Doenças bacterianas

Calos nas patas dos coelhos - Tratamento e prevenção

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 17 maio 2016
Calos nas patas dos coelhos - Tratamento e prevenção
Coelhos

Ver fichas de  Coelhos

Se tem um coelho em casa ou se está a pensar em adotar um, este artigo do PeritoAnimal será do seu interesse. Como donos responsáveis destes peludos de orelhas compridas deverá se informar ao máximo sobre as suas necessidades, problemas, doenças, entre outras coisas. De seguida, vamos falar sobre uma das doenças mais comuns nos coelhos, sobretudo os que passam muito tempo nas suas gaiolas e em condições que não são as adequadas.

Se alguma vez viu que as patas do seu coelho estão se descamando e têm algumas feridas, preste atenção ao que pode estar acontecendo, o que pode fazer para tratar e como pode evitá-o. Vamos explicar-lhe tudo sobre os calos nas patas dos coelhos, o tratamento e prevenção destes.

Também lhe pode interessar: Mormo equino - Sintomas e Prevenção

Índice

  1. O que são os calos nas patas dos coelhos?
  2. O que causa os calos nas patas dos coelhos?
  3. Como prevenir esta doença
  4. Como tratar os calos nos patas em um coelho?

O que são os calos nas patas dos coelhos?

Os calos nas patas dos coelhos são úlceras que ocorrem nas plantas das suas quatro patas mas, sobretudo, nas traseiras. Trata-se de uma infecção bacteriana chamada de pododermatite que ocorre nos calos que se abrem e sangram. Os exemplares que mais sofrem com esta infecção são os adultos das raças pesadas e da raça rex, por terem normalmente muito pouco pelo nas plantas das suas patas. Esta doença é quase impossível de parar nos casos avançados.

Os coelhos que sofrem desta infecção sofrem muito das úlceras, pois são feridas abertas que sangram e que nunca se chegam a fechar por si só. Além disso, vão perdendo peso pouco a pouco mas de forma constante e enfraquecem tanto que perdem, inclusive, a fertilidade devido a uma desordem fisiológica visto que o corpo não pode cobrir todo o esforço de manter todas as funções vitais. As bactérias que a causam são muito contagiosas entre os coelhos, pelo que se tivermos mais de um será fundamental separá-los e manter uma higiene segura.

Calos nas patas dos coelhos - Tratamento e prevenção - O que são os calos nas patas dos coelhos?

O que causa os calos nas patas dos coelhos?

A causa desta doença é principalmente o cuidado inadequado destes animais. Devido ao trauma que provoca um solo de gaiola inadequado, nas plantas dos pés dos coelhos acabam por ocorrer feridas que se contaminam com bactérias como a Staphylococcus aureus, dando lugar à pododermatite. Ocasionalmente pode chegar a estender-se até ao osso e provocar uma osteomielite e septicemia, a qual é bastante dolorosa para os coelhos que sofrem dela e por isso enfraquecem mais e deixam de se mexer. Ocorrer nos animais que passam demasiado tempo na sua gaiola.

Calos nas patas dos coelhos - Tratamento e prevenção - O que causa os calos nas patas dos coelhos?

Como prevenir esta doença

De seguida, vamos lhe explicar uma série de coisas a ter em conta para poder evitar a doença dos calos nas patas nos nossos coelhos:

  • Para prevenir os calos nas patas dos coelhos e tudo o que isso implica, devemos nos certificar principalmente que o animal conta com o espaço adequado ao seu tamanho e no qual se pode mexer tranquilamente.
  • Devemos evitar qualquer solo que machuque as patas do coelho como por exemplo as barras de metal e cimento.
  • A higiene da casa e do animal é algo imprescindível para manter uma boa saúde do nosso coelho. Deve evitar a umidade e a acumulação de sujeira no solo da gaiola. Pelo que é aconselhável que umas duas vezes por mês desinfete a gaiola com uma solução iodada ou algum produto idêntico.
  • Temos que tentar que o nosso amigo não tenha sobrepeso nem obesidade, uma vez que isto aumenta consideravelmente o risco de contrair esta doença.
  • No geral, na gaiola de qualquer coelho, é recomendável ter um descanso para patas, mas sobretudo nas gaiolas que habitem raças pesadas e rex, por serem mais propensos a sofrer desta doença. Este descanso para patas deve ser de um material que não possa ser quebrado nem que eles o possam comer como o policarbonato.
  • O ideal é que, além disso, tenham uma base ou cama de palha que se mude três vezes por semana, uma vez que é um material muito mais suave e maleável que se adapta perfeitamente às necessidades dos coelhos.
  • Sempre que pegar no seu coelho para sair da gaiola para correr, brincar com ele ou dar-lhe banho deve conferir as zonas do corpo nas quais é fácil desenvolver problemas e doenças, por isso certifique-se de ver as plantas das patas para se aperceber a tempo de qualquer ferida, detetar a doença dos calos nas patas e poder curar e salvar o nosso companheiro a tempo.
  • Devemos deixar que saiam da gaiola e exercitem as patas brincando, saltando e explorando o ambiente, em médias duas horas por dia. Assim, conseguimos evitar a pododermatite.
  • Temos que respeitar as consultas periódicas no veterinário e seguir o calendário de vacinação do nosso coelho.
Calos nas patas dos coelhos - Tratamento e prevenção - Como prevenir esta doença

Como tratar os calos nos patas em um coelho?

