coelho Nova Zelândia para adoção

Se está pensando em adotar um coelho Nova Zelândia, você precisa considerar vários aspectos. O primeiro é se pode cuidar adequadamente dele ao longo de sua vida. Isso quer dizer atendê-lo corretamente, fornecendo companhia, atenção e cuidados o tempo todo. Ou seja, tudo o que é exigido nos cuidados do coelho.

Quer dizer também fornecer a ele tudo o que precisa para estar em boas condições e ser feliz. Para isso, você precisa ter um espaço adaptado, oferecer comida de qualidade e garantir momentos de atividade e brincadeiras diárias. Só então ele poderá ser completamente saudável ​​e feliz.

Se você tem certeza absoluta de que pode cumprir todos os itens acima, é altamente recomendável recorrer a associações ou protetores de animais em sua área, pois eles podem ter um exemplar para adoção ou acolhimento que pode se adaptar às suas necessidades.

Fotos de Coelho Nova Zelândia

Vídeos relacionados com Coelho Nova Zelândia

1 de 3
Vídeos relacionados com Coelho Nova Zelândia
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Coelho Nova Zelândia

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Coelho Nova Zelândia

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Coelho Nova Zelândia
1 de 4
Coelho Nova Zelândia

Voltar ao topo da página