menu
Partilhar

Coelho califórnia

Atualizado: 14 janeiro 2021
Coelho califórnia

Além de serem animais encantadores, os coelhos são excelentes companheiros para pessoas de todas as idades e diferentes personalidades, graças ao seu caráter amável e grande inteligência. Se você considera a possibilidade de adotar um lagomorfo como animal de estimação, você precisa saber mais sobre o coelho califórnia, uma raça de origem estadunidense que se destaca por seu pelo macio e seu temperamento muito carinhoso para com seus familiares.

Nesta ficha do PeritoAnimal, vamos contar tudo sobre a origem, as características físicas e o caráter do coelho califórnia. Além disso, você também poderá aprender sobre os cuidados fundamentais que são necessários para proporcionar uma vida saudável e feliz ao seu companheiro lagomorfo. Lembre-se que no PeritoAnimal você poderá descobrir muitas outras raças de coelhos em nossos guias completos.

Origem
  • América
  • Estados Unidos

Origem do coelho califórnia

Como seu nome sugere, o coelho califórnia é uma raça desenvolvida na Califórnia, nos Estados Unidos, durante a década de 20. Seu desenvolvimento é atribuído ao Sr. George West, que cruzou seletivamente coelhos do Himalaia com coelhos chinchilas americanos para obter uma nova raça que se destaca por seu pelo denso e, ao mesmo tempo, macio e delicado. Além disso, algumas teorias afirmam que a primeira prole obtida desses cruzamentos poderia ter sido cruzada com coelhos da Nova Zelândia para obter o aspecto que, atualmente, caracteriza o coelho califórnia.

Originalmente, a raça é desenvolvida e "promovida" pensando na exploração não só de sua pelagem, mas também de sua carne, cujo consumo era bastante popular no início do século 20. Mas a partir da segunda metade deste século, os coelhos califórnia também começam a ganhar popularidade como animais de companhia.

Características físicas do coelho califórnia

O traço mais característico dos coelhos califórnia é sua pelagem abundante formada por duas camadas de manto que, apesar de denso e grosso, deve ser macio e agradável ao toque. Com relação à cor da pelagem, a ARBA reconhece apenas as cores padrão que consistem na base branca com pigmentação preta em seu nariz, cauda, pés e orelhas. Entretanto, o British Rabbit Council (BRC) no Reino Unido também reconhece os coelhos califórnia com pigmentação marrom escuro, chocolate, lilás e azul, além da tradicional variedade padrão.

Estes lagomorfos também têm como destaque um corpo robusto com musculatura bem desenvolvida e geralmente pesam entre 3,5 e 4 kg na idade adulta. Suas orelhas são longas, medindo até 3 cm, com pontas arredondadas e geralmente eretas, como sinal de que o coelho está alerta ao seu redor. Além disso, tem olhos vermelhos que são de tamanho médio.

Uma curiosidade interessante sobre o metabolismo do coelho califórnia é que a pigmentação de sua pelagem pode reagir de diferentes maneiras de acordo com o clima do local onde moram. Quando vivem em cidades mais frias, estes coelhos tendem a apresentar partes mais escuras no seu corpo, enquanto que no manto daqueles califórnias que vivem em regiões mais temperadas ou quentes, claramente predomina a base branca com as clássicas áreas pigmentadas.

Personalidade do coelho califórnia

Tão famosa quanto a peculiar pigmentação de sua pelagem, é o caráter amigável e carinhoso que caracteriza o coelho califórnia, tornando-o uma das melhores raças de coelhos para famílias com crianças. Estes lagomorfos se destacam por serem muito curiosos, gostarem muito de estar soltos e explorarem livremente seu entorno. Mas devemos ter cuidado para que eles não se escondam em lugares perigosos, assim como proporcionar um ambiente seguro e devidamente delimitado para evitar que nosso coelho escape.

Apesar de sua grande curiosidade, os coelhos califórnia podem ser um pouco tímidos quando chegam em sua nova casa ou quando se encontram pela primeira vez com alguma pessoa ou um animal desconhecido. Felizmente, estes adoráveis roedores são geralmente muito fáceis de socializar, porque com a ajuda de reforços positivos e contando com um ambiente favorável eles se adaptam rapidamente ao seu ambiente e se mostram dispostos a interagir com sua nova família. Logicamente, como qualquer outro tipo de animal de companhia, os coelhos califórnia também precisam ter seus momentos de tranquilidade respeitados, especialmente na hora de descansar e se alimentar.

Além disso, o coelho califórnia tem uma grande inteligência e quando é bem estimulado, tende a ser muito disposto a aprender. Por esta razão, ao adotar um coelho, é importante comprometer-se com sua educação e estímulo mental, apresentando-o com diferentes ordens de obediência, truques, tarefas e atividades variadas.

Cuidados com um coelho califórnia

Um dos principais cuidados do coelho califórnia é a manutenção de seu delicado manto. O ideal é escová-la pelo menos três vezes por semana, sempre utilizando uma escova apropriada para evitar a quebra da fibra de seus pelos macios. Seu coelho precisará se acostumar a esta experiência completamente nova para ele e por esta razão você deve ser paciente e agir de maneira calma para tranquilizá-lo antes de começar a escová-lo. Não esqueça que os lagomorfos são muito sensíveis e estão sempre alerta e podem se assustar facilmente. A ideia é fazer com que seu coelho assimile as sessões de asseio como momentos de relaxamento, mimos e confiança mútua.