Para tratar esta doença eficazmente e salvar o nosso companheiro, deve detetar o problema nas suas fases iniciais e não quando já estiver demasiado avançado. Além disso, devemos seguir estes passos para tratar os calos nas patas:

  1. A primeira coisa a fazer será separar o coelho afetado dos restantes que tenhamos, uma vez que poderiam se contagiar facilmente com as bactérias.
  2. Desinfetar a gaiola e o seu ambiente.
  3. Devemos mudar o nosso coelho para uma gaiola ou zona com um solo mais suave para as suas patas, o qual devemos limpar com frequência.
  4. É muito importante certificarmo-nos de que tem sempre um fácil e cômodo acesso à água e à comida, pois assim estaremos a facilitar a sua recuperação.
  5. O mais seguro é que no início o veterinário administre algum antibiótico em injeções ou oral para realizar um tratamento de choque contra a doença.
  6. Além disso, de certeza que nos irá receitar anti-inflamatórios para desinflamar as patas do animal e aliviar a sua dor e, por sua vez, melhorar o seu estado geral.
  7. Devemos limpar as feridas com antissépticos receitados também pelo veterinário.
  8. Devemos tratar as feridas com pomadas antibióticas e cicatrizantes que sejam receitadas pelo nosso veterinário.
  9. Devemos manter tanto o animal como o seu ambiente o mais limpo possível
  10. Perante o mínimo sinal de piora devemos voltar ao veterinário.
Calos nas patas dos coelhos - Tratamento e prevenção - Como tratar os calos nos patas em um coelho?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Calos nas patas dos coelhos - Tratamento e prevenção, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças bacterianas.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Isabela Almeida
NENHUM COELHO DEVE FICAR EM GAIOLAS. ISSO É A MAIOR MALDADE DO UNIVERSO. NO MÍNIMO UM CERCADO BEEEEM ESPAÇO. O meu tem um quartinho só dele. Se não puder dar tudo de melhor pra um coelho, não tenha um. É egoísmo demais.
Outro ponto extremamente errado no texto:
Não se dá banho em coelhos. Eles se limpam sozinhos se lambendo como os gatos. Molhar um coelho pode acarretar em morte. É inclusive uma das principais causas de morte dos coelhos. Ele pode morrer de hipotermia ou de estresse, podendo ficar até paralisado (o que muitas vezes é confundido com relaxamento, ele pode estar em um nível tão elevado de estresse que não consegue se mover). Muitas pessoas chegam desesperadas no consultório pensando que o coelho desmaiou durante o banho,
quando na verdade infelizmente ele já chega morto ou quase morto.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Isabela. Você está certa. O banho só é recomendado em casos urgentes, como em que um coelho está coberto de lama, por exemplo. E, ainda assim, há uma série de dicas para este momento, para evitar problemas graves como o que falou.
Liliana
Ola boa noite, o meu Coelho é anao e hoje reparei que as Patas traseiras nao tinham pelo e estava muito vermelho, quero saber se é urgente leva lo ao veterinario ?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Liliana! É importante levar o quanto antes sim, principalmente para prevenir que a situação piore e para confirmar que não é algo contagioso. Existem diferentes possibilidades, fungos, ácaros (sarna), dermatite, etc.
A sua avaliação:
Cassiana Domingos
surgiu um calo na patinha da minha coelhinha ,esta um pouco inchada e com pouco pelo ,porem ela esta normal,pulando ,correndo,brincando, devo procurar o veterinário urgente?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Cassiana! Embora não me pareça uma situação urgente, deve sim ser vista por um veterinário porque não é normal e deve ser diagnosticado e tratado antes que piore. Pode ser um pequeno abcesso ou mesmo um tumor.
Thaissa Guimarães Assem
Tenho uma dúvida,meu Coelho está com calo nas patas em estado grave descobrimos por essse site que estava doente,pois ele tinha um corpo normal e ele começou emagrecer muito rápido e ele come e continua comendo muito bem e ele está com esses calos e estou preocupada pois agora ele perdeu movimento de uma patinha traseira,já forrei a casinha dele com palha e tudo pra não machucar ele mas ele ta cada dia ficando pior me indique me encaminhe o que eu devo fazer desde já agradeço
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Thaissa! Você deve visitar um médico veterinário de animais exóticos para que possam iniciar o tratamento para a pododermatite e verificarem se não existe nenhum outro problema.
Jessika
Poxa eu tenho um coelho lindo que amo de paixão
Ele tá com uma caspa nas costas mas não é em toda costa em dois lugares .
Quando tiramos essa caspa o pelo dele sai junto , tem uma parte que ele já tá sem pêlo
Gosto muito desse site já me ajudou muito cm Ele, até mesmo cm a alimentação, hj em dia nao sou só ração.
Por favor peço que me ajude
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jessika! Você deve consultar um médico veterinário pois seguramente é necessário fazer um raspado de pele e análise ao microscópio para poder diagnosticar. Ele pode ter sarna, fungos ou qualquer outro problema dermatológico e é necessário diagnosticar para fazer o tratamento.
Mariana
Boa tarde, meu coelho está com sobrepeso, já está fazendo dieta, e está com feridas nas patas traseiras, elas estão cicatrizadas, no entanto parece estar sempre descamando (uma pelinha branca ressecada), estou passando furanil em spray diariamente, tem alguma outra pomada que eu possa passar para a ferida não voltar a abrir? Obrigada.
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Mariana! Desde já agradeço o seu comentário e visita no nosso site. Infelizmente não a consigo ajudar muito mais, pois essas pomadas devem ser receitadas pelo veterinário, lembre-se que é muito importante o seu pet ser primeiro examinado pelo veterinário e só depois aplicar qualquer tipo de medicação indicada por ele. Mais uma vez obrigada e as melhoras do seu coelhinho :)
1 de 5
Calos nas patas dos coelhos - Tratamento e prevenção