Como já mencionamos na seção anterior, será muito importante estimular a mente de seu coelho, tanto para educá-lo quanto para prevenir sintomas de estresse ou tédio. Para ensinar-lhe novas tarefas, atividades ou truques, aconselhamos utilizar o clicker, o mesmo aparelho que normalmente usamos para facilitar o treinamento de cães e gatos. Além disso, você pode usar pequenos pedaços de frutas e verduras boas para sua saúde como um reforço positivo, para recompensá-lo e encorajá-lo a continuar aprendendo.

Além de trabalhar em sua inteligência, os coelhos califórnia também precisam fazer atividade física para fortalecer seu corpo e gastar energia para manter um comportamento estável. O ideal é que eles saiam de suas gaiolas pelo menos 2 ou 3 vezes ao dia e tenham um espaço aberto e seguro onde possam correr, pular e explorar seus arredores. Vale recordar que o exercício físico também será indispensável no manejo de um peso saudável, evitando as complicações derivadas da obesidade nos coelhos.

Uma boa higiene também é um dos cuidados chave para os coelhos (até mesmo os califórnias), evitando que eles entrem em contato com microrganismos possivelmente patogênicos. O ideal é limpar diariamente os excrementos, o feno molhado e os resíduos de comida na sua gaiola. Os bebedouros e comedouros devem ser lavados pelo menos três vezes por semana, e toda a gaiola de seu lagomorfo deve ser higienizada pelo menos uma vez por semana.

Alimentação do coelho califórnia

Os coelhos califórnia precisarão de uma nutrição completa e equilibrada para desenvolver plenamente suas capacidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais. A alimentação do coelho deve suprir completamente as necessidades nutricionais específicas de cada etapa de sua vida, evitando as consequências negativas de possíveis deficiências nutricionais. O feno será o elemento mais importante da dieta dos coelhos adultos, graças ao seu alto teor de fibra que estimula o trânsito intestinal e facilita a digestão, prevenindo problemas gastrointestinais.

Seu coelho precisará ter feno fresco e de boa qualidade sempre disponível em seu recinto, mas você precisará controlá-lo regularmente para que não se molhe com água ou entre em contato com a urina. A umidade favorece a proliferação de bactérias, fungos e outros agentes patogênicos que podem comprometer a saúde de seu coelho. Você também pode oferecer-lhe legumes, frutas e hortaliças, sempre em quantidades apropriadas de acordo com seu tamanho, peso, idade e estilo de vida. Também é fundamental proporcionar uma ótima hidratação a seu coelho, deixando sempre água fresca e limpa em sua gaiola.

Finalmente, não se deve esquecer que os coelhos precisam desgastar os dentes, pois eles crescem constantemente ao longo de suas vidas. Nas lojas especializadas, você pode encontrar madeira orgânica e cachos de frutas que são apropriados para oferecer ao seu coelho. Mas certifique-se de que sejam de fontes naturais para que não contenham substâncias químicas que possam causar danos ao organismo do seu lagomorfo.

Saúde do coelho califórnia

O coelho califórnia, como todos os coelhos, é melhor adaptado aos climas temperados, geralmente sofrendo bastante com as altas temperaturas. Por esta razão, é fundamental controlar adequadamente a temperatura do ambiente de seu coelho durante os dias mais quentes, de modo a evitar que o calor excessivo e os raios solares provoquem uma insolação, queimaduras ou outros riscos ao seu bem estar. Além de deixar água fresca e limpa sempre à sua disposição, não se esqueça de colocar sua jaula em um quarto ou ambiente que seja fresco, tenha sombra e uma boa ventilação.

Entretanto, os coelhos também são sensíveis ao frio e a mudanças bruscas de temperatura. Ainda que tenha um manto denso que o ajuda a conservar o calor, seu coelho precisará de sua ajuda para se proteger das baixas temperaturas, evitando queimaduras, resfriados e até mesmo quadros de hipotermia. Por isso, lembre-se de fornecer ao seu coelho um abrigo devidamente aquecido durante o inverno e nunca o deixe ao ar livre.

Além de sofrer de adversidades climáticas, o coelho califórnia também pode desenvolver algumas doenças comuns nos coelhos, tais como a raiva, a turalemia, infecções de origem viral, bacteriana ou fúngica, problemas de pele como sarna ou a dermatofitose, entre outros. A fim de conservar sua boa saúde e aproveitar o dia-a-dia em sua casa, seu coelho precisará ter uma medicina preventiva adequada. Por esta razão, não se esqueça de levá-lo a um veterinário especializado a cada 6 meses para uma consulta preventiva e para manter sempre em dia suas vacinas e vermifugações.

Fotos de Coelho califórnia

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Coelho califórnia

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Coelho califórnia
1 de 4
Coelho califórnia

Voltar ao topo da página